Passamos a vida inteira tentando encontrar algum sentido para nossa existência. A sociedade cria suas próprias regras e tenta nos fazer seguir convenções para tentar designar um propósito para os seres humanos, como emprego, casamento, filhos, aposentadoria… e transforma o sentido da vida apenas na mera perpetuação da espécie. Mas há algo além disso que devemos fazer? Há uma missão superior na Terra a ser cumprida por cada ser humano? Devemos tentar mudar a ordem das coisas? Devemos apenas aceitar nossos destinos como se tudo fosse pré-determinado? A vida tem mistérios demais e jamais desvendaremos todos eles. Alguns filósofos podem até tentar, mas suas teses apenas suscitam aquilo que mais temos: dúvidas. A Revista Bula traz agora uma seleção de filmes disponíveis no catálogo da Netflix com personagens e histórias com muitos questionamentos. Entre eles, O Rei, de 2019, de David Michôd; Alfa, de 2018, de Albert Hughes; e Legítimo Rei, de 2018, de David Mackenzie. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Hal, príncipe rebelde e herdeiro relutante do trono inglês, deu as costas à vida real e vive entre o povo. Quando seu pai tirânico morre, Hal é coroado rei Henrique V e é forçado a abraçar a vida da qual havia tentado escapar. Agora o jovem rei deve transitar pela política, caos e guerra que seu pai deixou para trás, e equilibrar com o que restou de sua vida passada, incluindo sua amizade com seu mentor e velho cavaleiro alcoólatra, John Falstaff.
Há aproximadamente 20 mil anos, no continente europeu, Cro-Magnon Keda é um menino filho do chefe de sua comunidade. Junto com um grupo, pai e filho empreendem uma jornada de caça, mas um incidente faz com que eles deixem Keda para trás. Sozinho na mata selvagem, ele faz amizade com um lobo. Juntos, os dois devem encontrar o caminho de volta para casa do jovem e ainda conseguir sobreviver aos predadores.
O filme histórico retorna ao século 14, na Escócia, quando Robert the Bruce lidera um levante contra o domínio inglês. Em uma batalha de Davi e Golias, Robert the Bruce quer romper com o acordo que fez com o rei Eduardo I e reivindicar o trono. Mesmo com um exército menor e menos equipado, a empreitada do líder escocês é adornada por vitórias e fracassos.
O docudrama realizado por Fellipe Barbosa, amigo de Gabriel Buchmann, relata como o jovem que realizava uma pesquisa sobre a pobreza na África desapareceu, em julho de 2009, na última etapa de seu mochilão pelo continente, após um ano de andanças. Depois de 19 dias de sumiço, o corpo de Gabriel foi encontrado por moradores, sem sinais de violência e com seus pertences intactos, entre eles um acervo de fotos e cartas que seriam enviadas à sua família. Fellipe realiza uma investigação afetuosa e perspicaz sobre como o comportamento mercurial de seu amigo de infância alimentou seu destino. O cineasta rastreia os altos e baixos febris da jornada de Gabriel com encenações que nos mostram um personagem encantador e, ao mesmo tempo, enlouquecedor.
Melville é um escritor que procura um velho alcoólatra, Thomas Nickerson, e lhe oferece uma bolada em troca de ele compartilhar o mistério do que teria ocorrido com o navio baleeiro Essex. Nickerson havia sido grumete na embarcação aos 14 anos. Liderado por duas figuras opostas, o capitão George Pollard e o primeiro imediato Owen Chase, o navio é levado para lugares onde outros jamais percorreram por ganância, até ser cercado por uma baleia gigante.
Uma adaptação da história bíblica, o filme traz Noé, um homem fiel e temente a Deus, que tem uma visão de um grande dilúvio que irá inundar a Terra e destruir todos os seres vivos que habitam o solo. Quando Noé tem uma segunda visão, Deus o revela que é preciso construir uma arca projetada para abrigar um par de cada animal existente durante o dilúvio que virá. Noé, sua esposa Naameh e seus três filhos iniciam a construção do navio. Conforme a notícia da arca se espalha, Tubal-cain, maldoso descendente de Caim, reúne um exército com o objetivo de roubar a arca e proteger a si próprios da iminente tempestade.
Em 2169, os humanos param de envelhecer aos 25 anos, mas morrem no ano seguinte, caso não tenham dinheiro para comprar tempo extra. Will Salas compreende que as elites acumulam reservas de vida, enquanto os pobres morrem sem chance de expandir seu tempo, criando um abismo de classes insuperável. Enquanto isso, gangues surgem para roubar os anos extras das pessoas. Quando Will tenta salvar Henry Hamilton de ser assaltado por uma dessas gangues, ele acaba recebendo os 116 anos da vítima, se tornando o principal suspeito de uma investigação policial.
Quando seu pai é assassinado por um errante chamado Tom Chaney, a adolescente Mattie Ross contrata o oficial alcoólatra e durão Rooster Cogburn para rastreá-lo. No entanto, ela tem uma condição: quer empreender a jornada junto com o caçador e se vingar pessoalmente do assassino.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.