7 filmes perfeitos na Netflix que te farão ficar em casa no feriado de Carnaval Divulgação / Warner Bros

7 filmes perfeitos na Netflix que te farão ficar em casa no feriado de Carnaval

A mágica dos filmes reside no fato de que eles existem em gênero e número suficiente para agradar todos os gostos e estilos. E, melhor, não é preciso “se guardar para quando o filme chegar”, eles estão disponíveis, sempre! O streaming democratizou a mágica, popularizou a sétima arte. Se nas locadoras desfilávamos pelas prateleiras reais à procura do filme do momento, agora gastamos o tempo revivendo aquilo numa nostalgia virtual, vasculhando as centenas de páginas iluminadas da nossa TV. O filme está a alguns cliques de distância. Assim, no Carnaval, o bloco da alegria é sentar-se no sofá, confortavelmente. A fantasia pode ser o pijama e a motivação pode ir além daquela declarada pelo poetinha, Vinicius de Moraes, “a gente trabalha o ano inteiro, por um momento de sonho, pra fazer a fantasia, de rei, ou de pirata, ou jardineira, e tudo se acabar na quarta-feira”. Bem que sabemos que esse é o entretenimento como elogio ao ócio. E de ócio em ócio vamos atravessando a avenida virtual onde desfilam as milhares de alegorias multicoloridas e as personagens multifacetadas criadas pelo cinema. E as personagens não param de saltar na tela. Não é a alegria da festa mais esperada pelos brasileiros, mas é a imersão na fantasia criada para agradar, assim como é o Carnaval. A lista que segue, que foi feita para gostos diversos, não vai fazer você dançar ou pular, não literalmente (bom, pode ser que faça!). Ela é, a seu modo, inquietante, subversiva e divertida. Entre os filmes temos desde uma comédia engraçadíssima, quase escatológica, “Ligeiramente Grávidos”, até um drama romântico, que se passa no Japão, “Encontros e Desencontros”, da competente Sophia Coppola. Uma lista orientada pelos nomes de diretores com grande atuação e relevância para o cinema mundial.

Para ficar em casa no Carnaval é necessário contagiar-se pela mesma alegria dos foliões e deixar-se levar pela imaginação. Cinema e Carnaval são isso: deixar-se enganar pelo espetáculo, no bom sentido. Afinal, “tristeza não tem fim, felicidade sim”.

Solemar Oliveira

Doutor em Física, professor universitário e pesquisador com trabalhos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Também atua como prosador, poeta, crítico e ensaísta. Autor dos romances “Desconstruindo Sofia” e “A Confraria dos Homens Invisíveis”, além do livro de contos “A Breve Segunda Vida de uma Ideia”, destacado entre os melhores de 2022. Seu livro “As Casas do Sul e do Norte”, publicado pela editora da Revista Bula, recebeu o prêmio Hugo de Carvalho Ramos, uma das mais tradicionais láureas literárias do Brasil.