A Sociedade Nacional de Críticos de Cinema, dos Estados Unidos, selecionou os 100 filmes essenciais da história do cinema. A seleção foi realizada levando-se em conta não apenas padrões estéticos e técnicos, mas outras questões intrínsecas. De acordo com os críticos, foram avaliados o papel que o filme ocupa no desenvolvimento da arte cinematográfica e o impacto na cultura e na sociedade. Características que, de acordo com eles, tornam as produções essenciais.
A lista reúne grandes clássicos de variados gêneros, como comédia, suspense, drama, terror e ficção científica. Alguns títulos e suas continuidades foram avaliados em conjunto e ocupam a mesma posição, como é o caso de “O Poderoso Chefão” (1972) e “O Poderoso Chefão Parte II” (1975), com direção de Francis Ford Coppola. Por isso, na prática, a seleção supera 100 produções cinematográficas. Os filmes foram listados em ordem alfabética, de acordo com o título em inglês, sem critério de classificação.
1 — 2001 — Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)
2 — Rua 42 (Lloyd Bacon, 1933)
3 — Os Incompreendidos (François Truffaut, 1959)
4 — A Malvada (Joseph L. Mankiewicz, 1950)
5 — Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Woody Allen, 1977)
6 — Cinzas e Diamantes (Andrzej Wajda, 1958)
7 — O Atalante (Jean Vigo, 1934)
8 — O Guarda (Edward F. Cline, 1940)
9 — O Encouraçado Potemkin (Jacob Bliokh, 1925)
10 — O Nascimento de uma Nação (D.W.Griffith, 1915)
11 — Blow-Up — Depois Daquele Beijo (Michelangelo Antonioni, 1966)
12 — Bonnie e Clyde — Uma Rajada de Balas (Arthur Penn, 1967)
13 — Acossado (Jean-Luc Godard, 1960)
14 — Levada da Breca (Howard Hawks, 1938)
15 — Casablanca (Michael Curtiz , 1942)
16 — The Chant of Jimmie Blacksmith (Fred Schepisi, 1978)
17 — O Boulevard do Crime (Marcel Carné, 1945)
18 — Chinatown (Roman Polanski, 1974)
19 — Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)
20 — Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977)
21 — Trens Estreitamente Vigiados (Jiří Menzel, 1966)
22 — Close-up (Abbas Kiarostami, 1990)
23 — A Vida é uma Dança (Dorothy Arzner, Roy Del Ruth, 1940)
24 — Dekalog (Krzysztof Kieślowski, 1989)
25 — Diário de um Pároco de Aldeia (Robert Bresson, 1951)
26 — Quando os Jovens se Tornam Adultos (Barry Levinson, 1982)
27 — Faça a Coisa Certa (Spike Lee, 1989)
28 — A Doce Vida (Federico Fellini, 1959)
29 — Pacto de Sangue (Billy Wilder, 1944)
30 — Diabo a Quatro (Leo McCarey, 1933)
31— Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)
32 — Operação Dragão (Robert Clouse, 1973)
33 — O Anfitrião (Tony Richardson, 1960)
34 — O Exorcista (William Friedkin, 1973)
35 — Faces (John Cassavetes, 1968)
36 — Fargo (Ethan Coen, Joel Coen, 1996)
37 — Frankenstein (James Whale, 1931) e A Noiva de Frankenstein (James Whale, 1935)
38 — A General (Buster Keaton, Clyde Bruckman, 1927)
39 — O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972) O Poderoso Chefão Parte II (Francis Ford Coppola, 1975)
40 — E o Vento Levou (Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood, 1939)
41 — O Evangelho Segundo São Mateus (Pier Paolo Pasolini, 1964)
