Na divisão de tarefas lá de casa, lavar as louças fica comigo. Eu não tenho problemas com isso, lavo numa boa, sem reclamar. Depois de muito tempo desempenhando esse serviço, comecei a perceber uma situação muito estranha. Eu acabava de almoçar, olhava para a pilha de louças sujas e achava que elas ainda eram poucas, decidia que era melhor esperar elas acumularem um pouco e resolvia então que só as lavaria mais tarde.
No final da tarde, quando a minha mulher me ajudava a lembrar que eu ainda não tinha feito a minha tarefa, eu corria para a cozinha e sempre me surpreendia: as louças sujas haviam se multiplicado absurdamente, muito mais do que eu poderia esperar. Depois que essa situação se repetiu várias vezes em minha vida, eu desenvolvi uma teoria para explicar esse fenômeno, afinal por que as louças sujas se multiplicavam tanto de uma hora para a outra?
A minha tese é de que as louças quando ficam sujas e são depositadas na cuba da pia, ou seja, quando as louças sujas encontram um ambiente acolhedor, elas se comportam da mesma maneira que um vírus. Daí a sua multiplicação tão rápida, é como uma virose. Por conta disso, se a disseminação de louças sujas não for tratada rapidamente, ou seja, se elas não forem lavadas logo, em pouco tempo elas tomarão toda a cuba da pia e seus arredores.
Na medida que o tempo vai passando, as louças sujas continuam chegando e chegando, ultrapassando a pia, chegando ao fogão, as outras bancadas, alcançando toda a cozinha. Já houve casos em que uma pessoa esperou demais para lavar a louça e mal conseguiu entrar na cozinha que estava completamente tomada de louças sujas, já havia ali pratos que inclusive nem eram da sua casa e travessas que ele nunca tinha visto na vida.
O Imperial College de Londres, que estuda as viroses, já está tratando também do vírus das louças sujas e descobriu que quando a taxa de disseminação de louças sujas ultrapassa certo valor, a pia entra em colapso, ocasionando sérios problemas na casa, o principal deles sendo a briga do casal, o que aumenta muito o índice de separações.
Ainda não existe remédio para tratar da virose das louças sujas, nem uma vacina foi criada ainda. Mas parece que a Pfizer já está trabalhando nisso.