O filme “Cidade de Gelo” (2020), dirigido por Michael Lockshin, entrelaça uma trama repleta de contrastes ambientada em um cenário de beleza singular, onde o amor se desenvolve de maneira mágica. Lockshin pinta um quadro detalhado da vida na Rússia do final do século 19 para o início do século 20, um período marcado por tumultos, mas que não serve como foco principal do roteiro escrito por Roman Kantor. A efervescência da sociedade russa é representada de forma sutil através das expressões dos protagonistas, um casal improvável cuja união se concretiza somente nos momentos finais da narrativa. Lockshin posiciona seus personagens de modo a permitir que o público compreenda profundamente tanto os indivíduos quanto a trama em si.
O filme, com um tom melodramático corajoso, centra-se em um conflito amoroso que demora a desabrochar, evocando as grandes obras da literatura russa, como as de Dostoiévski e Tolstói. Sem exageros, “Cidade de Gelo” evita o panfleto ao abordar a luta de classes, e se apresenta como uma versão gélida de “Romeu e Julieta”.
Matvey, interpretado por Fedor Fedotov, é um jovem de origem humilde que, ao transitar da adolescência para a vida adulta, sente um crescente desejo de liberdade. Esse anseio o leva a se juntar a uma gangue de pequenos ladrões liderada por Alexey, vivido por Yuriy Borisov. Esses crimes menores espalham terror em São Petersburgo. Para provar seu valor ao grupo, Matvey é desafiado a invadir o quarto de Alice, interpretada por Sonya Priss, em uma noite pouco propícia para tal atividade.
Alice, filha de Nikolai Nikolaievitch, um baronete e comissário de polícia, interpretado por Aleksei Guskov, surpreende Matvey em sua empreitada e não consegue esquecê-lo, rejeitando até as investidas de Arkadi, o subchefe da polícia, interpretado por Kirill Zaytsev. À medida que se aproximam, Matvey e Alice inspiram-se mutuamente a buscar qualidades que nunca teriam alcançado sozinhos. Alice vê em sua amizade com Matvey a possibilidade de ser aceita no departamento de química da universidade, enquanto Matvey percebe que está desperdiçando sua vida e decide mudar seu caminho.
O final, embora previsível, ocorre em um vagão de trem e mantém o caráter fantástico e sublime da história. Este filme nos remete aos contos de fadas de tempos passados, permitindo-nos sonhar através das vidas simples de seus personagens.
Filme: Cidade de Gelo
Direção: Michael Lockshin
Ano: 2020
Gêneros: Romance/Drama
Nota: 9/10