Com algumas similaridades com “Um Santo Vizinho”, estrelado por Bill Murray, “O Pior Vizinho do Mundo” é um drama dirigido por Marc Forster, lançado em 2022. Adaptado para as telas por Hannes Holm e David Magee, o filme é inspirado no livro do autor sueco Fredrik Backman, intitulado “Um Homem Chamado Ove”, publicado em 2012. A obra literária permaneceu por um longo período na lista de best-sellers do The New York Times e vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo, com tradução para mais de 40 idiomas.
No longa-metragem de Forster, o protagonista é Otto (Tom Hanks), um homem amargurado que vive em um complexo habitacional, onde atua como representante dos moradores. Quando uma família latina se muda para a vizinhança, a rotina de Otto sai completamente do previsto. Depressivo e mal-humorado, Otto sofre com a perda de sua esposa, ocorrida há alguns meses. Ele planeja formas de tirar a própria vida para acabar de uma vez com o sofrimento, mas os novos vizinhos estão sempre se intrometendo em sua vida, atrapalhando seus planos.
Marisol (Mariana Treviño) e Tommy (Manuel García-Rulfo) têm duas filhas pequenas e estão à espera de mais um bebê. Felizes e trabalhadores, fazem de tudo para se adaptar à vizinhança e se relacionar da melhor maneira com todos os moradores, incluindo Otto, que não parece aberto a novas amizades. No entanto, Marisol é determinada e acredita que Otto precisa de um empurrãozinho para se abrir mais para as pessoas.
Com flashbacks, voltamos ao passado de Otto e descobrimos como sua relação com Sonya (Rachel Keller) começou na juventude. Ele sempre foi um homem tímido, mas rigoroso em relação às regras. Órfão de mãe desde muito cedo, Otto foi criado pelo pai, que lhe ensinou as mazelas e manhas da vida de mecânico, o que se tornou sua paixão na vida adulta. Ao conhecer Sonya, Otto se torna mais aberto para o mundo e para as possibilidades, tornando-se mais alegre. O amor floresce, eles se casam e Sonya engravida.
Pouco depois, o jovem casal — com Otto interpretado na juventude pelo filho de Tom Hanks, Truman Hanks — sofre um trauma que impacta sua vida para sempre. Otto, então, passa a dedicar a vida à sua amada esposa, Sonya, tornando-se emocionalmente dependente dela, até a morte dela.
Mas não é apenas a chegada de Marisol e Tommy que transforma o mundo de Otto. A morte de Sonya faz com que ele finalmente passe a observar as pessoas ao seu redor e perceber o sofrimento que os outros também atravessam. Ajudar os outros passa a dar um novo sentido à vida de Otto, mas, mais do que isso, estar aberto ao mundo também o faz ser ajudado e compreendido.
Com a atuação sempre robusta e contundente de Tom Hanks, “O Pior Vizinho do Mundo” é um drama emocionante, mas que não é melancólico e amargo todo o tempo. Pelo contrário, ao longo da história, vivenciamos momentos de doçura e encanto com os personagens, que nos ajudam a olhar para dentro de nós mesmos e de nossas dores, além de compreender as dores dos outros.
Filme: O Pior Vizinho do Mundo
Direção: Marc Forster
Ano: 2022
Gênero: Drama/Comédia
Nota: 9