Além de ficar conhecida por ser um dos maiores serviços de streaming do planeta, a Netflix também ganhou destaque com as produções originais, em especial seriados. Pensando nisso, reunimos as melhores séries originais Netflix em uma lista. A seleção final é resultado de uma compilação de outras listas já existentes, de sites especializados em cinema e TV, do Brasil e dos Estados Unidos. No ranking, estão produções de comédia, ficção científica, drama e ação, inclusive as inspiradas no universo das histórias em quadrinhos. Os títulos selecionados estão organizados em ordem alfabética, sem critério classificatório.
Originalmente, “Black Mirror” foi transmitida pela emissora britânica Channel 4, em 2011. No entanto, em setembro de 2015 a Netflix encomendou duas novas temporadas, com seis episódios cada. Em outubro de 2016 foi lançada uma terceira temporada. As três podem ser assistidas exclusivamente pelo serviço de streaming. A série, de ficção científica, critica a relação da sociedade com a tecnologia, com enredos obscuros e satíricos. Os episódios são independentes e trazem cenários e personagens diferentes.
A série “Marvel’s Daredevil”, “Demolidor”, no Brasil, se baseia no personagem da Marvel, que possui o mesmo nome. O herói é um advogado cego que combate o crime na cidade de Nova York. Seu arquirrival é um dos chefões do crime mais temidos e poderosos do universo Marvel, Wilson Fisk ou Rei do Crime. A primeira e a segunda temporada estão disponíveis na Netflix. A série foi aclamada pela crítica e elogiada pelas sequências de ação bem produzidas.
“House of Cards” é uma série de drama, que narra a trajetória do político Francis Underwood para alcançar um alto cargo em Washington. A série foi baseada no romance homônimo de Michael Dobbs, e na minissérie britânica, também homônima, criada por Andrew Davies. A primeira temporada foi lançada em 2013. Apesar de ter sido criada para a Netflix, no Brasil “House of Cards” também é transmitida pelo canal Paramount Channel.
“Marvel’s Jessica Jones”, ou “Jessica Jones”, no Brasil, é outra série original Netflix baseada no universo dos quadrinhos da Marvel. A heroína é atormentada por um passado traumático, marcado pela morte dos pais em um acidente de trânsito, e os momentos terríveis que viveu nas mãos de seu perseguidor. Jessica utiliza as suas habilidades de detetive para saber o paradeiro do seu algoz. No decorrer da série, ela se envolve afetivamente com Luke Cage. Posteriormente, Cage ganhou uma série própria, que se tornou outro aclamado original Netflix.
Produzida para a Netflix, a série “Narcos” foi lançada em abril de 2016 e traz o ator brasileiro Wagner Moura no papel do personagem principal, o narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Baseada em fatos reais, a série conta como a cocaína foi propagada nos Estados Unidos e na Europa pelo Cartel de Medellín, liderado por Escobar. Além disso, narra as tentativas de dois agentes estadunidenses de capturar e matar o traficante.
A série “Orange Is The New Black” é baseada no livro “Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison”, de Piper Kerman. A produção, que estreou em 2013, já está na quarta temporada, sendo que pelos menos outras três já estão confirmadas. O enredo se desenvolve em torno de Piper Chapman, uma mulher de classe média alta, que mora em Nova York, e é condenada por participação no transporte de uma mala de dinheiro vindo do tráfico de drogas.
“Sense8” é uma série de drama que conta a história de oito desconhecidos: Will Gorski, Riley Blue, Capheus Van Damme, Sun Bak, Lito Rodriguez, Kala Dandekar, Wolfgang Bogdanow e Nomi Marks, oriundos de diferentes culturas. Todos eles têm visões da morte de uma mulher e descobrem que estão conectados mentalmente. Essa ligação permite que eles se comuniquem e se apropriem do conhecimento e habilidades uns dos outros. Enquanto tentam descobrir o que está havendo, são ajudados por um estranho, chamado Jonas, e perseguidos por outro desconhecido, Whispers, que tenta caçá-los utilizando a mesma habilidade sobrenatural de conexão.
“Stranger Things” é uma série de suspense e ficção científica, ambientada no começo dos anos 1980. A trama envolve mistérios, experimentos secretos do governo e força sobrenaturais. Tudo começa quando um garoto de 12 anos desaparece misteriosamente. Ele é procurado pela polícia local, familiares e por seus três melhores amigos. Durante a busca, as crianças conhecem uma garota, Eleven, fruto de um experimento científico, que possui poderes telecinéticos.
Outra série de ficção científica encomendada pela Netflix que se destaca é “The OA”. O enredo se centra em Prairie Johnson, uma jovem cega que volta para casa depois de permanecer desaparecida por sete anos. Ao retornar, Prairie afirma que sou nome é OA, além disso, consegue enxergar e possui cicatrizes misteriosas nas costas. A jovem se recusa a contar para a família e para o FBI onde esteve durante o período de desaparecimento e como teve a visão recuperada. No entanto, OA conta a verdade para cinco moradores e pede a ajuda deles para resgatar outras pessoas, presas em uma dimensão paralela.
“Unbreakable Kimmy Schmidt” é uma comédia produzida por Tina Fey e adquirida pela Netflix. A série narra a história de Kimmy, uma mulher que foi mantida em cárcere privado durante 15 anos por um líder de um culto apocalíptico, e tenta se readaptar à realidade depois de ter sido libertada. Apesar de abordar um tema complexo, “Unbreakable Kimmy Schmidt” chegou a ser considerada pela BBC como o símbolo de uma guinada nas comédias norte-americanas.