Algumas produções parecem ter vindo de outro planeta. Não dá para imaginar que tipo de cérebro seria capaz de criar coisas tão malucas, surreais e psicodélicas. A arte é mesmo surpreendente e nos mostra como a mente humana é capaz de inventar coisas diferentes, inovadoras e excêntricas e passar mensagens codificadas por cenas de uma maneira como você jamais imaginou em toda sua vida. A beleza do cinema é isso, chocar, inovar, surpreender. Te transportar para outras realidades ou, melhor ainda, te levar a mundos que nunca irão realmente existir. Se você está em busca de filmes desse tipo, acompanhe essa lista. Destaques para “Estou Pensando em Acabar com Tudo”, de 2020, de Charlie Kaufman; “O Farol”, de 2019, de Robert Eggers; e “Velvet Buzzsaw”, de 2021, de Dan Gilroy. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Apesar de ter dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem faz uma viagem de carro com seu novo namorado, Jake para visitar a fazenda da família dele. Depois de uma forte nevasca, ela fica presa com a mãe e o pai de Jake e começa a questionar a natureza do que sabe sobre seu namorado, sobre si mesma e o mundo. Uma análise do arrependimento, da carência afetiva e da fragilidade do espírito humano, “Estou Pensando em Acabar com Tudo” é baseado no best-seller de Iain Reid.
Ephraim Winslow é contratado como assistente de um faroleiro, chamado Thomas Wake. O trabalho é árduo, o tempo é ruim e Wake se mostra um chefe desprezível e autoritário, que não permite a entrada de Winslow no farol superior. Quando uma gaivota aparece e começa a atormentar o recém-chegado, trazendo maus presságios, coisas sombrias e misteriosas começam a acontecer.
Josephina é assistente de uma poderosa curadora de artes em Los Angeles, Rhodora Haze. Quando seu vizinho idoso morre, ela descobre que todos os itens do apartamento dele serão destruídos, entre eles, dezenas de pinturas notáveis que refletem seu profundo talento e turbulência emocional. No entanto, o artista morto tinha um passado sombrio e queria suas obras destruídas por um motivo: suas artes são amaldiçoadas e todos que tocam nelas acabam se tornando vítimas de mortes violentas e misteriosas.
Um casal transforma uma antiga casa em um lar. A jovem esposa está grávida e o marido, um escritor famoso, é aparentemente amável. Certo dia, um visitante inesperado pede para passar a noite na residência e o marido aceita. De repente, novas visitas inconvenientes chegam, causando uma série de eventos perturbadores. O local tranquilo e de aconchego familiar se torna um ambiente caótico e inseguro para a futura mãe e seu bebê.
Buster é um homem paranoico que vive nas montanhas invadindo chalés de férias vazios em busca de comida, enquanto é procurado por policiais. Alguns eventos misteriosos de seu passado o levaram a se retirar da vida em sociedade na virada do milênio. Em paralelo, uma outra narrativa é construída. No passado, Buster se chamava Jonas e trabalhava como concierge em um grande hotel à noite. Ele, a esposa e a filha viviam com os sogros, enquanto ele juntava dinheiro para realizar o sonho de se mudar para o campo. O que aconteceu com Jonas?
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.