Nem sempre escolher que filme assistir é uma tarefa fácil. Mesmo com diversas listas de recomendações na internet, ou a possibilidade de verificar a avaliação que cada filme possui nos serviços de streaming, muitas vezes o espectador tem a sensação de ter perdido um valioso tempo de sua vida quando vê os créditos começando a subir na tela.
A situação seria diferente se fosse possível receber recomendações de diretores de cinema renomados nos momentos de dúvida. Pensando nisso, a revista “Esquire” reuniu os melhores filmes de todos os tempos, de acordo com Stanley Kubrick, Woody Allen, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Edgar Wright, Guillermo del Toro, Christopher Nolan, Martin Scorsese e Steve McQueen.
Os diretores indicaram grandes clássicos da história do cinema, alguns bastante conhecidos como “Oito e Meio” (Fellini, 1963), indicado por Guilherme del Toro, Martin Scorsese e Wood Allen; “Touro Indomável” (Scorsese, 1980), sugerido por Francis Ford Coppola; “Tubarão” (Spielberg, 1975), que está na lista de Tarantino; e “Um Corpo que Cai” (Hitchcock, 1958), um dos preferidos de Scorsese. No entanto, os cineastas também se lembraram de filmes de menor destaque — mas nem por isso menos relevantes — como “Roxie Hart” (Wellman, 1942), listado por Kubrick; “For All Mankind” (Reinert, 1989), por Christopher Nolan; e “Couch”, por Steve McQueen.
Traidor (Frears, 1984)
12 Homens e uma Sentença (Lumet, 1957)
Além da Linha Vermelha (Malick, 1998)
O Testamento do Dr. Mabuse (Lang, 1933)
Contratempo (Roeg, 1980)
Furyo, em Nome da Honra (Oshima, 1983)
For All Mankind (Reinert, 1989)
Koyaanisqatsi: Uma Vida Fora de Equilíbrio (Reggio, 1983)
Grilhões do Passado (Welles, 1955)
Ouro e Maldição (von Stroheim, 1925)
2001 — Uma Odisseia no Espaço (Kubrick, 1968)
Um Lobisomem Americano em Londres (Landis, 1981)
Carrie, A Estranha (de Palma, 1976)
Dames (Enright/Berkeley, 1934)
Inverno de Sangue em Veneza (Roeg, 1973)
Diabo a Quatro (McCarey, 1933)
Psicose (Hitchcock, 1960)
Arizona Nunca Mais (Coen, 1987)
Táxi Driver (Scorsese, 1976)
Meu Ódio Será Tua Herança (Peckinpah, 1969)
Se Meu Apartamento Falasse (Wilder, 1960)
Cinzas e Diamantes (Wajda, 1958)
Homem Mau Dorme Bem (Kurosawa, 1960)
Os Melhores Anos das Nossas Vidas (Wyler, 1946)
Os Boas Vidas (Fellini, 1953)
O Rei da Comédia (Scorsese, 1983)
Touro Indomável (Scorsese, 1980)
Cantando na Chuva (Donen/Kelley, 19510)
Aurora (Murnau, 1927)
Yojimbo — O Guarda-Costas (Kurosawa, 1961)
Oito e Meio (Fellini, 1963)
A Bela e a Fera (Cocteau, 1946)
Frankenstein (Whale, 1931)
Monstros (Browning, 1932)
Os Bons Companheiros (Scorsese, 1990)
Ouro e Maldição (von Stroheim, 1925)
Os Esquecidos (Bunuel, 1950)
Tempos Modernos (Chaplin, 1936)
Nosferatu (Murnau, 1922)
A sombra de uma dúvida (Hitchcock, 1943)
2001 — Uma Odisseia no Espaço (Kubrick, 1968)
Oito e Meio (Fellini, 1963)
Cinzas e Diamantes (Wadja, 1958)
Cidadão Kane (Welles, 1941)
O Leopardo (Visconti, 1963)
Paisà (Rossellini, 1946)
Os Sapatinhos Vermelhos (Powell/Pressburger, 1948)
O Rio do Desespero (Renoir, 1951)
O Bandido Giuliano (Rosi, 1962)
Rastros de Ódio (Ford, 1956)
Contos da Lua Vaga (Kenji, 1953)
Um Corpo que Cai (Hitchcock, 1958)
Apocalypse Now (Coppola, 1979)
The Bad News Bears (Ritchie, 1976)
Carrie, a Estranha (de Palma, 1976)
Jovens, Loucos e Rebeldes (Linklater, 1993)
Três Homens em Conflito (Leone, 1966)
Fugindo do Inferno (Sturges, 1963)
Jejum de Amor (Hawkes, 1939)
Tubarão (Spielberg, 1975)
Garotas Lindas aos Montes (Vadim, 1971)
A Outra Face da Violência (Flynn, 1977)
O Comboio do Medo (Friedkin, 1977)
Táxi Driver (Scorsese, 1976)
Os Boas Vidas (Fellini, 1953)
Morangos Silvestres (Bergman, 1957)
Cidadão Kane (Welles, 1941)
O Tesouro de Sierra Madre (Huston, 1948)
Luzes da Cidade (Chaplin, 1931)
Henrique V (Olivier, 1944)
A Noite (Antonioni, 1961)
O Guarda (Fields, 1940)
Roxie Hart (Wellman, 1942)
Anjos do Inferno (Hughes, 1930)
A Batalha de Argel (1966, Gillo Pontecorvo)
Zero de Conduta (1933, Jean Vigo)
A regra do jogo (1939, Jean Renoir)
Era uma Vez em Tóquio (1953, Yasujiro Ozu)
Couch (1964, Andy Warhol)
O Desprezo (1963, Jean-Luc Godard)
Bom Trabalho (1998, Claire Denis)
Era uma vez na América (1984, Sergio Leone)
O Salário do Medo (1953, Henri-Georges Clouzot)
Faça a Coisa Certa (1989, Spike Lee)
Os Incompreendidos (Truffaut, 1959)
Oito e Meio (Fellini, 1963)
Amarcord (Fellini, 1972)
Ladrões de Bicicleta (de Sica, 1948)
Cidadão Kane (Welles, 1941)
O Discreto Charme da Burguesia (Bunuel, 1972)
A Grande Ilusão (Renoir, 1937)
Glória Feita de Sangue (Kubrick, 1957)
Rashomon (Kurosawa, 1950)
O Sétimo Selo (Bergman, 1957)