Como só conhecemos nossa própria história e não sabemos como é viver na pele de outro, é difícil compreender as motivações e as razões que movem outras pessoas. A existência é cheia de paradoxos e só compreendemos algumas situações quando a vivemos, de fato. Nessa lista, a Revista Bula selecionou algumas produções que vão te fazer enxergar o mundo de outra forma, sob outro olhar, por uma perspectiva completamente diferente da que está acostumado. Esses filmes estão aqui para mostrar que a vida é bela, independente das lições que ela nos deixa em nossos caminhos. Destaques para “O Resgate de Ruby”, de 2022, de Katt Shea; “Vamos Consertar o Mundo”, de 2022, de Ariel Winograd; e “A Filha Perdida”, de 2021 de Maggie Gyllenhaal. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Daniel O’Neil adota a cadelinha Ruby, a salvando de ser sacrificada. Ele é um soldado hiperativo e disléxico, que sonha em entrar na Rhode Island K9, uma academia de polícia de elite. Ruby, que também é hiperativa e precisa de treinamento, acaba por inspirá-lo a persistir em seu objetivo. A dupla enfrenta contratempos em sua jornada, mas com ajuda da família e de membros de sua comunidade, que apoiam e torcem por seu sucesso, eles superam seus desafios juntos.
David Samaras, conhecido como “o Grego”, é produtor de um famoso talk-show, chamado “Vamos Consertar o Mundo”, no qual as pessoas supostamente solucionam conflitos com quem se relacionam. O Grego é solteiro e nunca teve um romance duradouro. Seu vínculo mais longo é com seu filho Benito, de 9 anos, fruto de uma aventura amorosa. Ele cuida do garoto com a sensação de que a criança é um fardo em sua vida. Até que no meio de uma discussão, a mãe do menino dispara que ele não é realmente filho de Grego. Pouco depois da revelação, ela morre. Então, o Grego decide revelar a verdade para Benito, que pede que ele faça uma última coisa por ele: ajudar a encontrar seu verdadeiro pai.
Leda é uma professora acadêmica de férias em uma pequena cidade costeira na Grécia. Em um dia na praia, ela observa uma família brigando nas proximidades. Leda se vê obcecada por Nina, uma jovem mãe que tem dificuldades para controlar sua filha. Quando a criança desaparece, Leda encontra a menina e a devolve à família. A partir de então, ela passa a ter flashbacks de suas filhas e a ser assombrada por lembranças dolorosas de seu próprio passado.
Fabietto Schisa tem 17 anos e vive em Nápoles, durante os anos 1980. Introspectivo, ele encara os acontecimentos ao seu redor sem muita emoção, até que alguns eventos mudam tudo. Um deles é a ida de Diego Maradona, seu maior ídolo, à sua cidade. Outro, é um acidente trágico envolvendo sua família, que o obriga a amadurecer. O despertar de uma paixão pelo cinema também o ajuda a encontrar um novo sentido para a vida.
Perto de seu 30° aniversário, Jonathan Larson tem que servir mesas para se manter, enquanto escreve um musical quase autobiográfico. Preocupado com a possibilidade de ter optado equivocadamente pela carreira artística, ele se sente pressionado pela namorada, que quer afugentar suas pretensões profissionais, e pela melhor amiga, que abandonou o sonho de ser atriz para ter segurança financeira e por medo da Aids, que lança uma sombra sobre os profissionais da arte.
Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.
Ben e seus filhos vivem na floresta, se alimentam do que caçam, leem livros complexos e rejeitam o estilo de vida capitalista. Eles acreditam que estão lutando para sobreviver em uma sociedade cada vez mais distante da natureza e do conhecimento intelectual. Apesar disso, o filho mais velho, Bodevan, sonha em frequentar uma universidade, enquanto o mais novo, Rellian, quer ser uma criança como todas as outras. A mãe cometeu suicídio recentemente e todos ainda estão impactados com sua ausência. Apesar de não terem sido convidados, a família toda embarca em uma viagem de ônibus para participar do funeral, promovido pelo avô materno aristocrata.
Andrew Neiman é um músico talentoso, que consegue entrar no prestigiado conservatório de música de Manhattan, a Schaffer Academy. O sonho dos estudantes de música do conservatório é ser convidado para à banda de jazz, regida pelo severo professor Terence Fletcher. Ele treinou alguns dos melhores instrumentistas de jazz da atualidade, mas agradá-lo não é uma tarefa fácil. Seus métodos incluem assédio moral, agressões e completa humilhação, além de forçar seus alunos ao limite da exaustão. Andrew é convidado para ser o baterista da banda, mas o que começa como um sonho, pode se tornar o fim do seu amor pela música.
Em 1981, na cidade de São Francisco, Chris Gardner e sua esposa, Linda, estão com dificuldades financeiras. Ela trabalha em dois turnos, lavando roupas em um hotel. Ele está tentando vender scanners de densidade óssea, mas as máquinas são caras demais e nenhum médico quer comprar. Quando Linda decide abandonar sua família, Chris continua determinado. Ele passa seis meses trabalhando em um estágio não remunerado, determinado a se tornar um corretor da bolsa. Enquanto estuda e mal consegue pagar suas próprias refeições e de seu filho pequeno, Chris não perde as esperanças de que irá vencer na vida.
O solitário Joel finalmente encontra o amor ao conhecer Clementine, uma jovem problemática com medo de se apegar emocionalmente. Quando o relacionamento entre eles começa a ficar turbulento, Clementine decide contratar um serviço chamado “Lacuna”, que irá apagar as memórias que possuem Joel. Ao saber que Clementine realizou o procedimento, ele também contrata a empresa para apagá-la de sua mente.