O problema não é apenas a inflação. É que o salário-mínimo aumentou abaixo da inflação e os cálculos apontam que a remuneração ideal deveria ser de pelo menos R$ 5.997,14 em janeiro de 2022, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Estamos longe dessa realidade. E pior, mais próximos de uma realidade de mais aumentos, mais desempregos e, consequentemente, a mais-valia faz cada vez mais sentido. Mas eu não estou aqui para dar um discurso marxista sobre como a parte da sociedade que tudo produz a tudo deveria ter acesso (mas não tem), mas para indicar algumas séries de humor que vão te ajudar a esquecer por alguns momentos da sua revolta, das injustiças sociais e das lutas de classe. Destaques para “Amor Para Recomeçar”, de 2022, de Hadi El Bagoury”; “As Vidas Secretas da Família Uysal”, de 2022, de Onur Saylak; e “A Vizinha da Mulher na Janela”, de 2022, de Hugh Davidson e Larry Dorf. Os títulos da Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Ola é uma dona de casa em tempo integral, que deixou o emprego para cuidar de sua família. Ela se esforça constantemente para que tudo pareça perfeito em sua vida, quando a realidade é bem diferente. Tudo desmorona quando seu marido anuncia que quer o divórcio. Forçada a aceitar essa mudança vital, Ola, que ganha a guarda dos filhos, deve encontrar uma forma de sustentar a casa, enquanto tenta se reencontrar.
Em uma família disfuncional, o pai, Oktay, é um homem que planeja abandonar sua família para viver como em seus dias de adolescência, quando era punk e rebelde. Sem coragem para sair de casa, ele perambula pelas ruas da cidade à noite, vestido de punk e procurando por outras pessoas que compartilham de seus mesmos gostos. Enquanto isso, sua esposa, Nil, desistiu há anos de sua carreira para cuidar da família. Ela tenta retornar ao mercado de trabalho, mas descobre que é considerada velha demais pelas empresas que receberam seu currículo. Quando conhece uma mulher em um clube noturno, mente que é uma profissional bem-sucedida e divorciada. Elas se tornam amigas e saem para se divertir e paquerar homens. Já o filho mais velho do casal, Ege, que sofre de uma doença mental, faz amizade com uma assistente social, mas mente que seu pai está na prisão e sua mãe mora em um abrigo. Por quanto tempo as mentiras desta família passarão despercebidas?
Para a solitária Anna, todos os dias são iguais. Ela se senta na janela com uma taça de vinho e assiste a vida passar. Até que um dia, um homem bonito e interessante se muda para a casa vizinha e dá à Anna um novo ânimo. Ela passa a observá-lo de sua janela diariamente. Até que um dia, Anna testemunha um homicídio. No entanto, seu passado obscuro, seus problemas psicológicos e sua rotina de remédios a tornam uma pessoa pouco crível para a polícia. Então, ela deve solucionar o mistério por conta própria.
Juanpis González é o herdeiro mais rico e mimado da Colômbia. Futuro sucessor na chefia da empresa da família, Juanpis estraga tudo quando se mete em uma briga em uma boate e é filmado desafiando policiais e dizendo: “Você sabe com quem está falando?”. Quando o vídeo se espalha pelas redes sociais, seu futuro na companhia está em risco. Juanpis deve contratar um consultor para conseguir limpar sua imagem na internet.
Terry Seatle é um detetive de polícia que deve solucionar um caso a cada episódio. A chefe da delegacia, que também é ex-mulher de Terry, acredita que ele não consegue se apegar a nenhum parceiro, então designa um “estagiário” para cada crime que Terry deve desvendar. Na verdade, os estagiários são celebridades que interpretam a si mesmas e sem roteiro. Eles não têm a menor ideia do que devem fazer, mas ao final de cada caso, precisam adivinhar o assassino.