Autor: Adalto Alves

Tove Ditlevsen: uma dinamarquesa com problemas tipicamente brasileiros Foto / Jarner Palle / Ritzau

Tove Ditlevsen: uma dinamarquesa com problemas tipicamente brasileiros

A síndrome de vira-lata do brasileiro muitas vezes o impede de admitir que existe uma camada de pobreza nos países abastados. Ou ele imagina que a pobreza de lá é muito mais bonita do que a pobreza daqui. Como se a nossa miséria só não fosse mais miserável do que a miséria africana, onde não existe riqueza ou de onde a riqueza foi levada para o endereço dos exploradores.

Milton + esperanza: amizade que transcende gerações

Milton + esperanza: amizade que transcende gerações

Milton Nascimento se despede das turnês, mas sua voz icônica permanece viva em “Milton + esperanza”, um álbum que une sua experiência e sensibilidade à efervescente criatividade de Esperanza Spalding. Essa colaboração transcende gerações e culturas, criando uma ponte entre o passado e o presente. Juntos, eles tecem um mosaico musical onde cada faixa é uma peça que, somada, resulta em uma obra de arte rica e profunda, capaz de encantar os ouvintes mais exigentes.

A vida até parece uma festa em Dorothy Parker

A vida até parece uma festa em Dorothy Parker

A espirituosidade de Dorothy Parker reside, muitas vezes, na observação da decadência com um toque de gentileza que evite, para todos os efeitos, a degradação em seu estado bruto. E, no entanto, suas histórias curtas, com poucos participantes, em cenários opacos, são como esquetes ligeiros que seriam absorvidos por encenações no rádio ou na TV. Ela teria sido uma excelente roteirista de sitcom, não tivesse enveredados pelos roteiros de Hollywood.

Eva descobre que ser mãe é padecer

Eva descobre que ser mãe é padecer

O que “Ligações Perigosas”, de Chordelos de Laclos, tem a ver com “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, de Lionel Shriver? São romances epistolares, que se desenrolam por meio de cartas, adaptados para o cinema. Stephen Frears e Milos Forman trouxeram Laclos para os tempos modernos. O filme de Lynne Ramsay ganhou mais notoriedade do que o livro de Shriver. A ponto de se tornar a primeira referência do título.

Os romances espelhados de Natalia Ginzburg

Os romances espelhados de Natalia Ginzburg

A cronologia não há de ser um problema incontornável, mas a leitura de “Todos os Nossos Ontens” calhou de ser anterior ao “Léxico Familiar”, representantes da escrita colorida da italiana Natalia Ginzburg. Pela ordem dos fatores, “Léxico Familiar” deveria ter tido a primazia do primeiro encontro. Lançado em 1958, ele antecede “Todos os Nossos Ontens” em exata meia década. Não se trata de uma linha evolutiva imprescindível para o sabor da descoberta. O sentido da viagem não altera a efusão do movimento.