12 melhores romances da Netflix para assistir no Dia dos Namorados
Filmes de romance nem sempre são sinônimo de histórias rasas e finais previsíveis. Na Netflix é possível encontrar opções surpreendentes, que podem deixar o Dia dos Namorados mais inspirador. Pensando nisso, a Bula selecionou os melhores romances do serviço de streaming. Embora ideais para uma “sessão pipoca” a dois, os títulos são indispensáveis para qualquer aficionado por cinema, mesmo que solteiro.
A seleção reúne grandes clássicos do cinema como “Ata-me” (1989), dirigido por Almodóvar; “Bonequinha de Luxo” (1961), de Blake Edwards; e “Irene, a Teimosa” (1936), de Gregory La Cava. No entanto, também inclui produções contemporâneas de sucesso, como “Ela” (2013), de Spike Jonze; “Meia Noite em Paris” (2011), de Woody Allen; e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), do diretor Jean-Pierre Jeunet. Os filmes sugeridos, foram organizados em ordem alfabética.
O aclamado romance se desenvolve a partir de um conto de fadas que um avô lê para o seu neto. A narrativa é centrada em uma princesa, que é apaixonada por um jovem camponês. As coisas começam a se complicar quando uma conspiração é armada para que a mulher pense que seu amado morreu, e se case com um homem da nobreza. Porém, no dia do casamento a princesa é sequestrada e descobre que entre os sequestradores está seu antigo amor.
O romance dramático narra a mudança de Stingo, um jovem escritor sulista, para um quarto de aluguel no subúrbio de Nova York. No local ele conhece Sofia Zawistowska, uma polonesa que foi prisioneira em um campo de concentração, e seu namorado Nathan Landau, um judeu instável. Os três se tornam amigos, até que os fantasmas do passado de Sofia começam a assombrá-los.
O filme narra os dilemas de Cal Weaver, um homem de meia idade que possui uma vida perfeita, com um bom emprego e uma família feliz. No entanto, ele descobre que a esposa o trai, e se divorcia. De volta ao mundo dos solteiros, o recém-separado encontra dificuldades em se habituar à nova rotina. Observando a gravidade da situação, o seu amigo Jacob Palmer resolve intervir e dá algumas dicas sobre como Cal pode se aproximar das mulheres.
O romance dramático é centrado em Ricky, interno de um hospital psiquiátrico. O homem sai da unidade de tratamento em busca de Marina, uma estrela de filmes pornôs e ex-viciada em heroína, com quem ele passou uma noite anos antes. Ricky invade o apartamento de Marina e decide deixá-la amarrada na cama até que ela aprenda a amá-lo. Porém, vários fatos fazem a situação tomar direcionamentos inesperados.
“Bonequinha de Luxo” conta as aventuras de Holly Golightly, uma garota de programa que sonha com um marido milionário. Durante a sua saga em busca da ascensão social, ela toma todos os seus cafés da manhã na joalheria Tiffany’s. O cotidiano da jovem começa a sair do controle quando ela ganha um novo vizinho, Paul Varjak, um jovem escritor bancado pela amante. Os dois se envolvem, porém Holly hesita em contrariar os seus objetivos para entregar-se ao amor.
O filme é centrado em Lloyd Dobler, um jovem que está terminando o ensino médio e é apaixonado pela garota mais popular da escola, Diane Court. Ele descobre que Diane se mudará para outro país depois de concluir os estudos, e decide fazer de tudo para conquista-la no último verão que lhes restam antes da viagem. No entanto, antes de iniciar a busca pela coração da garota, Lloyd precisa driblar o pai protetor de Diane.
O romance autobiográfico narra o relacionamento amoroso entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Bishop decide se mudar para o Rio de Janeiro em busca de inspiração. Na cidade tropical, ela passa uns dias na casa de uma amiga de faculdade, que vive com a arquiteta. À primeira vista, a poeta e Lota não se dão bem, mas uma história de amor surge rapidamente entre as duas.
Outro romance autobiográfico, o filme conta a história da atriz americana Funny Brice. Após ser rechaçada repetidas vezes em busca da fama, a jovem faz sucesso em um show de TV e é contratada pelo conhecido produtor Florenz Ziegfeld. Com a carreira em disparada, ela conhece Nicky Arnstein, um jogador compulsivo. Os dois se casam, mas o que parecia o romance perfeito começa a desandar.
O romance dramático, mesclado com ficção científica, é centrado em Theodore, um escritor solitário. O homem leva uma vida comum, até que decide comprar um novo sistema operacional para seu computador, chamado Samantha, pelo qual ele se apaixona. O filme foi aclamado pela crítica por abordar de forma alegórica a relação contemporânea incomum entre homem e a tecnologia.
A clássica comédia romântica narra o relacionamento amoroso entre uma socialite americana e um mendigo chamado Godfrey. O homem é encontrado vivendo debaixo da ponte e recebe a proposta de trabalhar como mordomo na mansão de Irene. Aos poucos ele vai ganhando a confiança de todos ao redor. Especialmente da mulher, com quem acaba se envolvendo sentimentalmente.
O roteirista hollywoodiano Gil viaja para Paris com a sua noiva Inez, e os pais dela, John e Helen. A desaprovação aparente do sogro faz com que o homem retome o seu desejo de ser um escritor famoso. Quando sai sozinho pela noite parisiense, ele conhece um grupo de estranhos, que mais tarde descobre se tratar de grandes escritores. Os novos amigos levam Gil para uma viagem além do tempo, e cada vez mais ele fica insatisfeito com o presente.
Amélie se muda para um bairro parisiense e começa a trabalhar como garçonete. Por acaso, ela descobre um pequeno esconderijo em seu novo lar com uma caixa antiga, repleta de pertences de alguma criança. A jovem encontra o dono dos objetos, que já é um senhor de idade. Ao vê-lo emocionado quando reencontra os brinquedos antigos, Amélie decide ajudar outras pessoas ao seu redor. Apesar das pequenas realizações, a falta de um grande amor faz com que ela se sinta incompleta.