As histórias românticas são contadas desde o início do cinema. E, como o amor é um tema universal, consegue atingir a todos de alguma maneira e emociona até mesmo os mais insensíveis. Para ajudar aqueles que adoram filmes de romance, a Revista Bula avaliou o catálogo da Netflix e reuniu em uma lista sete ótimos títulos do gênero. A seleção traz filmes de diferentes épocas e nacionalidades, mas todos foram bem avaliados pelo público e pela crítica especializada em cinema. Entre os destaques, estão: “Emma” (2020), de Autumn de Wilde; “Se a Rua Beale Falasse” (2018), Barry Jenkins; e “O Lado Bom da Vida” (2012), David O. Russell. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/10/Emma-5-610x407.jpg)
Bonita, inteligente e rica, Emma Woodhouse é uma jovem inquieta e sem rivais em sua pacata cidadezinha, que não consegue parar de se intrometer na vida amorosa de seus amigos. Aos 21 anos, ela está entediada após o casamento de sua governanta com um viúvo. Procurando um projeto de casamento, Emma, que mora com seu pai ansioso, faz amizade Harriet Smith, uma jovem de origem desconhecida, que frequenta o internato da vila para meninas carentes. Ela está determinada a unir Harriet com o vigário, o senhor Elton. Então ela convence Harriet a não aceitar a proposta do belo arrendatário Robert Martin. Em meio a triângulos amorosos e gafes em eventos sociais, Emma procura o amor até descobrir que ele já estava lá.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2021/02/A-Sociedade-Literaria-e-a-Torta-de-Casca-de-Batata--610x407.jpg)
Após a Segunda Guerra Mundial, uma escritora é convidada para participar de uma reunião de um clube do livro. Ao chegar no local, em uma pequena cidade, conhece o autor do convite, por quem se apaixona. No entanto, por trás do clube, a escritora descobre que a guerra ainda não acabou para essas pessoas marcadas pela perda de tantos entes queridos.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2021/10/If-Beale-Street-Could-Talk-610x407.jpg)
O filme é ambientado na década de 1970, em Beale Street, Nova York. Fonny e Tish eram amigos de infância antes de se apaixonarem na idade adulta. Tish está grávida quando Fonny é preso acusado falsamente de estupro. Deixada sozinha, Tish e sua família fazem todo o possível para provar a inocência de Fonny e tirá-lo da cadeia antes do nascimento do bebê.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/02/Blue-Jay-610x407.jpg)
Jim retorna à sua cidade natal para morar na casa de sua recém-falecida mãe. Além do luto, ele atravessa outros problemas pessoais. Sua namorada do colégio, Amanda, também está de volta para cuidar de sua irmã grávida. Os dois se encontram no supermercado e concordam em tomar um café. Na casa da infância de Jim, eles encontram velhas cartas de amor e fitas cassetes que gravaram juntos, trazendo de volta as memórias do passado.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/01/O-Lado-Bom-da-Vida-610x407.jpg)
Pat Soltando é um ex-professor do ensino médio que tem um surto de violência ao flagrar sua esposa com outro homem no chuveiro. Depois de ser liberado de uma ala psiquiátrica de Baltimore, onde passou oito meses, ele retorna para a casa de seus pais, banido de sua vida anterior. Na vizinhança, ele desenvolve uma amizade improvável com Tiffany, uma viúva que luta contra a depressão e que está obcecada em vencer o concurso de dança local. Os dois se tornam parceiros na competição, enquanto se ajudam mutuamente a superar seus traumas e reconstruir suas vidas.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/10/Jane-Eyre-610x407.jpg)
Ambientado na Inglaterra Vitoriana, o filme conta a história da órfã Jane Eyre. Após uma infância triste, ela decide se tornar governanta e aceita um emprego na mansão Thornfield Hall. Aos poucos, ela começa a se aproximar de seu patrão, o sr. Edward Rochester, e se apaixona por ele. Jane sente que finalmente encontrou a felicidade, mas Rochester esconde segredos que podem separá-los para sempre. A obra é uma adaptação do livro homônimo de Charlotte Brontë.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2021/12/The-Painted-Veil-610x407.jpg)
Ambientado na Inglaterra e Hong Kong, na década de 1920, o filme narra a história de amor entre Kitty e Walter. Casados, eles não convivem bem após uma traição da esposa. Walter, que é um médico infectologista, obriga Kitty a acompanhá-lo até Hong Kong, um lugar tomado pela epidemia de cólera. Despojada dos luxos que usufruía em Londres, ela é compelida a reavaliar sua vida. Juntos, eles redescobrem a paixão adormecida que sentiam um pelo outro.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/08/Orgulho-e-Preconceito-610x407.jpg)
Baseado no romance de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito” conta a história de Elizabeth Bennet e suas irmãs, que vivem na Inglaterra rural, do século 19. A família das garotas passa por problemas financeiros e a mãe está decidida a casar suas filhas com homens da alta sociedade. Quando o senhor Bingley se muda para a cidade, a senhora Bennet tenta casar sua filha mais bela, Jane, com o ricaço. Enquanto isso, Elizabeth se apaixona pelo melhor amigo de Bingley, o senhor Darcy, um arrogante e pouco sociável aristocrata.