Na Netflix: a comédia romântica que vai te fazer querer cancelar os planos do dia e se enfiar debaixo das cobertas e de frente para a TV Divulgação / GEM Entertainment

Na Netflix: a comédia romântica que vai te fazer querer cancelar os planos do dia e se enfiar debaixo das cobertas e de frente para a TV

Uma espécie de “Romeu e Julieta” contemporâneo, “Little Italy” é uma comédia romântica que explora os desafios de um amor proibido entre dois amigos de infância, Nikki Angioli (Emma Roberts) e Leo Campo (Hayden Christensen). Desde pequenos, os dois nutriam um sentimento mútuo, mas a proximidade foi interrompida por uma rixa familiar que dividiu suas vidas.  

Na juventude, as famílias Campo e Angioli eram sócias de uma pizzaria icônica em “Little Italy”, cujo sucesso se devia à combinação única: a massa fina e crocante preparada pela família Campo e o molho de receita tradicional da família Angioli. No entanto, uma disputa entre os pais dos protagonistas resultou no rompimento da sociedade e na separação das duas famílias, transformando a antiga parceria em uma acirrada rivalidade.  

Após esse conflito, Nikki decide deixar “Little Italy” para estudar gastronomia em Londres, em busca de novos horizontes e realização pessoal. Enquanto isso, Leo permanece na cidade, ajudando o pai no restaurante e trabalhando como barman em um pub local. Ele ainda ganha fama como um conquistador charmoso, sempre cercado de mulheres apaixonadas.  

O reencontro dos dois acontece quando Nikki retorna à sua cidade natal para resolver questões de documentação necessárias à sua candidatura a um prestigiado emprego em um restaurante de alta gastronomia. Contudo, a breve estadia reacende sentimentos há muito adormecidos entre ela e Leo, ao mesmo tempo que a coloca no centro da disputa entre as famílias, ainda presas a antigas mágoas.  

Embora o foco principal do filme seja o romance, “Little Italy” também revisita questões já abordadas em outras produções, como a comédia argentina “O Cidadão Ilustre” e a série “The Bear”. Em ambas as obras, o retorno dos protagonistas à terra natal mistura nostalgia e trauma, expondo o dilema entre a busca por novas oportunidades e o medo de ficar preso a um passado limitado. Em “Little Italy”, esse contraste é evidente: enquanto a cidade preserva seu charme e tradições, ela também reflete estagnação, com moradores que parecem resistir a mudanças e permanecem apegados aos mesmos costumes do passado.  

Para Nikki, essa resistência representa tanto um fardo quanto uma fonte de insegurança. Ao ver sua família presa a brigas mesquinhas com os antigos sócios, ela acredita que esse apego ao passado impede qualquer possibilidade de crescimento, como transformar a pizzaria em um empreendimento maior e mais relevante. Contudo, o filme também reconhece o valor das raízes. É no passado que muitas vezes encontramos nosso verdadeiro eu, além de estabilidade, conforto e um senso de pertencimento.  

Nesse contexto, Leo simboliza justamente essa estabilidade. Enquanto Nikki luta para decidir entre a ambição e a independência, ou o amor e a segurança emocional que ele representa, o filme oferece um retrato honesto das escolhas que moldam nossas vidas.  

Dirigido por Donald Petrie, “Little Italy” evita respostas fáceis, mas não foge dos clichês comuns a comédias românticas. A narrativa convida o espectador a refletir sobre o equilíbrio entre sucesso e amor. Ambos são essenciais para a felicidade, mas nem sempre cabem na mesma receita. Nikki precisa confrontar seus desejos e medos, enquanto o público se vê instigado a pensar sobre as próprias prioridades.  

Com um tom leve e personagens carismáticos, o filme nos lembra que, muitas vezes, as escolhas mais importantes não têm uma solução ideal. Em vez disso, elas exigem coragem para abraçar o que realmente importa — seja construir algo novo, seja valorizar aquilo que já temos.  

Filme: Little Italy
Diretor: Donald Petrie
Ano: 2018
Gênero: Comédia/Romance
Avaliaçao: 8/10 1 1
★★★★★★★★★★
Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.