A psicologia já desenvolveu diversos estudos sobre a pessoa que somos socialmente e a ‘propria persona’. Isso quer dizer que existe uma diferença entre o eu social e a pessoa que sou interiormente, que é desenvolvida até mesmo depois da nossa relação com a sociedade, durante a infância. Enquanto o eu social é a forma como me apresento para as pessoas, como quero ser identificado, minha personalidade, a persona é tudo aquilo que circula no obscuro. Ambas precisam conviver em harmonia para que eu (ou você) consiga continuar evoluindo como ser humano. No entanto, é possível que se uma dessas partes não vai bem, a outra também comece a se desintegrar. Nesta lista, alguns filmes que vão explorar a psique humana e nos fazer refletir sobre a persona interna. Destaques para “Estou Pensando em Acabar com Tudo”, de 2020, de Charlie Kaufman; “Inimiga Perfeita”, de 2020, de Kike Maíllo; e “O Diabo de Cada Dia”, de 2020, de Antonio Campos. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Apesar de ter dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem faz uma viagem de carro com seu novo namorado, Jake para visitar a fazenda da família dele. Depois de uma forte nevasca, ela fica presa com a mãe e o pai de Jake e começa a questionar a natureza do que sabe sobre seu namorado, sobre si mesma e o mundo. Uma análise do arrependimento, da carência afetiva e da fragilidade do espírito humano, “Estou Pensando em Acabar com Tudo” é baseado no best-seller de Iain Reid.
Jeremiasz Angust é um arquiteto que está em uma viagem à Paris para uma conferência. Depois do evento, ele pega um táxi para chegar ao aeroporto e, no caminho, conhece Texel Textor, uma adolescente que o faz, acidentalmente, perder o voo. Enquanto espera no saguão pelo próximo voo para Varsóvia, Texel aparece novamente e o convence a ouvi-la compartilhar algumas histórias horríveis e intrigantes de sua infância.
A história traz diversos eixos familiares no sul de Ohio, na década de 1960. Entre eles, o de Arwin, órfão depois que o pai (um veterano de guerra) se matou e a mãe morreu de câncer. Ele e Charlotte, que também é órfã, vivem como irmãos na casa da avó do jovem. Quando um novo pastor chega à cidade e seduz Charlotte, Arwin descobre que tem a mesma personalidade violenta do pai. Em outro arco, Carl e Sandy formam um casal de seriais killers, que dão carona a jovens rapazes somente para matá-los.
Angél é um paramédico que ficou paralisado da cintura para baixo após um acidente de carro. Deprimido e ressentido, ele desconta sua frustração na namorada, Vani, que o deixa. Meses depois, ele a atrai para seu apartamento e a mantém como refém. Durante uma tentativa de fuga de Vani, Angél cai e sua condição piora, o tornando paralisado do pescoço para baixo. Então, ela decide ficar com Angél. Ao contrário do que se pensa, não é motivada pela culpa, mas por vingança.
Ephraim Winslow é contratado como assistente de um faroleiro, chamado Thomas Wake. O trabalho é árduo, o tempo é ruim e Wake se mostra um chefe desprezível e autoritário, que não permite a entrada de Winslow no farol superior. Quando uma gaivota aparece e começa a atormentar o recém-chegado, trazendo maus presságios, coisas sombrias e misteriosas começam a acontecer.
O documentário mostra a história por trás das gravações de “Man on the Moon”, estrelado por Jim Carrey, em 1999. Uma biografia sobre o comediante Andy Kaufman, Carrey, que o interpreta, permanece no personagem durante toda a gravação. O filme é centrado em mostrar como Carrey se tornou uma estranha reencarnação de Kaufman, no set, e de seu alter ego agressivo, Tony Clifton. Por meio de imagens inestimáveis, hilárias e ocasionalmente perturbadoras, vemos o diretor Milos Forman irritado e lutando com a recusa de Carrey em sair do personagem no set. Danny DeVito e outros membros do elenco também são vistos visivelmente testados pelas táticas do ator.
Buster é um homem paranoico que vive nas montanhas invadindo chalés de férias vazios em busca de comida, enquanto é procurado por policiais. Alguns eventos misteriosos de seu passado o levaram a se retirar da vida em sociedade na virada do milênio. Em paralelo, uma outra narrativa é construída. No passado, Buster se chamava Jonas e trabalhava como concierge em um grande hotel à noite. Ele, a esposa e a filha viviam com os sogros, enquanto ele juntava dinheiro para realizar o sonho de se mudar para o campo. O que aconteceu com Jonas?
Em 1985, Jane Ryer é uma garota cuja família é misteriosamente massacrada em uma fazenda e ela é a única sobrevivente. O caso nunca é solucionado pela polícia e Jane tem uma amnésia e se esquece de tudo que aconteceu. Décadas mais tarde, Jane é uma fotógrafa obcecada em tirar fotos de casas antigas e seus moradores. Quando Jane sofre um acidente automobilístico que provoca diversas fraturas em seu crânio, ela decide consultar um psiquiatra que a convence a fazer uma visita à antiga fazenda de sua família para se lembrar do que aconteceu no passado.
Teddy é um detetive que viaja até uma ilha, onde fica um hospital psiquiátrico, para investigar o desaparecimento de uma das internas. Acompanhado de seu parceiro, Chuck, eles encontram a resistência de todos para obter informações e desvendar o caso. Enquanto uma rebelião é deflagrada no local, Teddy tem seus próprios fantasmas do passado que o assombram e que precisa encarar.
Vítimas de um ataque brutal, uma mulher morre e seu marido, Leonard, fica com ferimentos graves. Ele consegue sobreviver, mas a violência dos golpes lhe provoca um distúrbio neurológico. Seu cérebro não registra mais fatos recentes e ele esquece por completo de coisas que acabaram de acontecer. Mesmo assim, ele desafia suas limitações e se prontifica a encontrar o assassino de sua mulher e, finalmente, vingá-la. O filme se bifurca em duas narrativas: uma em cores, que expõe os fatos de modo reverso, e outra em preto e branco, sob a forma cronológica comum, explorando a amnésia do protagonista para, no desfecho, ligar as duas e, esclarecer se Leonard matou o homem certo.