52 dias no Top 10 mundial e 175 milhões de visualizações: o sucesso supremo com Jennifer Lopez na Netflix Divulgação / Netflix

52 dias no Top 10 mundial e 175 milhões de visualizações: o sucesso supremo com Jennifer Lopez na Netflix

A criação de filhos é frequentemente comparada a uma maratona emocional, exigindo mais do que paciência e perseverança: é uma experiência que testa os limites de aceitação e resiliência em graus inesperados. Em sua obra cinematográfica, a diretora neozelandesa Niki Caro mergulha nessa complexidade, oferecendo um retrato vívido de uma mãe imersa em dilemas éticos e forçada a abraçar um isolamento emocional profundo. 

Confinada pelas circunstâncias, ela se torna espectadora de sua própria vida, confrontando forças que a empurram para um confronto inevitável, sem ter voz nas decisões que moldam seu destino. O cerne da trama, inicialmente envolto em uma narrativa ampla, é gradualmente reduzido à desconexão brutal entre duas almas que deveriam estar unidas, mas que acabam separadas por uma barreira intransponível.

O filme se inicia sob a sombra de um céu pesado, tingido de tons azuis sombrios, em um subúrbio aparentemente pacato de Linton, Indiana. Nesse ambiente suburbano, oculto sob a fachada de uma casa de classe média, opera uma célula do FBI dedicada à desarticulação de um esquema internacional de tráfico de armas. Os chefes dessa rede, Adrian Lovell e Hector Álvarez, são interpretados de forma hipnotizante por Joseph Fiennes e Gael García Bernal, cujos personagens exibem uma astúcia que frequentemente desafia os esforços das autoridades. 

A narrativa rapidamente acelera quando o agente William Cruise (Omari Hardwick) conduz um interrogatório crucial, iniciado às seis e catorze da manhã, exibindo uma gravação intrigante conhecida como fita 703. Suas perguntas abordam armamentos pesados, como metralhadoras PKM e minas M18, mas o progresso da investigação logo é interrompido por uma reviravolta inevitável, que lança a história em um turbilhão de ação e tensão.

A sequência inicial do filme é como um choque de adrenalina, entregando uma intensidade palpável e uma riqueza de detalhes que capturam a atenção do público. O roteiro, elaborado por Andrea Berloff, Misha Green e Peter Craig, equilibra a complexidade da trama com um ritmo frenético, expondo gradativamente os elementos essenciais do conflito. Jennifer Lopez encarna uma protagonista enigmática, cujo nome permanece em segredo, mas cuja presença é marcada por perigo iminente. 

Protegida pelo Estado, ela enfrenta uma segurança ilusória, uma realidade que se materializa de forma devastadora quando Álvarez executa um ataque surpresa. O tiroteio subsequente, que deixa o agente Cruise gravemente ferido, revela camadas inesperadas da relação entre a protagonista e o vilão de Bernal, reconfigurando a dinâmica narrativa e elevando o impacto emocional do enredo.

Conforme a trama avança, “A Mãe” se desdobra em uma sucessão de cenas carregadas de energia e precisão. A performance multifacetada de Lopez sustenta o coração pulsante do filme, com uma entrega que alterna entre vulnerabilidade emocional e força implacável. Enquanto o romance sugerido entre sua personagem e Cruise permanece como uma nota de rodapé, Zoe (Lucy Paez) emerge como uma força transformadora na história.

A cinematografia de Ben Seresin amplifica o realismo da obra, mantendo uma estética noir que imprime tensão e profundidade em cada frame. Ao final, o filme não apenas entrelaça ação e emoção, mas também captura a essência de uma luta visceral por sobrevivência e conexão em um mundo desafiadoramente fragmentado.

Filme: A Mãe
Diretor: Nick Caro
Ano: 2023
Gênero: Ação/Drama
Avaliaçao: 8/10 1 1
★★★★★★★★★★
Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.