Sextou e é natural que a gente comece a planejar como aproveitar os dias de folga da melhor maneira possível. Se você está se segurando para não sair de casa, posso te dar alguns argumentos que poderão te convencer a ficar quietinho no conforto do seu lar. Primeiro, que você irá economizar uma grana sem sair, afinal, está tudo caríssimo lá fora. Segundo, que badalar pode até desestressar, mas não descansa. Terceiro, que tem estreias na Netflix e não vai faltar coisas para ver por lá. Nessa lista, uma seleção das novidades para você curtir em casa nesse final de semana. Destaques para Os Piratas: Em Busca do Tesouro Perdido, de 2022, de Jeong-hoom Kim; “Sobrevivendo ao Paraíso: Contos de Famílias”, de 2022, de Reneé Godfrey e Matt Meech; e Garota Americana, de 2021, de Fiona Roan. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.

No século 14, durante a dinastia Joseon, a capitã de navio Hae-Rang encontra um mapa de um tesouro que havia sido transportado do palácio real e que se perdeu no mar. A bordo também está um grupo de bandidos liderados por Wu-Mu-Chi, autoproclamado o maior espadachim de Goryeo. Eles possuem uma aliança desconfortável para encontrarem o tesouro perdido, mas os criminosos planejam tomar o controle do navio de Hae-Rang. A jornada é recheada de trapaças, contratempos e motins.

Em um oásis no Okavango Delta, na África, animais selvagens sofrem com a estiagem cada vez mais constante, por conta das mudanças sazonais. Leões, zebras, girafas e lobos têm de adaptar ao calor intenso e seca enquanto aguardam um futuro ainda pior e que pode ameaçar sua sobrevivência.

Fen é uma adolescente de 13 anos, criada em Los Angeles, que tem de retornar para Taiwan depois que sua mãe adoece com câncer de mama. Enquanto se adapta à escola e se reconecta com o pai, de quem ficou muitos anos afastada, Fen passa a se rebelar contra sua mãe. A relação entre as duas fica ainda mais deteriorada depois que a irmã de Fen é diagnosticada com SARS, durante a epidemia de 2003.

O corpo de Madalena aparece em um vestido branco, sem vida, em um campo de soja. O filme narra a história de três pessoas que não se conhecem, mas que estão conectadas à vítima. Luziane, uma recepcionista de balada; Cristiano, um jovem que deve inspecionar o campo de soja de seu pai; e Bianca, uma mulher trans que divide com as amigas os pertences de Madalena, enquanto lembranças lhes vêm à mente. O filme aborda a violência contra pessoas transgênero no Brasil, um país com as mais altas taxas de violência neste tipo de crime.

Meskina se considera uma perdedora. Sem marido, filhos ou uma carreira, ela é se vê obrigada a ouvir opiniões intrometidas de outras pessoas e sofre com as expectativas de sua família. Enquanto isso, ela tenta descobrir quais são realmente seus desejos e o que a faz feliz.

Joana e Witek são casados e trabalham juntos em uma escola particular. Em casa, cuidam da mãe de Jo com Alzheimer, do filho adolescente, do filho adulto e sua companheira, além do bebê de dois anos do casal, que nunca para de chorar. Para aliviar a pressão, Jo fuma maconha e mantém um caso com um professor bobalhão da escola. Quando ela passa a receber mensagens ameaçadoras de alguém que sabe de seus segredos, dizendo que irá a expor na internet, Joana não muda de atitude. Não demora para que a família de Jo descubra seu comportamento errático e a confronte.

Val é uma pernambucana que chegou à São Paulo muitos anos atrás com objetivo de trabalhar para enviar dinheiro para a filha, agora adulta. Trabalhando para uma família de classe média como babá, ela é como uma mãe para Fabinho, o filho da patroa. Um dia, ela recebe uma ligação de sua filha dizendo que está a caminho de São Paulo para prestar vestibular e pedindo um lugar para ficar. Com autorização da patroa, a jovem se hospeda na casa, mas seu comportamento pouco discreto causa mal-estar entre todos.