Eu acabei de assistir a “Pacto de Sangue” (Double Indemnity), filme de suspense noir realizado por Billy Wilder em 1944. Era o que faltava para fechar minha conclusão: Billy Wilder é um dos maiores gênios da história do cinema mundial e precisa ser mais conhecido e valorizado pelas novas gerações.
Nascido Samuel Wilder, em 1906, na cidade de Sucha, no Império Austro-Húngaro (hoje território polonês), ele trabalhou como jornalista em Viena e Berlim, onde começou a escrever roteiros para filmes. Com a ascensão do nazismo em 1933, Wilder se mudou para Paris e, em seguida, para Los Angeles. Com a ajuda de Peter Lorre, também judeu e natural da antiga Áustria-Hungria, Billy foi introduzido na indústria cinematográfica de Hollywood como roteirista e, posteriormente, diretor.
Graças à sua experiência de escritor e roteirista, os filmes de Wilder têm diálogos memoráveis e alta dose de humor, mesmo naqueles que não são classificados como comédia. Sua direção de atores também era bastante peculiar ao adaptar os roteiros às características de cada ator, em vez de exigir do profissional o esforço de se adaptar a um roteiro rígido.
Outra característica marcante do cineasta foi conseguir driblar o rígido código de conduta da Hollywood dos anos 1940 e 1950 ao inserir temas irônicos e maliciosos em seus filmes, algo que poucos realizadores contemporâneos seus conseguiram. Isto é fruto de sua sutil e talentosa escrita.
Apesar de ter feito filmes dos mais variados gêneros, seu ponto alto foi a comédia. Filmes como “Quanto Mais Quente Melhor”, “O Pecado Mora ao Lado” e “Se Meu Apartamento Falasse” são comédias atemporais que conseguem nos fazer rir, emocionar e refletir, mesmo tendo sido realizadas há mais de sessenta anos.
Posso dizer que hoje Billy Wilder conquistou um lugar definitivo como um dos meus cineastas favoritos. Convido-os a conhecer, ou se aprofundar, no mundo de Wilder em dez filmes escolhidos dentre os mais de sessenta que ele escreveu e/ou dirigiu.
Comédia romântica. Irma (Shirley MacLaine) é uma prostituta parisiense pela qual o honesto policial Nestor (Jack Lemmon) é apaixonado. Por não concordar com as propinas recebidas por seus colegas policiais, Nestor acaba sendo demitido. A partir daí, ele se torna o cafetão de Irma, mas não quer que ela se deite com nenhum homem além dele. Para sustentar Irma, ele secretamente trabalha como carregador em um mercado. Para poder repassar o dinheiro para Irma, ele cria o personagem de um rico lorde inglês que tem encontros com ela. A dupla vida de Nestor o coloca numa situação inusitada ao ser acusado de matar o lorde, que, na verdade, é ele mesmo.
Disponível em: Telecine Cult
Comédia. Um homem solteiro (Jack Lemmon) usufrui de diversas vantagens e promoções na empresa onde trabalha por emprestar seu apartamento para seus superiores casados “pularem a cerca”. Tudo corre conforme o esperado até que o nosso anti-herói se apaixona pela amante (Shirley MacLaine) de um dos seus chefes. Apesar do tom cômico, o filme é uma crítica irônica ao sistema de exploração capitalista e à duvidosa moral americana.
Disponível em: Apple TV / Amazon / MGM+
Comédia. Na Chicago de 1929, os músicos de jazz Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são testemunhas, por acaso, de uma execução de rivais por uma facção da máfia. São descobertos e passam a ser perseguidos pelos gângsteres. Resolvem, então, se vestir de mulher e se juntar a uma banda feminina que irá se apresentar em Miami. A cantora da trupe é Sugar Cane, vivida com deslumbrante carisma por Marilyn Monroe. A situação é pretexto para inúmeras cenas engraçadíssimas e diálogos cortantes. Uma das melhores comédias de todos os tempos. Seu final ficou famoso pela insólita cena emoldurada pela frase: “Bem, ninguém é perfeito”.
