Das dezenas de filmes lançados nas plataformas de streaming em 2022, alguns podem ser considerados obras-primas. A Revista Bula fez uma seleção de produções recentes, lançadas ou distribuídas pela Netflix, que foi consenso de qualidade entre crítica e público. Seja pelo roteiro bem- elaborado, pelo impacto visual, ou por atuações dignas de prêmios, os filmes selecionados estão entre os melhores do ano. Destaques para o americano “Arremessando Alto” (2022), de Jeremiah Zagar; e para o indiano “RRR — Rise Roar Revolt”, de S.S. Rajamouli. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Stanley Beren é um olheiro de basquete que descobre por acaso o jogador amador espanhol, Bo Cruz, jogando em um parque nos arredores de Madri. Vendo no rapaz um talento como há muito tempo não encontrava, Stanley se vê renovado de esperanças e decide levar o fenômeno para os Estados Unidos, sem a aprovação da equipe. Os dois terão de provar, contra todas as probabilidades, que têm o que é preciso para chegar à NBA.
O filme relata o bombardeio da Escola Francesa em Copenhague em 21 de março de 1945. As Forças Aéreas reais lideraram um ataque à sede da Gestapo na Dinamarca, na Shell House. No entanto, o ataque teve trágicas consequências quando uma das bombas caiu nas proximidades da Escola Francesa, levando os soldados a acreditarem que a instituição de ensino era o alvo. Ao todo, 104 pessoas foram mortas, das quais, 86 eram crianças. O filme narra a história do ponto de vista das crianças e freiras da escola, bem como dos combatentes da resistência capturados na sede da Gestapo.
O ano é 1943. Os Aliados estão determinados a acabar com o domínio de Hitler na Europa e planejam um ataque na Sicília, mas enfrentam um desafio praticamente impossível: proteger as forças invasoras de um massacre. A missão fica por conta dos oficiais da inteligência Ewen Montagu e Charles Cholmondeley. Os dois criam a estratégia de desinformação mais genial e ilógica da Segunda Guerra Mundial, com um agente secreto improvável: um homem morto.
Ambientado em 1920, em Delhi, Ramaraju e Bheem se tornam amigos íntimos sem saber a verdade um do outro ou a intenção por trás de suas ações a favor ou contra o reino britânico. Enquanto Ramaraju é um jovem policial feroz de sangue quente, Bheem é inocente e calmo. Ramaraju trabalha para os britânicos, mas já foi submetido a muitas humilhações pela cor de sua pele. Por outro lado, Bheem é da tribo de Gond e veio a Delhi para resgatar Malli, sequestrada pelos britânicos. A amizade entre eles poderá se transformar quando a verdade vier à tona.
Bônus
Em 1981, o jovem Barack Obama, conhecido pelos amigos como “Barry”, chega a Nova York para cursar o terceiro ano da Columbia University, localizada numa área de alta criminalidade e muita tensão racial. Barry se vê atraído por diferentes círculos sociais, e luta para conciliar seus interesses, o relacionamento com a mãe, americana do estado do Kansas, com o pai, do Quênia, e seus colegas.