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As Ondas: a expressão máxima do gênio de Virginia Woolf

As Ondas: a expressão máxima do gênio de Virginia Woolf

“As Ondas”, de Virgínia Woolf, é uma experiência literária singular, desafiando as convenções da prosa tradicional e oferecendo uma meditação poética sobre o tempo, a memória e a morte. Através de monólogos interiores, Woolf constrói um mosaico coletivo da consciência humana, onde cada personagem reflete as complexidades e contradições da vida. Longe de uma simples narrativa, o romance se apresenta como uma sinfonia de vozes que se entrelaçam, explorando as marés emocionais e psicológicas da condição humana.

Sobre chatos e chatices

Sobre chatos e chatices

Estive com um chato no último fim de semana. Não sei explicar exatamente por que o cara era chato, mas ele era. Ninguém soube me dizer por que o cara era chato, mas que era chato, era! Chato é assim, é inexplicável, não dá pra dizer o que faz um cara chato. Às vezes o cara é inteligente, gente boa, do bem, mas é chato. Fiquei pensando sobre isso e acabei fazendo uma pequena classificação.

Nada é mais grotesco do que a indiferença

Nada é mais grotesco do que a indiferença

Rabada, o novo livro de contos de Alessandro Araujo, chega como uma obra visceral, que expõe as feridas da vida urbana nas esquinas do centro de São Paulo. Em 18 contos curtos, o autor constrói um retrato fragmentado da realidade, onde violência e ternura se entrelaçam, revelando a luta pela sobrevivência e a busca por dignidade. Araujo, em sua terceira publicação, desenvolve uma linguagem ágil e cortante, desafiando o leitor a preencher os vazios da narrativa. A crítica social e o grotesco se fundem em histórias que provocam desconforto e reflexão.

Coisas de mulher

Coisas de mulher

No último sábado, almocei em casa e fui fazer a sesta em frente à TV, como habitualmente procedo nos dias em que estou de folga. Sintonizei um canal líder de audiência e me deparei com a transmissão, ao vivo, de uma partida de futebol entre mulheres. Eram duas e trinta da tarde. Um calor de tirar pica-pau do oco. Os termômetros marcavam quase quarenta graus.

O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar: como Mondrian e Mallarmé, entre dados e quadrados na reinvenção da leitura

O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar: como Mondrian e Mallarmé, entre dados e quadrados na reinvenção da leitura

Julio Cortázar, é um marco na literatura mundial, desafiando as convenções narrativas tradicionais com sua estrutura fragmentada e múltiplas possibilidades de leitura. Ao permitir que o leitor escolha diferentes sequências de capítulos, a obra se torna uma metáfora da própria existência humana, marcada pela incerteza e pela busca incessante por sentido. O protagonista, Horacio Oliveira, reflete essa inquietação ao oscilar entre o racional e o instintivo, o caos e a ordem, em uma jornada filosófica profunda. Cortázar utiliza o romance como um jogo, em que cada salto entre capítulos reflete uma tentativa de compreender a vida moderna. Assim, o leitor não apenas acompanha a trama, mas participa ativamente na construção de seus significados.