Ao longo da história, a humanidade criou uma ordenação “correta” de vida, que determinou as convenções, os princípios éticos, morais, religiosos e, até mesmo, estéticos. A vida teria um ciclo a ser cumprido e, para que a sociedade pudesse seguir seu curso natural, todos teriam de cumprir seu papel. Nascer, crescer, reproduzir, trabalhar e morrer. Mas, óbvio que pensamentos filosóficos inquietos, como de Friedrich Heinrich Jacobi, Feuerbach e Nietzsche começariam a questionar a existência dessas tradições e verdades e tentariam subverter, mesmo que apenas teoricamente, a ordem das coisas. O questionamento à religião, às autoridades, às convenções e verdades absolutas estão intrinsicamente relacionados aos roteiros dos filmes que a Revista Bula selecionou a seguir e você pode conferir na Netflix. Destaques para Não Olhe para Cima, de 2021, de Adam McKay; Tick, Tick…Boom!, de 2021, de Lin-Manuel Miranda; e “Estou Pensando em Acabar com Tudo”, de 2020, de Charlie Kaufmann. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Kate Dibiasky, uma estudante de astronomia, e seu professor, dr. Randall Mindy, descobrem um cometa orbitando no sistema solar em rota de colisão com a Terra. A apenas seis meses do impacto, eles precisam chamar atenção da grande mídia para alertar a humanidade, que não parece se importar tanto, pois está ocupada demais com as redes sociais.
Perto de seu 30° aniversário, Jonathan Larson tem que servir mesas para se manter, enquanto escreve um musical quase autobiográfico. Preocupado com a possibilidade de ter optado equivocadamente pela carreira artística, ele se sente pressionado pela namorada, que quer afugentar suas pretensões profissionais, e pela melhor amiga, que abandonou o sonho de ser atriz para ter segurança financeira e por medo da Aids, que lança uma sombra sobre os profissionais da arte.
Lucy tem intenções de terminar o namoro com Jake, mas falta iniciativa. Ela parte em uma viagem para a casa dos pais do rapaz e, conforme, é apresentada para sua família e descobre fatos da infância do namorado, memórias de sua vida e conhece mais profundamente as peculiaridades destas pessoas, Lucy se sente cada vez mais presa a Jake.
Adelaide guarda traumas da infância que nunca revelou a ninguém. Anos mais tarde, casada com Gabe e com uma família perfeita, volta à praia onde seu medo começou. Já em casa, pela janela, um grupo de pessoas suspeitas observa sua família do lado de fora. Quando os estranhos conseguem entrar, Adelaide, Gabe e os filhos descobrem que essas pessoas são iguais a eles, mas em uma versão macabra e vingativa.
“O Poço” é uma espécie de prisão vertical com centenas de andares, onde as pessoas são colocadas para serem punidas ou em troca de algo que desejam muito. Duplas são distribuídas por andar aleatoriamente e trocadas a cada mês. No centro do lugar, desce uma plataforma, onde é colocada a comida. As refeições são oferecidas de cima para baixo, proporcionando fartura para aqueles que estão em andares superiores e escassez para quem está embaixo.
Caleb trabalha no maior site de buscas da internet como programador. Um dia, ele é selecionado para fazer uma visita ao bilionário recluso Nathan, que vive em uma mansão nas montanhas. Quando chega na residência, é convidado a realizar um teste de relacionamento com uma inteligência artificial criada pelo bilionário, chamada Ava. Caleb e a robô se afeiçoam um pelo outro com o passar dos dias, até que ela provoca um blecaute e alerta o visitante de que Nathan não é uma pessoa de confiança.
No fim da década de 1850, um ex-dentista que se tornou um caçador de recompensas, dr. King Schultz, compra um escravo e lhe dá liberdade para que ele o ajude a caçar homens procurados pela justiça. Django, o ex-escravo, está disposto a ajudar Schultz para que depois corra ao resgate de sua esposa, Broomhilda, vendida para um fazendeiro. O destino conduz Schultz e Django até Candieland, uma propriedade em que o dono é um homem terrível e implacável, que pratica as maiores atrocidades contra negros com ajuda de seu escravo Stephen.