A Netflix, desde que começou a produzir filmes, tem os olhos fixos na maior premiação da indústria cinematográfica mundial. O caminho tem sido cheio de altos e baixos, com tentativas de boicotes contra os streamings. Mesmo com os percalços, a indústria reconheceu o inevitável: eles chegaram para ficar e para transformar o mercado do entretenimento. Já são quase 100 anos de Oscar, uma premiação que cresceu muito e transformou sua estatueta no item mais cobiçado das estantes de artistas da cinematografia. Não é de se impressionar que a cada ano a Netflix invista cada vez mais em grandes produções de diretores renomados com objetivo de ganhar esse reconhecimento na cerimônia. Em 2023, conseguiu, com louvor, emplacar 9 filmes originais nas categorias, nas quais “Nada de Novo no Front” recebeu 9 indicações. Na disputa, estão “A Fera do Mar”, de 2022, de Chris Williams; “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”, de 2022, de Alejandro G. Iñárritu; e “Blonde”, de 2022, de Andrew Dominik. Todos eles estão disponíveis na Netflix e estão organizados de acordo com o a ordem alfabética. A lista não segue critério classificatório.
Nos tempos em que feras aterrorizantes surgiam nos mares e caçadores de monstros eram verdadeiros heróis, Jacob Holland era o mais conhecido de todos. Agora, o famoso aventureiro irá se deparar com Maisie Brumble, uma jovem que embarcou clandestinamente em seu navio. Ela se tornará uma fiel e inesperada aliada em uma jornada cheia de aventuras por lugares inexplorados.
Indicado a melhor animação em longa-metragem
O filme é uma experiência imersiva, de proporções épicas e com um visual simplesmente arrebatador. Dentro desse cenário é narrada a jornada íntima e extremamente comovente de Silverio, um mexicano que vive em Los Angeles e trabalha como jornalista e diretor de documentários. Depois de ganhar um importante prêmio internacional, Silverio sente que precisa voltar para seu país de origem — mas não se dá conta de que essa viagem o levará aos limites de uma crise existencial. Com suas memórias e medos atravessando toda a sua rotina, sua vida será tomada por um sentimento de desordem e arrebatamento. Com emoções à flor da pele e uma abundância de gargalhadas, Silverio se vê frente à frente com questões universais e ao mesmo tempo íntimas sobre temas como identidade, sucesso, a brevidade da vida, a história do México e os profundos laços que ele compartilha com sua esposa e filhos. O que Silverio precisa confrontar, então, é o que significa ser humano nos dias de hoje.
Indicado a melhor fotografia
Baseado no romance de Joyce Carol Oates, “Blonde” reimagina a vida de um dos maiores ícones de Hollywood, Marilyn Monroe. De uma infância difícil como Norma Jeane até sua esplendorosa fama e os relacionamentos com os figurões. A história quer explorar os dois lados da celebridade, de frente e por trás das câmeras.
Indicado a melhor atriz
Nesta nova aventura, o intrépido detetive Benoit Blanc aparece em uma luxuosa propriedade em uma ilha grega, mas como e por que ele está lá é apenas o primeiro de vários enigmas. Blanc logo encontra um grupo diversificado de amigos reunidos para o encontro anual organizado pelo bilionário Miles Bron. Entre os convidados estão a ex-sócia de Miles, Andi Brand; a atual governadora de Connecticut, Claire Debella; o cientista Lionel Toussaint; a estilista e ex-modelo Birdie Jay e sua leal assistente Peg, além do influenciador Duke Cody com a namorada Whiskey. Como em toda história de detetive que se preze, cada personagem esconde os próprios segredos, mentiras e motivações. Por isso, quando acontece uma morte, todos são suspeitos.
Indicado a melhor roteiro adaptado
Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller se alistam voluntariamente no exército alemão, durante a Primeira Guerra Mundial, por causa do fervor patriótico. Logo a euforia inicial se dissipa quando a realidade do front se transforma em desespero. Enquanto o mundo aguarda por um armistício, Paul deve continuar lutando até o fim para satisfazer o objetivo alemão de uma ofensiva final.
Indicado a melhor filme; melhor roteiro adaptado; melhor fotografia; melhor trilha sonora; melhor design de produção; melhor maquiagem; melhor som; melhores efeitos visuais; melhor filme internacional
O diretor vencedor do Oscar Guillermo del Toro juntou forças com Mark Gustafson, uma das lendas da animação em stop-motion, para recriar o conto clássico de Carlo Collodi sobre o famoso menino de madeira. Nesta fantástica obra-prima, Pinóquio embarca em uma aventura encantada que transcende mundos e revela o poder do amor.
Indicado a melhor animação em longa-metragem
Ambientado em 1920, em Delhi, Ramaraju e Bheem se tornam amigos íntimos sem saber a verdade um do outro ou a intenção por trás de suas ações a favor ou contra o reino britânico. Enquanto Ramaraju é um jovem policial feroz de sangue quente, Bheem é inocente e calmo. Ramaraju trabalha para os britânicos, mas já foi submetido a muitas humilhações pela cor de sua pele. Por outro lado, Bheem é da tribo de Gond e veio a Delhi para resgatar Malli, sequestrada pelos britânicos. A amizade entre eles poderá se transformar quando a verdade vier à tona.
Indicado a melhor canção original
Um casal do sul da Índia se dedica a cuidar de um bebê elefante órfão. Juntos, eles formam uma família como nenhuma outra e se ajudam em suas crises e desafios.
Indicado a melhor documentário em curta-metragem
Um retrato documental que traça o perfil da esposa do procurador-geral dos EUA na era Nixon, que foi tachada de louca por fazer denúncias contra o governo no caso Watergate.
Indicado a melhor documentário em curta-metragem