Já no início do século 19, filósofos como Hegel chamavam a atenção para a importância de fruir a obra de arte. Isto é, apreciar em profundidade a obra, imergindo em seu universo e tentando extrair significados. De acordo com o pensador alemão, a fruição é um ato essencial ao espírito humano, que é afetado pela forma com que se satisfaz o “prazer estético”. O grande problema é que muitas vezes esse prazer não pode ser saciado com facilidade, já que museus e salas de exposições não costumam estar ao alcance todo o tempo.
Felizmente, há algumas saídas paliativas para esse grande dilema dos amantes de arte. Embora as obras nem sempre estejam próximas fisicamente, a internet permite que elas sejam apreciadas ao menos em formato digital. Conforme a Bula mostrou em postagens anteriores, alguns museus como o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o Rijksmuseum, em Amsterdã, disponibilizaram o acervo completo em formato digital. Para além da digitalização de acervos, existem algumas facilidades ainda maiores, como é o caso de extensões de arte para navegadores, que deixam os usuários em contato com novas obras sempre que iniciam uma navegação na internet, ou até substituem anúncios das redes sociais por elas.
A extensão para o Chrome substitui os irritantes anúncios do Facebook por obras de arte. Assim, em vez de o usuário se deparar com a publicidade na qual geralmente não tem o menor interesse, ele pode aproveitar reproduções de trabalhos de artistas de todo o mundo. A cada semana as obras exibidas são de um artista ou um estilo diferente, variando do clássico ao contemporâneo. Dessa maneira, o internauta tem sempre novas experiências de navegação, constantemente em contato com uma grande variedade de trabalhos artísticos.
Clique no link para ativar a extensão: FeedArt
Outra extensão que também oferece ao usuário a possibilidade de contato com diversas obras é a “Google Art Project”. Com ela, quando uma nova aba do navegador é aberta a página em branco usual se transforma em tela para quadros aclamados, de diversos estilos e escolas. Não importa quantas abas sejam abertas em um único dia, cada uma sempre mostrará uma obra de arte diferente. A extensão também foi desenvolvida para o Chrome, pelo Google Cultural Institute. Os trabalhos expostos pertencem a grandes museus e galerias de arte de todo o mundo.
Clique no link para ativar a extensão: Google Art Project
Além de agradar os amantes de arte, a divertida extensão — que em tradução livre para o português se chama “Encontre o Miau” — também reúne os usuários que possuem outra paixão: gatos. Parece improvável, mas a mistura não apenas é possível como faz parte da coleção virtual do Metropolitan Museum of Art. A cada nova guia do navegador, o internauta é surpreendido com uma obra de arte do acervo do museu, que representa ou tem como temática o felino. Disponível apenas em inglês, a extensão é um sucesso com milhares de usuários em todo o mundo.
Clique no link para ativar a extensão: Met Meow
Com o “Art Up Your Tab” as abas de navegação exibem diferentes obras de arte selecionadas da Europeana, uma biblioteca virtual desenvolvida por países da União Europeia — que conta com mais de 30 milhões de imagens, entre fotografias, pinturas digitalizadas e outros registros. O diferencial da extensão é que além de observar as obras, o usuário também pode baixar as imagens para reutilizá-las.
Clique no link para ativar a extensão: Art Up Your Tab