Algumas produções cinematográficas são tão boas que não importa quantas vezes você veja, sempre vai querer assistir novamente. Elas ficam impregnadas na nossa lembrança. Pode ser que você não lembre com riqueza de detalhes, mas gravou algumas frases que te impactaram ou alguma cena que te tocou. Algumas produções inesquecíveis acabaram de pousar na Netflix e se você já viu e simplesmente adora ou se ainda não viu, não perca mais tempo. Destaques para “A Metamorfose dos Pássaros”, de 2020, de Catarina Vasconcelos; “Pura Paixão”, de 2020, de Danielle Arbid; e “O Jogo da Imitação”, de 2017, de Morten Tyldum. Os filmes disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Um documentário que investiga a história da avó da cineasta Catarina Vasconcelos, Beatriz, ou avó Triz, como era chamada. Ela conta com ajuda do pai, Jacinto, e dos tios, para descobrir sobre o casamento da avó aos 21 anos com o marinheiro Henrique e a vida solitária cuidando dos seis filhos enquanto o marido estava no mar. Quando a mãe de Catarina morre, ela e o pai passam por um processo de metamorfose em frente às câmeras e estudar a história da avó a faz se reconectar emocionalmente com sua própria mãe.
Uma mulher divorciada se envolve romanticamente com um diplomata russo casado. Embora não tenham nada em comum, a relação se torna uma obsessão para ela, que é capaz de qualquer coisa para manter o romance.
Alan Turing é um gênio matemático, lógico, criptologista e cientista da computação britânico que consegue desvendar o código alemão que ajuda os Aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial. Turing passa a colaborar no desenvolvimento de computadores na Unviersidade de Manchester após a guerra. Apesar do heroísmo e competência, alguns anos mais tarde acaba processado pelo governo do Reino Unido por atos homossexuais, considerado ilegais no país à época.
Gil Pender é um escritor em busca de inspiração para produzir um livro. Quando a família de sua noiva, Inez, convida o casal para uma viagem à Paris, ele acredita que a “cidade das luzes” fará bem para sua criatividade. Durante um passeio noturno e solitário pelas ruas da capital francesa, um sino da catedral toca e um carro antigo oferece carona ao escritor. Gil é magicamente transportado para o início do século 20, onde conhecerá seus artistas favoritos.
José é ex-marido e vizinho de Nora, uma mulher judia de 63 anos que comete suicídio por overdose de soníferos. Encarregado de realizar seu funeral, José se surpreende ao descobrir uma foto da ex-mulher com outro homem enquanto ainda eram casados. Ainda tem que receber os excêntricos amigos e familiares de Nora para a despedida.
Don é um romancista frustrado que se apaixona pela stripper Alice após um encontro inusitado em uma rua de Londres. Larry é um dermatologista grosseiro que se apaixona pela fotógrafa Anna, depois de se conhecerem em um aquário. Por forças do acaso, essas quatro pessoas conseguem intercalar romances complicados umas com as outras e sem a certeza se estão sendo realmente felizes nesses relacionamentos.
Bob é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer comerciais de uma marca de uísque. Charlotte é uma esposa desempregada que acompanha o marido fotógrafo em um trabalho. Tudo no Japão faz com que Charlotte e Bob se sintam deslocados. Mas é apenas uma questão espacial, é também emocional. Ambos estão cheios de problemas e têm dificuldades de se conectar com outras pessoas. No entanto, eles se conectam de uma maneira única e que não compreendem. Eles não conhecem a história do outro, mas sabem que são almas gêmeas.