Tudo bem que assistir um filme ou série repetido nos leva para aquele lugar comum, a zona de conforto que às vezes a gente precisa para ser feliz, enquanto assiste televisão em casa. Mas é inegável que ver séries e filmes novos possuem um prazer de descoberta. Ver algo sem saber o fim, assistir sem ter ideia dos rumos que a história deve tomar. O desconhecido parece uma aventura bem interessante. Se você está a fim de ver algo diferente, ser surpreendido e sair um pouco da bolha, confira essas séries que lançaram temporadas novas ou que estrearam em 2022 na Netflix. Destaques para “A Jornalista”, de Michihito Fujii; “Arquivo 81”, de Rebecca Thomas e Haifaa Al-Mansour; e “Amor Ocasional”, de Chris Lang e Noèmie Saglio. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Anna Matsuda é uma jornalista investigativa do jornal “Toto”, que se esforça para rastrear e expor a corrução do governo e o encobrimento de um golpe financeiro. Enquanto a maioria dos repórteres tentam manter uma relação diplomática com funcionários públicos, por medo de perder acesso exclusivo a fontes, Anna leva suas responsabilidades jornalísticas até as últimas consequências. Sua determinação implacável inspira um grupo de servidores a falar, na tentativa de quebrar o círculo vicioso da desinformação.
Dan Turner trabalha com recuperação de arquivos no Museu da Imagem e Movimento, em Nova York. Ele recebe de sua chefe uma fita danificada de um cliente confidencial. Durante a recuperação do arquivo, Dan descobre que a fita foi gravada por uma documentarista, chamada Melody Pendras, que fazia registros para um projeto de pesquisa em sua pequena comunidade. As filmagens eram realizadas em um apartamento, que foi incendiado em 1994, deixando 13 pessoas desaparecidas, entre elas, a cineasta. Satisfeito com a recuperação do arquivo, o dono do acervo se apresenta a Dan pede para que ele trabalhe em outros documentos similares. No entanto, ele terá que se mudar para uma instalação remota em Catskills. Quando Dan descobre que a morte de sua família, ocorrida em sua infância, tem ligação com o incêndio e a fita, ele aceita o trabalho, no intuito de investigar a tragédia envolvendo seu passado.
Elsa é uma mulher de 30 e poucos anos presa em um trabalho monótono e ao ex-namorado, mesmo após dois anos da separação. Na esperança de arrancá-la de sua zona de conforto, suas amigas contratam secretamente um acompanhante masculino para levá-la a um encontro e dar a ela um pouco mais de autoconfiança. O problema é que os dois acabam se conectando, sem que Elsa saiba que tudo havia sido armado.
Se passaram 30 anos desde o confronto no All Valley Karate Tournament e Johnny Lawrence, um dos lutadores, se tornou um desempregado que vive de bicos e se sente frustrado por ter desperdiçado sua vida. Quando Johnny resgata o jovem Miguel de valentões, ele se sente inspirado a reiniciar o notório dojo Cobra Kai. No entanto, quando seu antigo rival, Daniel LaRousso, fica sabendo, também decide abrir seu próprio dojo, reascendendo a antiga competição entre eles.
A segunda temporada dá continuidade à história que se passa nos anos 1950. Matilda é uma mãe que tenta se reconectar com sua filha Rasel, após passar um tempo na cadeia. Para reconstruir sua vida, ela começa a trabalhar no The Club, uma boate que, apesar de ser um ambiente caótico, acaba se tornando um lar para seus funcionários. Enquanto isso, ela tenta afastar sua filha de Fistik Ismet, um encrenqueiro que pode colocar tudo a perder.