Em 2023 eu li muito. Bati o meu recorde em quantidade de livros. A Netflix e Amazon Prime não devem ter gostado muito, pois deixei de assistir a algumas séries para poder ler mais. Acho que valeu a pena. Li de tudo, ficção e não ficção, romances clássicos e romances contemporâneos, autores estrangeiros e brasileiros, escritores renomados e estreantes. Li também livros que muitas vezes não são levados muito a sério, considerados apenas de entretenimento: romances policiais, de suspense e livros de humor, que para mim são fundamentais. Descobri alguns escritores que não conhecia e redescobri alguns que há muito tempo não lia. Muitos dos livros que li em 2023 me entusiasmaram, já outros não gostei, mas abandonei a leitura de poucos. Na média, fui muito feliz em minhas escolhas de livros em 2023. Espero continuar assim em 2024.
Caetano W. Galindo é um dos melhores tradutores brasileiros. Foi dele a última tradução do “Ulysses”, de James Joyce e do calhamaço “Graça Infinita”, obra-prima de David Foster Wallace. Mas nesse livro Galindo é autor. E a protagonista de seu livro é uma personagem importantíssima para ele e para todos nós que vivemos no Brasil: a língua portuguesa. “Em Latim em Pó” a história do nosso idioma é reconstituída desde a sua mãe, o latim, passando por todos as suas filhas, netas e até bisnetas. Numa aula de história, linguística, geografia e, é claro, português, vamos aprendendo mais sobre o nosso idioma, como chegamos a falar o nosso português “brasileiro” e as diferenças e semelhanças entre os vários “portugueses” falados em nosso tempo. Tudo isso é mostrado numa prosa fluida e envolvente, que nos pega pelo cangote no início e só nos solta no final do livro, nos deixando com vontade de estudar ainda mais sobre a nossa língua.
Único romance do mexicano Juan Rulfo, essa pequena obra-prima de realismo mágico conta a história de Juan Preciado que parte atrás de seu pai Pedro Páramo, um lendário assassino.
Romance que conta a trajetória conturbada do cientista considerado por muitos o mais inteligente do século 20, John Von Neumann. Física quântica, bomba atômica, teoria dos jogos, computadores, inteligência artificial, Von Neumann se meteu em tudo!
Acompanhamos a vida de Pompeu Porfírio Jr, que ganha a vida contando histórias. Um misto de autobiografia e ficção, trazendo e estilo característico de Lourenço Mutarelli, autor do consagrado “O Cheiro do Ralo”.
Rosa é uma garota linda que mora no interior de Portugal e quer ajudar a avó a realizar o seu último desejo: conhecer Jerusalém. Mas, como a avó, muito idosa, não pode viajar, a neta trata de trazer a terra santa até ela.
Qual é o impacto das redes sociais no mundo? Para responder a essa pergunta o autor disseca o funcionamento das grandes empresas de tecnologia e mostra como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo.
O último livro do genial humorista americano traz textos originais e engraçadíssimos, mostrando que, apesar da idade e de toda a campanha contra ele, Woody Allen ainda continua em ótima forma.
Mais uma aventura do comissário Montalbano, personagem do consagrado autor italiano. Dessa vez ele vai atrás de uma gangue especializada em roubar residências. Se você gosta de literatura policial e ainda não leu os livros do Camilleri, não sabe o que está perdendo.
Rômulo Castela é um pianista virtuoso, que se prepara para tocar uma obra de Liszt considerada impossível de ser executada. Na sua obsessão pela perfeição, ele é cruel e implacável com todos que estão a sua volta. Mas tudo vai mudar em sua vida a partir de um acidente.
Um retrato original sobre a Amazonia, com histórias incríveis que mostram a ocupação desordenada da floresta desde o século passado. Uma defesa do nosso maior patrimônio e um ensaio sobre as perspectivas para o futuro.
No início do século 20, Isaías Caminha vem do interior para a cidade grande, onde sofre com o preconceito. Até que consegue uma vaga de contínuo em um jornal e passa a conviver com os principais jornalistas de sua época.
Vamos acompanhar o mergulhador Bobby Western numa missão em busca de um passageiro cujo corpo desapareceu debaixo da água misteriosamente. Aos poucos, vamos percebendo que o protagonista é ainda mais misterioso.