Pedimos aos leitores da Revista Bula que apontassem as melhores séries de TV em todos os tempos. A partir das respostas, sintetizamos uma lista reunindo as dez séries mais citadas. Apesar da onda de produções que fizeram sucesso nos últimos anos, muitos leitores rememoraram grandes clássicos de décadas passadas, como “Casal 20” (1979), “Magnum” (1980), “Esquadrão Classe A” (1983), “Miami Vice” (1984), “A Gata e o Rato” (1985), “MacGyver” (1985), “Primo Cruzado” (1986), “Seinfeld” (1989) “Barrados no Baile” (1990), entre outras.
Embora o tom nostálgico tenha permeado todas as etapas da enquete —, as produções mais citadas pelos participantes foram sucessos mais recentes, surgidos principalmente a partir dos anos 1990, quando as séries se popularizaram no Brasil. A lista traz uma variedade de gêneros, como comédias, dramas e ficção científica. A lista está publicada em ordem alfabética, sem caráter classificatório.
The Wonder Years, “Anos Incríveis”, no Brasil, foi produzida pela rede americana ABC e durou seis temporadas, de 1988 a 1993. O enredo trata de questões sociais e também eventos históricos dos anos 1960 e 70. A série é narrada pelo protagonista Kevin Arnold, que, já mais velho, conta as experiências de sua adolescência. Principalmente, as vividas com seu amigo Paul, e sua paixão da juventude Winnie Cooper, além de seus familiares.
“Black Mirror” é uma série de televisão britânica de ficção científica. Nela, são abordados temas satíricos e obscuros, que lançam um olhar crítico sobre a sociedade e a sua relação com a tecnologia. Os episódios são autônomos e se passam em um futuro próximo. A série foi transmitida pela primeira vez em 2011, pela Channel 4, no Reino Unido. Em setembro de 2015, a Netflix encomendou duas novas temporadas, e uma terceira foi lançada em 2016. As três podem ser assistidas pelo serviço de streaming.
“Breaking Bad” é uma série norte-americana produzida pelo canal AMC. Ela estreou em janeiro de 2008 e seu último episódio foi ao ar em 2013. A série, que recebeu dezenas de prêmios, conta a história do químico Walter White. Um homem brilhante, mas totalmente insatisfeito com a carreira de professor do ensino médio. Com a esposa grávida e o filho mais velho com paralisia cerebral, White descobre um câncer no pulmão, e decide fabricar metanfetamina para pagar o tratamento e deixar uma herança para a família antes de morrer.
“Desesperate Housewives” foi outra série de TV premiadíssima, produzida pelo canal ABC, e transmitida entre os anos 2004 e 2012. A série narra o cotidiano de cinco donas de casa, que vivem na cidade ficcional de Fairview, e combina elementos de drama, comédia e telenovela. “Desesperate Housewives” teve 39 indicações ao Emmy Awards, sendo que levou o prêmio sete vezes. Em 2005 foi uma das séries mais vistas em todo o mundo.
Uma clássica sitcom estadunidense, “Friends” foi apresentada pela NBC, e permaneceu no ar por dez anos, entre 1994 e 2004. A série narra situações vividas por um grupo de amigos — Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe —, que moram na ilha de Manhattan, em Nova York. Os episódios abordam temas como trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, compromisso e, principalmente, amor e amizade.
Produzida pela HBO, “Game of Thrones” é uma série de televisão norte-americana baseada nos livros “A Song of Ice and Fire”, de George R. R. Martin. A série, que estreou em 2011, já possui seis temporadas. A sétima está prevista para julho de 2017, e deve ser a penúltima, segundo os produtores. O enredo detalha as conspirações e rivalidades no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, símbolo do poder absoluto, em um tempo esquecido, no qual uma força destruiu o equilíbrio das estações.
“Grey’s Anatomy” é um drama médico norte-americano exibido pelo canal ABC, ele foi ao ar pela primeira vez em 2005 e vai para a 14ª temporada em 2017. A série é protagonizada por Ellen Pompeo, que é residente do hospital cirúrgico Seattle Grace, em Washington, e conta as situações vividas por ela e seus colegas, também residentes: Cristina Yang, Isobel ”Izzie” Stevens, George O’Malley e Alex Karev.
“House” é outra série médica de sucesso, exibida pela FOX entre 2004 e 2012. A série se passa em um hospital universitário, o Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O personagem principal é o dr. Gregory House, um infectologista e nefrologista aclamado pela capacidade de elaborar diagnósticos, mas com comportamento peculiar, marcado pelo mau humor, ceticismo e distanciamento total dos pacientes.
Produzida pela ABC, a série “Lost” foi ao ar entre 2004 e 2010. Inicialmente, ela narra a luta de 48 sobreviventes de um desastre para sobreviver em uma ilha misteriosa. Depois, revisita a vida dos personagens principais, antes do desastre, por meio de flashbacks. A série foi um sucesso de crítica e de público.
“The Big Bang Theory” é uma sitcom norte-americana que estreou no canal CBS, em 2007. Os episódios são centrados no cotidiano geek dos personagens: O físico teórico Sheldon Cooper e o físico experimental Leonard Hofstadter — que dividem o apartamento e trabalham no Instituto de Tecnologia da Califórnia —, além de dois amigos da dupla engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali. Conforme avança, a série ganha outros personagens de destaque, como Penny, uma garçonete e aspirante a atriz que se torna vizinha de Sheldon e Leonard, a neurocientista Amy Farrah Fowler e a pós-graduanda em microbiologia Bernadette. As três se tornam pares românticos de Leonard, Sheldon e Howard, respectivamente.