As previsões mais pessimistas para 2022 foram superadas e esse ano ainda não nos oferece muitas razões para sorrir. Mas mesmo diante das incertezas e falta de esperança, é possível tentar buscar algum alívio nos pequenos prazeres do cotidiano, como assistir a um bom filme, que nos ajude a acalmar a alma e deixar nosso espírito um pouco mais leve. Para auxiliar nossos leitores, a Revista Bula reuniu em uma lista seis indicações de longas edificantes, lançados nos últimos anos, e que estão disponíveis no catálogo da Netflix. Entre os selecionados, destacam-se Rosa e Momo (2020), de Edoardo Ponti; Adú (2019), de Salvador Calvo; e Mulheres Ocultas (2020), dirigido por Joseph Chen-Chieh Hsu. Os títulos estão organizados por ano de lançamento.

O filme gira em torno das mulheres da família Lin em uma série de sequências dos tempos atuais e de flashbacks. Lin Shoying é a matriarca da família e está prestes a comemorar seu aniversário de 70 anos. No entanto, os planos das festividades são interrompidos quando a família recebe a notícia da morte de seu marido, que havia partido anos atrás. Em torno do caixão, cada membro da família relembra de sua relação com o falecido. As mulheres da família Lin começam a descobrir a vida que seu pai distante deixou para trás.

Madame Rosa é uma sobrevivente do Holocausto, que tem objetos de sua casa roubados por Momo, um menino senegalês de 12 anos, que apesar de bem amparado pelo dr. Coen, não consegue deixar de praticar pequenos delitos. A rebeldia do garoto tem conexão com um passado traumático. Convencida a tomar conta do garoto, Rosa e Momo desenvolvem uma amizade nutrida por compartilharem feridas profundas.

O filme conta três histórias distintas, com apenas uma coisa em comum: a África. Na fronteira da Espanha com o território africano, o guarda Mateo testemunha o assassinato de um imigrante ilegal e não sabe se deve contar a seus superiores. No Senegal, o espanhol Gonzalo luta para impedir a matança de elefantes. E Adú, um garotinho que presenciou a ação de caçadores ilegais, começa a ser perseguido por eles.

Roman Coleman passou os últimos 12 anos na prisão, após cometer violência doméstica e deixar a companheira com danos cerebrais permanentes. Prestes a retomar sua liberdade, ele deve participar de um programa administrado por um fazendeiro, que permite com que os detentos treinem cavalos selvagens. Roman tem 12 semanas para adestrar o cavalo que lhe foi designado, antes do animal ser vendido em um leilão. Incialmente, Roman passa por muitas dificuldades, mas gradualmente consegue progredir em seu treinamento. Com o passar das semanas, ele e Marquês, o cavalo, acabam se tornando grandes amigos. No entanto, o destino ainda tem preparado para Roman alguns testes.

Ambientado no final do século 19, o filme conta a história do ambicioso jovem dinamarquês Peter Sidenius. Filho de um devoto casal cristão, ele viaja para a capital, Copenhague, para estudar engenharia, rebelando-se contra o pai clérigo. Na cidade grande, Peter tenta conseguir recursos para viabilizar um projeto de fornecimento de energia com potencial revolucionário. Mas, seus desentendimentos com a família e seu orgulho podem atrapalhar seus planos.

Há aproximadamente 20 mil anos, no continente europeu, Cro-Magnon Keda é um menino filho do chefe de sua comunidade. Junto com um grupo, pai e filho empreendem uma jornada de caça, mas um incidente faz com que eles deixem Keda para trás. Sozinho na mata selvagem, ele faz amizade com um lobo. Juntos, os dois devem encontrar o caminho de volta para casa do jovem e ainda conseguir sobreviver aos predadores.
Bônus

Em 1959, em uma pequena cidade no interior da Inglaterra, uma mulher compra uma antiga casa e a transforma em uma livraria. No entanto, terá de enfrentar pessoas poderosas na cidade, que querem a residência para transformá-la em um centro cultural. Mas ela encontra em um velho cidadão recluso, seu maior cliente e grande amigo.