42 — A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols, 1967)
43 — Ouro e Maldição (Erich von Stroheim, 1924)
44 — Felizes Juntos (Wong Kar-Wai, 1997)
45 — Matar ou Morrer (Fred Zinnemann, 1952)
46 — Vampiros de Almas (Don Siegel, 1956)
47 — Prisioneiro do Rock and Roll (Richard Thorpe, 1957)
48 — Ju Dou (Zhang Yimou, Yang Fengliang, 1990), Lanternas Vermelhas (Zhang Yimou, 1991) e Red Sorghum (Zhang Yimou, 1987)
49 — O Matador de Ovelhas (Charles Burnett, 1978)
50 — Los Angeles — Cidade Proibida (Curtis Hanson, 1997)
51 — Paisagem na Neblina (Theo Angelopoulos, 1988)
52 — Lawrence da Arábia (David Lean, 1962)
53 — M — O Vampiro de Düsseldorf (Fritz Lang, 1931)
54 — Relíquia Macabra (John Huston, 1941)
55 — Um Homem com uma Câmera (Dziga Vertov, 1929)
56 — O Casamento de Maria Braun (Rainer Werner Fassbinder, 1979)
57 — Metrópolis (Fritz Lang, 1927)
58 — Tempos Modernos (Charlie Chaplin, 1936)
59 — A Mulher Faz o Homem (Frank Capra, 1939)
60 — Nashville (Robert Altman, 1975)
61 — Mensageiro do Diabo (Charles Laughton, Robert Mitchum, Terry Sanders, 1955)
62 — A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero, 1968)
63 — Nosferatu (Friedrich Wilhelm Murnau, 1922)
64 — Os Esquecidos (Luis Buñuel, 1950)
65 — Sindicato de Ladrões (Elia Kazan, 1954)
66 — Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini, 1945)
67 — Mulher de Verdade (Preston Sturges, 1942)
68 — A Caixa de Pandora (Georg Wilhelm Pabst, 1929)
69 — A Paixão de Joana d’Arc (Carl Theodor Dreyer, 1928)
70 — Pather Panchali (Satyajit Ray, 1955), Aparajito (Satyajit Ray, 1956) e O Mundo de Apu (Satyajit Ray, 1959)
71 — O Piano (Jane Campion, 1993)
72 — Psicose (Alfred Hitchcock, 1960)
73 — Inimigo Público (William A.Wellman, 1931)
74 — Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)
75 — Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980)
76 — Rashomon (Akira Kurosawa, 1950)
77 — Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955)
78 — A Regra do Jogo (Jean Renoir, 1939)
79 — A Lista de Schindler (Steven Spielberg, 1993)
80 — Rastros de Ódio (John Ford, 1956)
81 — Os Sete Samurais (Akira Kurosawa, 1954)
82 — O Sétimo Selo (Ingmar Bergman, 1957)
83 — Cantando na Chuva (Stanley Donen, Gene Kelly, 1952)
84 — Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977)
85 — A Estrada da Vida (Federico Fellini, 1954) e Noites de Cabíria (Federico Fellini, 1957)
86 — Aurora (Friedrich Wilhelm Murnau, 1927)
87 — Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)
88 — O Ladrão de Bagdá (Raoul Walsh, 1924)
89 — Era uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu, 1953)
90 — O Picolino (Mark Sandrich, 1935)
91 — A Marca da Maldade (Orson Welles, 1958)
92 — Ladrão de Alcova (Ernst Lubitsch, 1932)
93 — Contos da Lua Vaga (Kenji Mizoguchi, 1953)
94 — Os Imperdoáveis (Clint Eastwood, 1992)
95 — Os Vampiros (Louis Feuillade, 1915)
96 — Um Corpo que Cai (Alfred Hitchcock, 1958)
97 — Meu Ódio Será tua Herança (Sam Peckinpah, 1969)
98 — Winchester ’73 (Anthony Mann, 1950)
99 — O Mágico de Oz (Victor Fleming, George Cukor, 1939)
100 — Palavras ao Vento (Douglas Sirk, 1956)