Tem cada vez mais gente por aí dizendo que vai tirar um ano sabático, passar um tempo sem trabalhar, só viajando, descansando do estresse. Essa moda pegou e já se expandiu, a ponto de surgirem outras formas de anos sabáticos. Olha só:
Durante a pandemia o sujeito ficou em casa, como todo mundo. E se acostumou. Quando a pandemia acabou, ele permaneceu em home-office sem sair de casa. Durante todo esse tempo, ele ficou descalço ou no máximo usando sandálias. Agora ele quer se aventurar de novo fora de casa e para isso terá que usar sapatos, vai tirar um ANO SAPÁTICO.
O deputado está há muitos anos no Congresso. Entrou em todos os esquemas que conseguiu, desviou verbas, fez caixa 2,3 a até 4! Agora ele está com uma crise de consciência, será que deveria ter participado de todas essas falcatruas? Está seriamente inclinado a parar tudo e fazer um ANO SAB-ÉTICO!
O sujeito sempre foi roqueiro de carteirinha. Só escutava rock, seu negócio era rock! Aí ele foi vendo as suas bandas preferidas envelhecendo, um monte de velhinhos vestindo roupas de couro, meio ridículos. Então resolveu que deveria escutar outros tipos de música. Já decidiu que no próximo ano vai tentar escutar uns sambas, vai tirar um ANO SAMBÁTICO.
O cara tinha problemas no intestino, uma prisão de ventre terrível o transtornou por bastante tempo. Consultou mais de quinze médicos e só depois de vários tratamentos, ele conseguiu finalmente voltar a ter o intestino funcionando normalmente. Hoje em dia, ele brinca que esse período de sua vida foi o seu ÂNUS SABÁTICO.
Já o Fulano é antipático, uma pessoa insuportável que faz questão de ser desagradável. Mas a sua antipatia já está passando do ponto e ele percebeu que virou um espanta-bolinho profissional, ninguém mais quer papo com ele. Por conta disso está inclinado a tirar um ANO SIMPÁTICO.
O outro foi transferido por sua empresa para um cargo na Islândia, num frio desgraçado, de fazer xixi em formato de pedra de gelo. Mas como o salário é muito bom, ele está avaliando que talvez valha a pena tirar esse ANO SAB-ÁRTICO.
E tem o Zé. O Zé está há anos desempregado, sem conseguir uma colocação nem que fosse ruim e pagando mal. O Zé está louco para conseguir um emprego e poder finalmente tirar um ANO NÃO SABÁTICO!