Roteiro de filme com Sidney Sweeney que é uma transcrição oficial de um interrogatório do FBI está na Netflix Divulgação / Max

Roteiro de filme com Sidney Sweeney que é uma transcrição oficial de um interrogatório do FBI está na Netflix

Muitos conhecem as histórias de Julian Assange e Edward Snowden, ambos considerados inimigos dos Estados Unidos por seus vazamentos de informações confidenciais envolvendo a Segurança Nacional Americana. Os assuntos políticos complexos e delicados causaram desconforto internacional e os tornaram procurados pelo crime de espionagem. 

Poucos conhecem a história de Reality Winner, ex-combatente das Forças Aéreas dos Estados Unidos, que, após deixar o exército, se tornou analista da Inteligência da NSA, a Agência Nacional de Segurança do país. Em 2017, Reality foi interrogada e presa pelo Federal Bureau Investigation, o famigerado FBI, por ter vazado informações sigilosas relacionadas a supostas fraudes em urnas durante as eleições americanas.

Interpretada pela talentosa Sidney Sweeney no filme intitulado “Reality”, a ex-analista de inteligência foi detida aos 25 anos depois de enviar anonimamente ao jornal The Intercept um relatório do governo americano que apontava uma tentativa de hackers russos de interferir nas eleições presidenciais de 2016.

Dirigido e adaptado para as telas por Tina Satter, o roteiro do longa-metragem é basicamente a transcrição do interrogatório do FBI com Reality, em junho de 2017, dia em que ela foi abordada pelos agentes em sua casa, na Geórgia.

Reality foi julgada de acordo com a Lei da Espionagem e recebeu a maior sentença de alguém que já foi acusado pelo mesmo crime na história. Sua condenação se tornou tema de discussão no direito e no jornalismo sobre o tratamento dado a denunciantes de crimes praticados pelo próprio governo, além de questionar questões como censura e transparência. Muitos acreditam que sua sentença tenha sido uma forma de torná-la um exemplo para outros que desejam vazar informações.

O filme de Satter foi gravado cronologicamente ao longo de 16 dias e é ipsis litteris em relação à transcrição, ou seja, filmado em teatro verbatim, onde cada diálogo foi literalmente falado durante os acontecimentos que são ficcionalmente retratados. Os agentes, ora retratados como desastrados, ora intimidadoramente, são interpretados com as exatas falas de sua abordagem, mostrando como o trabalho do FBI nem sempre é tão organizado e formal.

Filme: Reality
Diretor: Tina Satter
Ano: 2023
Gênero: Comédia/Drama
Avaliação: 8/10 1 1
★★★★★★★★★★
Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.