5 melhores vinhos de supermercado: escolhas infalíveis para o seu paladar

5 melhores vinhos de supermercado: escolhas infalíveis para o seu paladar

Vinhos de supermercado? Posso prever a cara dos novos e impávidos conhecedores de vinho, a nova ordem mundial de intelectuais instantâneos, afirmando que, se não veio de uma adega especializada, refrigerada, idônea, que vende produtos com procedência, não é confiável. O fato é que, além de ser uma atividade bastante divertida, é possível encontrar rótulos muito decentes até em mercados bem modestos. Tudo depende do interesse do comprador e da demanda dos clientes. As prateleiras dos supermercados, além de oferecerem ideias para o bom consumo, possibilitam a condição de preço acessível. É claro que a importância vai crescendo à medida que o bebedor se torna mais exigente, e o espaço popular do vinho acaba se tornando um limitador para o avanço da experiência enológica. Mas aí, o conhecedor já terá formação e humildade suficientes para ouvir o sommelier com atenção e terá disposição para encontrar o vinho que agrada, pelo preço que pode pagar. Enquanto isso, vamos visitar o mercado com olhos e corações abertos e deixar que a surpresa nos oriente. Afinal, conhecer a complexidade de um grande vinho exige tempo e dedicação. Como diria Paul Valéry, em seu ‘Alfabeto’, ‘Cada gota dessas obras do tempo artista é uma maravilha complexa: ela desperta nos nossos sentidos todo um sistema de harmônicas’.

Existem vinhos de entrada, de grandes vinícolas, com um excelente custo-benefício, que oferecem uma experiência gustativa bastante vantajosa, especialmente se a combinação gastronômica for oportuna e coerente. São esses vinhos, muito jovens ou, eventualmente, mais trabalhados, oriundos de produtores com bagagem e história, com competência para fazer grandes vinhos, que conseguem vender em larga escala, de tal maneira que os rótulos cheguem a diversos lugares, países, estados etc., dos quais trata a lista que segue. Aqui você encontrará vinhos numa ampla faixa de valores, que podem facilmente ser encontrados num supermercado perto de você. São vinhos que merecem ser conhecidos, uma vez que são fáceis de obter e agradam aos mais diversos paladares. Mas lembre-se: tenha em mãos uma sacola resistente para várias garrafas e passe pelas seções de pães e queijos, pois a brincadeira vai render.

Solemar Oliveira

Doutor em Física, professor universitário e pesquisador com trabalhos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Também atua como prosador, poeta, crítico e ensaísta. Autor dos romances “Desconstruindo Sofia” e “A Confraria dos Homens Invisíveis”, além do livro de contos “A Breve Segunda Vida de uma Ideia”, destacado entre os melhores de 2022. Seu livro “As Casas do Sul e do Norte”, publicado pela editora da Revista Bula, recebeu o prêmio Hugo de Carvalho Ramos, uma das mais tradicionais láureas literárias do Brasil.