Autor: Enio Vieira

A sensação de 2024: a série mais comentada e assistida do ano está no Disney Plus Divulgação / Disney Plus

A sensação de 2024: a série mais comentada e assistida do ano está no Disney Plus

The Bear capta o espírito inquieto da sociedade norte-americana em crise, ambientada na Chicago que guarda um passado de glórias. Já não é mais a cidade que cresceu com a fumaça das fábricas de processamento de carne. Hoje, é o grande centro global que define os preços de alimentos, com sua temida bolsa de valores. Mas Chicago é esse fantasma da finança global que gera uma crise atrás da outra.

Jorge Luis Borges e Walter Benjamin na era do ChatGPT

Jorge Luis Borges e Walter Benjamin na era do ChatGPT

A inteligência artificial (IA) coloca hoje questões profundas sobre autoria, originalidade e verdade nas artes e na vida cotidiana. Essas são discussões que Jorge Luis Borges e Walter Benjamin exploraram muito antes dos outros, ao refletir sobre a reprodutibilidade técnica e a perda da aura das obras artísticas. Interessante é que suas ideias ajudam a entender o impacto de um ChatGPT na cultura em geral. Nada ou muito pouco será como antes.

A gente ia fazer um país nos anos 1980

A gente ia fazer um país nos anos 1980

No mês de outubro, o poeta e filósofo Antonio Cicero tomou a decisão de ter uma morte assistida, optando por não enfrentar a deterioração de sua memória causada pelo Alzheimer. A escolha chocou muitos, mas, para outros, foi um gesto de coerência com sua trajetória de vida, marcada pela defesa da razão. Coincidentemente, semanas antes, uma de suas letras mais famosas batizava uma exposição retrospectiva dos anos 1980. Em seu depoimento no livro “A Poesia e a Crítica”, Cicero descreve o processo que o moldou como escritor, reafirmando sua consciência sobre os fios que teciam sua vida.

Paris, Texas, de Wim Wenders, e a crise da arte de contar histórias Divulgação / Argos Films

Paris, Texas, de Wim Wenders, e a crise da arte de contar histórias

Um homem solitário caminha pelo deserto, envolto em mistérios e silêncio. Seu retorno à civilização marca o início de uma jornada de redescoberta familiar e pessoal. Com um cenário árido que contrasta com as memórias vibrantes de seu passado, a narrativa constrói uma reflexão profunda sobre o que significa pertencer a um lugar ou a uma pessoa. O vazio emocional dos personagens é transmitido por um cenário que tanto os abriga quanto os distancia. À medida que o protagonista avança, o espectador mergulha em uma obra que transcende o tempo e o espaço, mesclando drama, silêncio e uma trilha sonora minimalista que amplifica o sentimento de perda e saudade.

Para Fredric Jameson, foi mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo Foto / The New York Times

Para Fredric Jameson, foi mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo

Numa época que valoriza a flexibilidade das ideias, Jameson marcou sua trajetória pela consistência das ideias. Sim, ele foi um dos maiores pensadores do marxismo (o grande monstro de hoje) e jamais abandonou sua linha de pensamento. Teve capacidade de juntar coisas impensáveis, pois lá estava ele com os mesmos métodos que se caracterizaram por uma abertura sem igual a quem pensa diferente.