Há quem considere o cinema uma arte inferior à literatura, por exemplo. Mal sabem eles, que a complexidade de uma obra cinematográfica engloba muito além de uma história. Não é apenas um roteiro e uma câmera ligada. Existe toda uma engenharia por trás das cenas. Até mesmo os movimentos da câmera e dos personagens são coreografadas, a posição dos artistas na tela, a iluminação, os ângulos da fotografia são primorosamente planejados para que a mensagem certa seja enviada ao público. Nesta lista, algumas produções aclamadas e muito mais profundas do que você imagina e que estão disponíveis na Netflix. Destaques para “Pieces of Woman”, de 2021, de Kornél Mundroczó; “Aniquilação”, de 2018, Alex Garland; e “O Vazio de Domingo”, de 2018, de Ramón Salazar. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Sean trabalha na construção de uma ponte em Boston e deixa o local para ficar com sua companheira, Martha, que está grávida em casa. O primeiro bebê do casal nascerá a qualquer momento. Quando chega a hora, a obstetra não está disponível, então é enviada uma parteira substituta. Ela acompanha todos os estágios com Martha em um parto domiciliar que aparentemente transcorre dentro do script. Quando o bebê sai e se ouve o primeiro choro, os pais o seguram, em êxtase. A parteira dá um suspiro de alívio. Mas o momento de felicidade é passageiro e logo algo dá errado.
Lena é uma bióloga em luto pela perda do marido, o soldado Kane, que serviu em uma missão secreta e foi tido como morto. Repentinamente, ele é encontrado vivo, desorientado e incapaz de recordar o que houve. De volta em casa, Lena tenta levá-lo ao hospital, mas o casal é interceptado pelo governo e levado para uma instalação misteriosa. Lá, Lena é informada sobre uma força extraterrestre que parece estar se expandindo e que matou todos que tentaram entrar nela, com exceção de Kane. Ela e outras mulheres cientistas recebem a incumbência de ir até à área desconhecida e descobrir o mistério por trás da força. A esperança de Lena é desvendar como ela atua para que seu marido seja salvo. No entanto, a experiência se mostra bem além das expectativas mais selvagens de Lena.
Chiara foi abandonada por sua mãe biológica, Anabel, há três décadas. Um dia, ela decide procurar pela mãe e lhe propõe algo inusitado: que as duas passem dez dias juntas em uma vila remota entre a Espanha e a França. Anabel aceita e o convite e, a partir desse encontro, o filme destrincha a relação dessas duas mulheres que, apesar de serem mãe e filha, não se conectam há muitos anos.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
David Gale é um professor de filosofia do Texas que se torna prisioneiro no corredor da morte. Poucos dias antes de ser executado por estupro e assassinato, Gale aceita dar uma entrevista. Ele e a vítima, Constance, eram colíderes de um grupo que se opunha à pena de morte. Ele só aceita falar com uma jornalista de uma revista semanal, chamada Bitsy, que ficou uma semana presa após se negar a revelar uma fonte. Os termos da entrevista são que David receberá meio milhão de dólares em dinheiro e que Bitsy o verá duas horas por dia nos últimos três dias antes da execução.
Vítimas de um ataque brutal, uma mulher morre e seu marido, Leonard, fica com ferimentos graves. Ele consegue sobreviver, mas a violência dos golpes lhe provoca um distúrbio neurológico. Seu cérebro não registra mais fatos recentes e ele esquece por completo de coisas que acabaram de acontecer. Mesmo assim, ele desafia suas limitações e se prontifica a encontrar o assassino de sua mulher e, finalmente, vingá-la. O filme se bifurca em duas narrativas: uma em cores, que expõe os fatos de modo reverso, e outra em preto e branco, sob a forma cronológica comum, explorando a amnésia do protagonista para, no desfecho, ligar as duas e, esclarecer se Leonard matou o homem certo.
Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.