A mentira existe desde os primórdios e podem ajudar ou prejudicar. Muita gente diz que não gosta de mentira, mas é impossível viver sem ela. Uma mentirinha dita para agradar, consolar ou resguardar é bem-vinda. No entanto, exageros indicam transtornos e podem trazer consequências sérias para a vida da pessoa que conta ou da envolvida na história. A Revista Bula traz aqui uma lista de filmes disponíveis nos streamings para refletirmos sobre a mentira, os motivos de contarmos e as consequências. Destaques para “Eu me Importo”, de 2020, de J. Blakeson; “O Lobo Atrás da Porta”, de 2013, de Fernando Coimbra; “Esposa de Mentirinha”, de 2011, de Denis Dugan. Os títulos estão organizados por streaming e ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Netflix

Marla Greyson é uma advogada que atua como tutora legal de idosos considerados mentalmente incapazes pelo governo. No entanto, por trás da missão, ela encabeça um esquema que drena as economias de seus tutelados, enquanto eles vivem seus últimos anos em abrigos. Um dia, Marla acredita ter encontrado a presa perfeita: uma idosa riquíssima e sem nenhum herdeiro para reivindicar a herança. No entanto, a vítima é mais esperta do que aparenta à primeira vista.

Quando Sylvia vai à escola de sua filha para buscá-la, descobre que ela já havia saído com um “vizinho”. Incapaz de imaginar por que alguém sequestraria a menina, já que não são ricos, a mulher avisa a polícia que o marido pode ter uma amante que provocou a situação. Bernardo, o pai da criança desaparecida, confirma que manteve um caso com a jovem Rosa. A partir de então, o detetive responsável interroga os três para investigar o que realmente aconteceu.

Após usar uma aliança por 20 anos como estratagema para levar mulheres para cama, Danny finalmente conhece o amor de sua vida. No entanto, quando a moça encontra a aliança, ela foge pensando que ele é casado. Desesperado, Danny mente que está se divorciando de sua assistente, com quem mantém uma boa relação por causa dos filhos. A funcionária topa sustentar a mentira, desde que ele pague por férias no Havaí para todos. A mentira cresce conforme o namoro de Danny avança.

Fletcher Reede é um advogado que está constantemente dizendo mentiras. Algumas são pequenas, como elogios aos colegas de trabalho, enquanto outras são grandes, como dizer aos seus clientes criminosos que irá conseguir livrá-los de pagar por seus delitos. No entanto, as piores mentiras são contadas ao filho Max, que é constantemente negligenciado por conta de seu trabalho. Ao assoprar as velas de aniversário, Max deseja que seu pai pare de mentir por um dia e o desejo acaba se tornando realidade. Completamente incapaz de dizer algo que não seja a mais pura verdade, a vida pessoal e profissional de Fletcher se transforma em um completo caos.
Amazon

Cate McCall era uma advogada importante antes de provocar a prisão de um homem inocente pensando que ele era culpado. Agora, ela é alcoólatra em recuperação e perdeu a custódia temporária de sua filha. Até que ela recebe um novo caso de um recurso de uma mulher condenada por assassinato, que jura ter sido condenada injustamente. Ela terá de enfrentar seus conflitos internos, vencer as dúvidas sobre si própria para conseguir lidar com o caso.

A melhor amiga de Olive, Rhiannon, a chama para um acampamento. Para não ir, Olive mente que irá sair, mas fica em casa durante todo o final de semana. Quando Rhiannon volta e a pressiona para ter detalhes sobre a ocasião, Olive entra em pânico e mente sobre ter perdido a virgindade com um universitário mais velho. Uma outra aluna ouve a conversa e espalha fofocas lascivas, levando toda a escola a falar sobre Olive. Com a reputação em frangalhos, Olive decide abraçar sua nova identidade e se vestir de maneira provocante.

Jean trabalhava como tradutor da Unesco e se torna um faz-tudo no salão de beleza de Emily. Apaixonado por ela, Jean escreve uma carta de amor, mas ao encontrá-la, Emily acredita que se trata de um admirador secreto de sua mãe, Maddy. Eventualmente, Maddy acredita que seu admirador secreto é Jean. Emily sustenta a história para que a mãe fique feliz.

Em um mundo onde os conceitos de verdade ou falsidade não existem, Mark Bellison se apaixona perdidamente e, acidentalmente, conta a primeira mentira. É uma pequena mentira, mas tira Mark de um grande problema. Diante da percepção das implicações do que fez, Mark passa a contar mentiras ainda maiores para ajudar amigos e entes queridos a lidar com medos, problemas e dores da vida. Ser o único humano que mente leva Mark à fama, fortuna e um relacionamento com a mulher dos seus sonhos. Mas, à medida que as coisas acabam saindo do controle, ele se torna um profeta para os humanos alienados.