Com uma variante da covid-19 hipercontagiosa à solta, a recomendação mais segura é evitar encontros e aglomerações e buscar opções de descontração em casa. E um dos pequenos prazeres desses tempos é degustar — com ou sem companhia — um bom vinho. A experiência se torna ainda melhor se o preço for acessível. Para ajudar, a Bula reuniu em uma lista sete rótulos que custam, em média, até 50 reais e podem ser encontrados facilmente na internet, em adegas e supermercados. Acompanham uma variedade de pratos ou podem ser apreciados sozinhos. A seleção traz ótimos exemplares brasileiros premiados, como o “Casa Valduga Origem Merlot” e o “Aurora Reserva Merlot”, mas também contempla vinhos internacionais, como português “Catedral Reserva”, e o argentino “El Bautismo Malbec”.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2020/08/Aurora-Reserva-Merlot-2018-610x610.jpg)
Fabricado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, este Merlot é um dos melhores exemplares da maior vinícola do Brasil, a Aurora. É elegante e agradável, com aromas frutados que lembram frutas vermelhas. É ideal para acompanhar bacalhau, carnes grelhadas, massas com molho pesto e queijos semiduros.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2020/08/Catedral-Reserva-DOC-610x610.jpg)
Vinho português produzido na região do Dão, o premiado Catedral Reserva é elaborado com uvas Tinta Roriz, Alfrocheiro e Touriga Nacional. Macio e equilibrado, possui aromas intensos de frutas vermelhas, com nuances de especiarias e grãos torrados. Acompanha idealmente petiscos, carnes vermelhas, pratos com bacalhau ou frutos do mar.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2021/04/Casa-Valduga-Origem-Merlot-610x610.jpg)
Do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, este vinho Merlot resgata as origens da vinícola Casa Valduga. No olfato, predominam as notas de frutas vermelhas e pretas, como framboesa e ameixa. É igualmente frutado no paladar, com acidez equilibrada, e harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas, pizzas, massas e aperitivos.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2021/04/Casa-Perini-Sauvignon-Blanc-610x610.jpg)
Produzido na Serra Gaúcha, este vinho branco de coloração amarelo-palha possui aromas intensos que remetem à lima e flor de maracujá, com nuances de erva-cidreira. Com acidez equilibrada e final refrescante, é ideal para acompanhar aves, peixes leves, frutos do mar, pratos com molhos agridoces e risotos de queijos e vegetais.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/01/El-Bautismo-Malbec-610x610.jpg)
A linha El Bautismo expressa ousadia e foi elaborada por quatro jovens enólogos. Este Malbec argentino foi criado para apaixonados por vinhos que prezam pela sustentabilidade, pois as garrafas e rolhas são ecológicas. Agradável e fácil de beber, possui notas de frutas vermelhas e ervas. Harmoniza com costela suína ao molho barbecue, pizza, lasanha e frango assado.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2021/03/Miolo-Single-Vineyard-Syrah--610x610.jpg)
Produzido com uvas Syrah cultivadas às margens do Rio São Francisco, na Bahia, este é um vinho expressivo e complexo, com aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e nuances defumadas. É ideal para acompanhar carnes como fraldinha, maminha, picanha e outros cortes do famoso churrasco brasileiro.
![](https://www.revistabula.com/wp/wp-content/uploads/2022/01/Partridge-Reserva-Malbec-610x610.jpg)
Este vinho argentino, elaborado com uvas Malbec, é equilibrado e agrada com facilidade. Sutilmente picante, é amadurecido por 12 meses em barris de carvalho francês. Apresenta aromas marcantes de frutas vermelhas, baunilha e madeira. Combina com carnes brancas assadas, massas ao molho sugo e aperitivos com queijo.