É claro que nem todos os filmes e séries históricos que vemos são a reprodução 100% fiel do que houve. Primeiro, porque quase nunca, especialmente em obras épicas, há testemunhas sobre os ocorridos, mas cartas e documentos. Segundo, porque mesmo a memória de testemunhas poderia alterar a realidade. Terceiro, porque toda obra cinemática precisa de alguns elementos ficcionais para dar a dramaticidade e o magnetismo que irá atrair a atenção do público. No entanto, as obras históricas são ótimas maneiras de aprender sobre personalidades, lugares, eventos políticos e transformações sociais que ocorreram no mundo. A Revista Bula traz agora uma seleção de séries para se informar enquanto relaxa. Destaques para “The English Game”, de 2020, de Julian Fellowes; “The Crown”, de 2016, de Peter Morgan; e “The Last Kingdom”, de 2015, de Jon East. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Ambientado na década de 1870, a série narra a história de dois jogadores reais, Arthur Kinnaird e Fergus Suter, que apesar de serem de times adversários, mudaram a forma de se jogar futebol. Kinnaird dominou o campo jogando por anos para o Old Etonians, equipe ganhadora de quatro copas da Football Association, e atuou como membro do conselho e presidente da associação. Já Sutter foi um jogador escocês comprado para jogar pelo Darwen FC. A série narra diversos conflitos que oficializaram as regras do futebol e diferenciaram o esporte profissional do amador.
Os episódios revelam os bastidores por trás da vida pública da Rainha Elizabeth II e aborda acontecimentos que antecedem seu casamento com o Príncipe Philip. Aos 25 anos, assim que ela começa se estabelecer como uma esposa e mãe, seu pai, o Rei George VI, morre de câncer de pulmão. Como herdeira do trono, Elizabeth tem que se ajustar para assumir como monarca de uma nação recém-saída da guerra. Ao seu lado, o primeiro-ministro Winston Churchill, que a auxilia a compreender os pormenores do jogo político.
Após ter o pai morto por saxões, Uhtred é um menino sequestrado pelos nórdicos e criado como um deles, enquanto os vikings continuam seus ataques a vários reinos da Inglaterra. Agora adulto, Uhtred se vê diante da missão de reivindicar seu direito de primogenitura, enquanto vê sua lealdade dividida. Já o ambicioso Rei Alfred de Wessex é o último a manter seu trono e faz planos para unir a Inglaterra e espalhar o cristianismo.
Em 1667, Luis XIV da França, de 28 anos, inicia a transformação do pavilhão de caça de seu pai, Versalhes, em um grande palácio símbolo da monarquia absolutista, reforçando o poder de sua própria dinastia e o domínio cultural da França. Enquanto ele se torna o Rei Sol, inicia também um cenário de intrigas e paranoias.
Em 1945, Claire Randall está de férias na Escócia com o marido, Frank. O casal esteve separado durante grande parte do casamento, pois Claire trabalhou como enfermeira na Segunda Guerra Mundial, enquanto Frank atuava na inteligência militar. As férias são tratadas como se fossem uma segunda lua de mel antes de se mudarem para uma nova casa em Oxford, onde pretendem se estabelecer e começar uma família. No entanto, o plano é interrompido quando Claire toca em algumas pedras monolíticas pagãs e perde a consciência, acordando dois séculos antes.