Não é verdade que o cinema é uma arte superficial. Foi-se o tempo em que os filmes se encaixavam como vaudeville. A vantagem das produções cinematográficas é sua flexibilidade em atender diversos perfis de público, sendo possível se criar filmes para diversão e entretenimentos e aqueles que são extremamente informativos e intelectualizados. Seus enredos não necessariamente precisam trazer dados históricos, geográficos, econômicos ou políticos, mas nos fazem refletir e aprender com suas histórias complexas e desafiadoras. A Revista Bula traz agora uma lista com algumas obras que vão fazer você exercitar seu cérebro e deixar ele mais forte que o Arnold Schwarzenegger. Destaques para Ataque dos Cães, de 2021, de Jane Campion; O Discípulo, de 2021, de Chaitanya Tamhane; e Um Filme de Policiais, de 2021, de Alonso Ruizpalacios. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
A história é ambientada em 1920, em Montana, onde os irmãos Phil e George Burbank administram um rancho. Durante uma viagem para fora da cidade, George conhece Rose, uma mulher viúva e mãe do adolescente Peter. Os dois se apaixonam e se casam. Enquanto o garoto passa a viver em um colégio interno, Rose agora é a nova moradora do casarão dos Burbank. Mas, ao contrário da vida romântica que havia sonhado ao lado de George, ela passa a viver um verdadeiro tormento com seu cunhado, que sabe como torturá-la emocionalmente. Quando Peter sai de férias e fica hospedado na casa, as violências psicológicas praticadas por Phil se intensificam.
Desde criança, Sharad Nerulkar sonha em ser grande na música clássica indiana e deseja captar a magia transcendental das melodias ondulantes da raga. Seu pai, enquanto vivo, o treinou incansavelmente para essa realização. Apesar de seus esforços e dedicação religiosa à música, acompanhamos a frustração de Sharad com sua inércia profissional, enquanto músicos mais jovens conseguem traçar o caminho para o sucesso.
O misto de documentário com ficção de Alonso Ruizpalacios desenvolve a trama com dois policiais centrais: a veterana Teresa, cujo pai é um policial aposentado, e Montoya, um policial cujo irmão deixou a corporação há muito tempo. Teresa e Montoya são parceiros, mas acabam se apaixonando. Seu romance é desafiado pelos limites da instituição em que trabalham, bem como por suas próprias escolhas pessoais.
O misto de documentário com ficção de Alonso Ruizpalacios desenvolve a trama com dois policiais centrais: a veterana Teresa, cujo pai é um policial aposentado, e Montoya, um policial cujo irmão deixou a corporação há muito tempo. Teresa e Montoya são parceiros, mas acabam se apaixonando. Seu romance é desafiado pelos limites da instituição em que trabalham, bem como por suas próprias escolhas pessoais.
Em uma linha não cronológica, o filme narra os diversos acontecimentos que levaram à concretização de um dos filmes mais aclamados e conhecidos de todos os tempos, “Cidadão Kane”. Acompanhamos o período em que o roteirista Herman J. Mankiewicz, vulgo Mank, vive em um rancho nos arredores de Los Angeles. Ele passa seus dias trabalhando no roteiro de “Cidadão Kane” enquanto luta contra o alcoolismo. O filme havia sido encomendado por Orson Welles em um acordo que incluía um prazo de 90 dias para a conclusão do script e vetava qualquer crédito a Mank.
Nascido em 1926, em uma família abastada, Miles era filho de um dentista, que também era criador de gados e o segundo homem mais rico do Illinois. O pai era um homem violento dentro de casa e Miles cresceu testemunhando agressões contra sua mãe. A violência ressoa sobre sua vida. Enquanto a mãe queria que ele tocasse violino, o pai impõe que ele aprenda trompete. Aos 18 anos, Miles se muda para Nova York para frequentar clubes noturnos de jazz, enquanto, durante o dia, ele estuda em Juilliard. Desenvolvendo seu próprio estilo com toques de lirismo, Miles se afasta do estilo bebop e busca novas cores, levando a música adiante e explorando sons jamais ouvidos antes.
O desiludido cardeal Bergoglio, anos após a eleição de Bento XVI como papa, decide entregar sua renúncia. Ele se encontra com o papa em Roma e é levado para sua casa de verão, onde Bento XVI evita falar da renúncia de Bergoglio. Em vez disso, eles caminham pelos jardins discutindo os pensamentos de Bergoglio sobre questões como casamento entre pessoas do mesmo sexo, celibato para o clero, punições para padres culpados de abuso sexual, dentre outros. Seus posicionamentos divergem, exceto por um terreno comum: a forma como se comunicam com Deus e recebem seu chamado.
A NBA está paralisada por causa de uma disputa contratual entre o sindicato dos jogadores e a liga. Com isso, os atletas pararam de receber e, igualmente, os agentes. O empresário esportivo Ray Burke deve colocar sua carreira em risco para conseguir burlar o bloqueio e vender seu novato promissor chamado Erick Scott. O filme foi filmado completamente com uma câmera de iPhone.
Lazzaro é um camponês de 20 anos tão bondoso e ingênuo que as pessoas o enxergam como um bobo. Tancredi é um jovem de mesma idade, com personalidade oposta e filho da marquesa Alfonsina de Luna, uma mulher que explora pessoas em sua plantação de tabaco em um vilarejo recluso da Itália. Tancredi tem tanto desprezo por sua mãe que forja seu próprio sequestro, enquanto se esconde com seu amigo Lazzaro nas colinas. À espera do resgate, eles pretendem usar o dinheiro para se mudar para outra cidade.
No verão de 1992, Sandi Tan, de 19 anos, e suas amigas, Jasmine Ng e Sophia Siddique, gravam o filme independente “Shirkers”. As jovens guardam as filmagens com seu professor e mentor Georges Cardona, quando partem de Cingapura para fazer faculdade. Tan, Jasmine e Sophia nunca mais se encontram com o professor. Após quatro anos da morte de Cardona, a ex-mulher envia um e-mail para Tan, a informando estar com as gravações. Tan, então, decide usar o material para realizar um documentário sobre o filme que fez com suas amigas e seu professor.