Se você faz parte do grupo de pessoas que os outros chamam de “do contra” e está sempre revoltado com o sistema social e político-econômico. Se você acredita que nós, seres-humanos, assim como cantou Zé Ramalho cantou, não passamos de gado marcado, ou como Alan Parker narrou em “O Expresso da Meia-Noite”, fazemos parte de uma engrenagem que mantém a roda de uma determinada ordem e a hegemonia girando. Se você está constantemente expressando seu desagrado com a forma como o mundo é e tenta constantemente transformá-lo, essa lista da Revista Bula é para você. Aqui, produções incríveis que estão disponíveis no catálogo da Netflix. Destaques para “Metal Lords”, de 2022, de Peter Sollett; “Bohemian Rhapsody”, de 2018, de Bryan Singer; e “Capitão Fantástico”, de 2016, de Matt Ross. Os títulos estão disponíveis na Netflix e organizados de acordo com o ano de lançamento. A lista não segue critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Hunter e Kevin são dois adolescentes de ensino médio que querem formar uma banda de heavy metal. Eles estão à procura de um baixista, mas só conseguem encontrar Emily, que toca violoncelo e tem alguns sérios transtornos emocionais. O grupo se inscreve no Battle of Bands, mas precisam conciliar as diferenças musicais para conseguirem vencer.
Freddie Bulsara sonha em se tornar um astro da música e adora ir para clubes noturnos ver sua banda favorita tocar. Quando o vocalista é demitido, Freddie se oferece para a vaga e consegue. Ele muda seu sobrenome para Mercury e a banda se torna Queen. O som inebriante e seus vocais surpreendentes fazem com que a banda alcance sucesso imediato. Freddie se casa com sua namorada, Mary, mas começa a lidar com as armadilhas da fama, como vaidade, drogas e sua própria identidade sexual.
Ben e seus filhos vivem na floresta, se alimentam do que caçam, leem livros complexos e rejeitam o estilo de vida capitalista. Eles acreditam que estão lutando para sobreviver em uma sociedade cada vez mais distante da natureza e do conhecimento intelectual. Apesar disso, o filho mais velho, Bodevan, sonha em frequentar uma universidade, enquanto o mais novo, Rellian, quer ser uma criança como todas as outras. A mãe cometeu suicídio recentemente e todos ainda estão impactados com sua ausência. Apesar de não terem sido convidados, a família toda embarca em uma viagem de ônibus para participar do funeral, promovido pelo avô materno aristocrata.
Andrew Neiman é um músico talentoso, que consegue entrar no prestigiado conservatório de música de Manhattan, a Schaffer Academy. O sonho dos estudantes de música do conservatório é ser convidado para à banda de jazz, regida pelo severo professor Terence Fletcher. Ele treinou alguns dos melhores instrumentistas de jazz da atualidade, mas agradá-lo não é uma tarefa fácil. Seus métodos incluem assédio moral, agressões e completa humilhação, além de forçar seus alunos ao limite da exaustão. Andrew é convidado para ser o baterista da banda, mas o que começa como um sonho, pode se tornar o fim do seu amor pela música.
O Narrador é um homem anônimo e solitário, deprimido e exausto com sua vida e trabalho, que participa de terapias em grupos de apoio (para problemas que ele não tem) em busca de catarse. Em uma das reuniões, ele conhece Marla, uma mulher que frequenta os mesmos grupos apenas para ouvir os relatos de outras pessoas. Os dois se envolvem romanticamente, até que uma terceira pessoa se entra na relação. O Narrador conhece Tyler Durden em um avião, um homem fascinante, que o apresenta uma sociedade secreta de homens que se encontram para liberar suas frustrações e estresses batendo uns nos outros.
Baseado no livro de relatos autobiográficos de Susanna Kaysen, o filme inicia com sua tentativa de tirar a própria vida e, em seguida, seu encaminhamento para um hospital psiquiátrico. Diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, ela conhece outras jovens com quem se identifica e que também sofrem de transtornos psiquiátricos. Entre elas, Lisa Rowe é uma moça rebelde, sedutora e sociopata, com quem Susanna planeja sua fuga da internação.
Travis Bickle é um jovem desequilibrado que, após o serviço militar, se mudou para Nova York. Com insônia, ele aceita trabalhar como taxista nas madrugadas. Enojado com a sujeira e a corrupção na cidade, ele começa a fantasiar sobre fazer justiça com as próprias mãos. Incapaz de se conectar com outras pessoas, a única amiga que faz na cidade é uma prostituta menor de idade, explorada por um perigoso cafetão. A saúde mental de Bickle rapidamente se deteriora e ele acredita ser capaz de limpar, por conta própria, Nova York do crime.