Disponível em: Apple TV / Amazon / MGM+ / Google Play
Drama de tribunal. Apesar de sua saúde frágil, o experiente advogado Wilfrid Robarts, numa atuação magistral de Charles Laughton, aceita defender Leonard Vole (Tyrone Power), acusado do homicídio de uma mulher mais velha e rica. Todas as evidências o apontam como culpado. Segue-se então um enredo cheio de reviravoltas que traz paixões e vinganças à tona. A testemunha de acusação é vivida pela veterana Marlene Dietrich, que possui assuntos não resolvidos com Vole.
Disponível em: Apple TV / Looke / Amazon / MGM+ / NetMovies
Comédia. Com a mulher e o filho em um campo de férias no interior, Richard (Tom Ewell) pensa em como relaxar sozinho em seu apartamento. Tudo muda ao conhecer a nova vizinha do andar de cima, a exuberante Marilyn Monroe, em uma atuação luminosa. Richard passa a ter delírios e dramas de consciência sobre como seduzir a vizinha, embora ela não aparente querer nada além de amizade. Situações hilariantes se sucedem. O clímax é a famosa cena do vestido de Marilyn levantado por uma lufada de vento.
Disponível em: Disney+ / NetMovies
Guerra. Segunda Guerra Mundial. Em um campo alemão de prisioneiros, dois soldados aliados são mortos ao tentar fugir, e isso desperta a suspeita no grupo encarcerado de que há um informante entre eles. A desconfiança recai sobre Sefton (William Holden) devido às suas atividades pouco escrupulosas no campo, como negociações com os alemães e jogatinas com o objetivo de obter vantagens próprias. Ao se ver encurralado pelos companheiros, Sefton percebe que a única maneira de salvar sua pele será descobrir o verdadeiro espião.
Disponível em: Belas Artes À La Carte
Drama noir. Um repórter problemático e desempregado (Kirk Douglas) aceita um trabalho temporário em um jornal do Novo México e é escalado para cobrir uma corrida de cascavéis em uma pequena comunidade do interior. No caminho, fica sabendo de um homem preso em uma antiga mina por causa de um deslizamento de terra. O repórter vislumbra a grande chance de sua vida e começa a manipular as pessoas envolvidas no salvamento, de forma a conseguir o seu grande furo jornalístico. Uma crítica contundente à manipulação midiática.
Disponível em: Belas Artes À La Carte
Suspense noir. A história é contada por um morto, um roteirista (William Holden) desempregado que, ao fugir de credores, se refugia na mansão de uma decadente estrela do cinema mudo (Gloria Swanson). Com a inesperada ligação entre ambos, a atriz começa a sonhar com o retorno triunfal ao cinema em um filme escrito pelo roteirista. Este, apesar de achar o enredo do filme insuportável, se beneficia com o pagamento pelo trabalho e outras mordomias da velha mansão. Porém, o destino lhe reserva o trágico final já conhecido no início do filme.
Disponível em: Belas Artes À La Carte / Apple TV / Amazon / Google Play
Drama. Um aspirante a escritor (Ray Milland) passa por um bloqueio criativo e, por isso, se afunda no alcoolismo. Passa a ter como único objetivo conseguir dinheiro para sustentar o vício, nem que para isso tenha que abandonar todos os seus escrúpulos. Ao fugir do estereótipo vigente do bêbado caricato e engraçado, Wilder arranca uma interpretação pungente de Milland em sua via-crúcis para conseguir o próximo copo por uma Nova York hostil e árida.
Disponível em: Belas Artes À La Carte / Looke / Claro TV+ / NetMovies
Suspense noir. Um agente de seguros (Fred MacMurray) se envolve com a sedutora mulher (Barbara Stanwyck) de um cliente, e ambos armam um plano “perfeito” para matar o marido dela e receber o seguro de vida dele. As desconfianças mútuas e a capacidade dedutiva de um inspetor de seguros, brilhantemente vivido por Edward G. Robinson, acabam dando um rumo inesperado ao plano.
Disponível em: Belas Artes À La Carte