A vida é mais fácil para uns que para outros. Já dizia Tim Maia, “uns nascem para chorar, enquanto o outro ri”. Mas não se engane, todo ser humano passa por dificuldades, problemas, se sente solitário ou desmotivado. Não importa quão grande seja seu problema, sempre há alguém vivendo algo pior. O que não significa que você não tenha direito de sentir sua dor, mas é importante não se deixar ser tomado completamente por ela. É preciso encontrar força para continuar seu caminho. Muita gente depende e se inspira em você. Para te ajudar a transformar sua visão da vida, a Revista Bula trouxe alguns filmes cheios de reflexões que podem te ajudar a encontrar um rumo. Destaques para Por Lugares Incríveis, de 2020, de Brett Haley; “Roma”, de 2018, de Alfonso Cuarón; e “Somos Todos Iguais”, de 2018, de Michael Carney. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Traumatizada pela morte da irmã em um acidente de carro, Violet se fecha para o mundo. Diante de uma depressão, a adolescente sobe no parapeito de uma ponte e considera pular. Então surge Theodore Finch, um garoto rebelde e agressivo, que a convence de não tirar a própria vida. Apesar de também guardar seus próprios traumas, ele é quem reconecta Violet com o mundo. Juntos, o casal parte em uma jornada em belas paisagens de Indiana, regada a trechos fúnebres e melancólicos de Virgínia Woolf.
Cleo é uma jovem empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média no bairro Colonia Roma, na Cidade do México, em meados de 1970. Enquanto Cleo se dedica incansavelmente ao serviço, o casal de patrões passa por uma crise no casamento. Cleo cuida dos quatro filhos da casa, enquanto equilibra sua própria vida romântica e suas ambições. Como pano de fundo, as tensões políticas experimentadas pelo país durante o período da chamada “guerra suja”.
Ansioso em reparar os danos de uma traição recente, Ron Hall concorda em acompanhar sua esposa, Debbie, em um abrigo onde ela realiza trabalhos voluntários. Lá, Ron desenvolve uma amizade improvável com um morador de rua supostamente violento, Denver. No abrigo, ele supera a hostilidade inicial de Denver e aprende os detalhes de sua comovente história pessoal.
Harold Meyerowitz é um professor universitário aposentado cuja carreira de escultor nunca decolou. Casado quatro vezes, ele tem um talento especial para irritar as pessoas, em especial, seus três filhos. Danny, o mais velho, acabou de se separar de sua esposa e se mudou para a casa do pai. Quando os outros filhos, Jean e Matthew, aparecem para prestigiar Harold em uma cerimônia que irá celebrar seu talento artístico, o relacionamento disfuncional familiar é aflorado.
Pat Solitano é um ex-professor do ensino médio que tem um surto de violência ao flagrar sua esposa com outro homem no chuveiro. Depois de ser liberado de uma ala psiquiátrica de Baltimore, onde passou oito meses, ele retorna para a casa de seus pais, banido de sua vida anterior. Na vizinhança, ele desenvolve uma amizade improvável com Tiffany, uma viúva que luta contra a depressão e que está obcecada em vencer o concurso de dança local. Os dois se tornam parceiros na competição, enquanto se ajudam mutuamente a superar seus traumas e reconstruir suas vidas.
Amigas de longa data alcançaram uma vida confortável e agora suas rotinas giram em torno de roupas de grife, eventos de caridade e seus relacionamentos amorosos. Exceto Olivia que, após uma crise pessoal, largou o emprego de professora e agora ganha a vida limpando casas. Enquanto suas amigas atravessam diversos estágios de seus casamentos, Olivia ainda procura por alguém significativo diante das poucas opções disponíveis.
Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.