Karl Marx sonhava em ser poeta, romancista e dramaturgo

Karl Marx sonhava em ser poeta, romancista e dramaturgo

Qual a semelhança entre Mussolini, Napoleão, Goebbels e o nosso caseiro José Ribamar Sarney? Todos esses senhores desejavam ser escritores e desistiram diante das dificuldades, optando por tentar algo mais simples: dominar o mundo. Impossibilitados de usar a caneta, tiveram que se contentar com a espada, ou pior, degradaram a caneta usando-a para dar canetadas. De uma maneira torta, foram humildes.

Acredito mais em políticos humildes, ditadores humildes, imperadores humildes, generais humildes do que em escritores humildes. Escritores humildes, fatalmente, são maus escritores ou apenas escrevem, não são escritores de fato. Alguém que pretende comunicar algo ao mundo, que se aventura a criar personagens críveis e multifacetados, que expõe relações humanas, que é o demiurgo de universos fantásticos, esse alguém precisa ser muito ousado. Escrever exige perseverança, personalidade e, às vezes, até talento. Não uso a palavra vocação porque não acredito em vocação, mas acredito que quem se dispõe a escrever só o faz porque não consegue evitar.

Existem muitas ocupações mais fáceis, valorizadas e agradáveis. Tenho certeza de que Willian Faulkner estava mentindo quando desdenhou a própria obra, afirmando que escrevia simplesmente para ganhar a vida. Se fosse apenas isso, Faulkner faria outros tipos de livros, de carpintaria mais simples e economicamente mais rentáveis. Faulkner certamente produziria excelente “pulp fiction”, mas optou por compor com som e fúria alta literatura, esforçando-se para que fosse muito, muito alta, um Everest de letras. 

Karl Marx, um dos homens mais amados e mais odiados de todos os tempos, sonhou alcançar esse Everest. Antes de se dedicar ao jornalismo, filosofia, sociologia e economia, Karl Marx sonhou em ser escritor. Aos 19 anos, depois de escrever diversos poemas, Marx produziu um romance e uma peça de teatro. O romance inspirado em Stendhal, a peça em Goethe.

O que aconteceu com essas obras? Por que ele não persistiu no sonho de letras?  Descubra assistindo o vídeo linkado. Leitores da Bula, uni-vos.

Ademir Luiz

É doutor em História e pós-doutor em poéticas visuais.