Os 10 melhores filmes, segundo Stanley Kubrick

Em  comemoração ao 85º aniversário de Stanley Kubrick, a “Sight & Sound Magazine” resgatou e publicou a única lista de melhores filmes assinada pelo diretor norte-americano, considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos  e autor de clássicos como “Spartacus”, “Dr. Fantástico”, “2001 — Uma Odisseia no Espaço”, “Laranja Mecânica” e “O Iluminado”. A lista foi encomendada pela revista americana “Cinema”, em 1963, quando Stanley Kubrick tinha apenas 34 anos.

Não se trata de uma lista abrangente ou definitiva, já que não contempla filmes realizados nas décadas seguintes, mas revela as preferências e influências de um dos maiores mitos da história do cinema no início dos anos 1960.  Stanley Kubrick morreu em março de 1999. A seleção traz os diretores  Ingmar Bergman, Federico Fellini, Orson Welles, John Huston,  Charlie Chaplin, Laurence Olivier, Michelangelo Antonioni, W. C. Fields,  William A. Wellman e Howard Hughes.

A lista:

1 — Os Boas-Vidas — I Vitelloni  (Federico Fellini, 1953)
2 —  Morangos Silvestres — Wild Strawberries (Ingmar Bergman, 1957)
3 — Cidadão Kane  — Citizen Kane (Orson Welles, 1941)
4 — O Tesouro de Sierra Madre  — The Treasure of the Sierra Madre  (John Huston, 1948)
5 — Luzes da Cidade — City Lights (Charlie Chaplin, 1931)
6 — Henrique V — Henry V (Laurence Olivier, 1944)
7 — A Noite  — La notte (Michelangelo Antonioni, 1961)
8 — O Guarda — The Bank Dick  (W. C. Fields, 1940)
9 — Roxie Hart (William A. Wellman,1942)
10 — Hell’s Angels — Anjos do Inferno  (Howard Hughes,1930)
Carlos Willian Leite

Jornalista especializado em jornalismo cultural e enojornalismo, com foco na análise técnica de vinhos e na cobertura do mercado editorial e audiovisual, especialmente plataformas de streaming. É sócio da Eureka Comunicação, agência de gestão de crises e planejamento estratégico em redes sociais, e fundador da Bula Livros, dedicada à publicação de obras literárias contemporâneas e clássicas.