Não tenho dúvidas de que você tenha passado por situações que trouxeram dor e traumas e teve de encontrar forças dentro de si que acreditava não ter. A vida pega a todos nós de surpresa, tanto nos seus altos quantos nos baixos. Às vezes é preciso encontrar um pouco mais de resistência e resiliência dentro da nossa capa de coragem. Se você quer ver filmes para se identificar, se inspirar ou refletir melhor sobre formas mais profundas de enxergar a vida e encarar 2022, a Revista Bula traz agora alguns filmes que pode te ajudar nisso. Entre eles, Contra o Gelo, de 2022, de Peter Flinth; Imperdoável, de 2021, de Nora Fingscheidt; e Rosa e Momo, de 2020, de Edoardo Ponti. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Em 1909, a Expedição Ártica da Dinamarca, liderada pelo capitão Ejnar Mikkelsen, tenta resistir à reivindicação dos Estados Unidos ao nordeste da Groenlândia. De acordo com o país norte-americano, a Groenlândia era parte dos Estados Unidos, que havia se divido em um outro pedaço de terra. Mikkelsen embarca em uma jornada pelo gelo com seu colega Iver Iverson para encontrar provas de que a Groenlândia é uma ilha. A jornada, no entanto, se mostrará muito mais complicada que o esperado, sujeitando os expedicionários à fome, fadiga extrema, ataque de urso polar e paranoia.

Ruth Slater matou dois policiais e cumpriu longos anos de cadeia antes de ganhar sua liberdade. De fora da prisão, Ruth se depara com uma sociedade que não está disposta a perdoar seus erros do passado. Mesmo tendo cumprido sua pena, Ruth não tem redenção. Como consequência de suas ações, sua irmã mais nova agora vive uma vida problemática. Enquanto isso, o filho de um dos policiais mortos por Ruth planeja se vingar dela.

Madame Rosa é uma sobrevivente do Holocausto, que tem objetos de sua casa roubados por Momo, um menino senegalês de 12 anos, que apesar de bem amparado pelo dr. Coen, não consegue deixar de praticar pequenos delitos. A rebeldia do garoto tem conexão com um passado traumático. Convencida a tomar conta do garoto, Rosa e Momo desenvolvem uma amizade nutrida por compartilharem feridas profundas.

O enredo desse drama sobre a Segunda Guerra Mundial — com tudo o que um filme sobre a resistência frente à dominação alemã tem de mais lancinante — gira ao redor de Francesc Boix, ex-soldado que servira durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), e fora feito prisioneiro em Mauthausen, um dos campos de concentração nazistas quando do advento de mais uma série de batalhas, dessa vez em escala global. Ele é requisitado para atuar como fotógrafo do diretor do campo, o oficial Paul Ricken, registrando o desempenho das tropas germânicas. Testemunha involuntária da história, Boix fica sabendo que a Alemanha não será páreo à contraofensiva dos Aliados, o que suscita nele a obsessão em manter a salvo tudo o que pôde documentar por meio de suas fotos, a fim de não permitir que os líderes nazistas tivessem qualquer tipo de benefício num futuro julgamento.

O documentário acompanha uma equipe de socorristas, denominada Capacetes Brancos, um grupo de voluntários com filiais em toda a Síria. Eles arriscam sua própria segurança para realizar o resgate de cidadãos em meio aos destroços de bombas da guerra civil. Enquanto os ataques têm como alvos os populares, os Capacetes Brancos aceleram pelas ruas, com sua van, apontando para cada nuvem de fumaça que se forma no horizonte.

O filme conta a história do médico Bennet Omalu, que descobriu uma patologia resultante de impactos sofridos por jogadores de futebol americano em suas partidas. A encefalopatia traumática crônica acomete 99% dos ex-jogadores da liga americana e também pode atingir boxeadores e outros atletas de esportes de impacto. Na luta para que sua pesquisa chegue até a NFL, a liga nacional dos Estados Unidos, ele desafia o status quo, enquanto confronta interesses políticos, culturais e corporativos que alimentam o esporte.

Louie Zamperini superou uma infância delinquente para se tornar uma estrela em ascensão no atletismo. Após um desempenho admirável nas Olimpíadas de 1936, Louie se juntou à aeronáutica dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Durante uma missão, o avião de Louie cai no Oceano Pacífico. Ele e um colega sobrevivem, mas ficam mais de um mês à deriva no mar. Capturado por tropas japonesas e enviado para campos de prisioneiros, Louie suportou torturas físicas e psicológicas nas mãos de seus captores.

No documentário, Hernán Zin conta as histórias de dez crianças de 6 anos de idade. Entre elas, Mohamed, que procura por coisas para vender em montes de lixo; Mahmud, filho de um fazendeiro cujas terras foram danificadas pela guerra e os camelos e cordeiros foram vítimas dos bombardeios; Rajado, que teve o pai, motorista de ambulância, morto enquanto tentava salvar vida; e Sonados, uma menina que foi ferida no estômago. As crianças falam de maneira clara e comovente sobre suas experiências, relatando os efeitos da guerra em suas vidas, mas incapazes de explicar suas razões.

Ben Carson é um neurocirurgião, nascido em uma família pobre de Detroit. Com notas baixas e uma realidade desfavorável, as chances de Ben alcançar seu sonho de se tornar um médico eram quase nulas. No entanto, contrariando as probabilidades, no fim da década de 1980, Ben se torna um famoso neurocirurgião pediátrico no Hospital Universitário de Johns Hopkins.

Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.