Alguns filmes possuem histórias tão apaixonantes, profundas e representativas que nos deixam pensativos durante dias. São filmes que grudam na mente e na alma e dão uma sensação de estarem contando nossa própria história, mesmo que nem tudo seja idêntico à nossa realidade. É uma nostalgia inexplicável. A Revista Bula selecionou algumas produções imperdíveis que vão te deixar suspirando até quando o carnaval chegar. Destaques para “O Lado Bom da Vida”, de 2012, de David O. Russell; “O Despertar de uma Paixão”, de John Curran; e “O Ilusionista”, de 2006, de Neil Burger. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Pat Solitano é um ex-professor do ensino médio que tem um surto de violência ao flagrar sua esposa com outro homem no chuveiro. Depois de ser liberado de uma ala psiquiátrica de Baltimore, onde passou oito meses, ele retorna para a casa de seus pais, banido de sua vida anterior. Na vizinhança, ele desenvolve uma amizade improvável com Tiffany, uma viúva que luta contra a depressão e que está obcecada em vencer o concurso de dança local. Os dois se tornam parceiros na competição, enquanto se ajudam mutuamente a superar seus traumas e reconstruir suas vidas.
Ambientado na Inglaterra e Hong Kong, na década de 1920, o filme narra a história de amor entre Kitty e Walter. Casados, eles não convivem bem após uma traição da esposa. Walter, que é um médico infectologista, obriga Kitty a acompanhá-lo até Hong Kong, um lugar tomado pela epidemia de cólera. Despojada dos luxos que usufruía em Londres, ela é compelida a reavaliar sua vida. Juntos, eles redescobrem a paixão adormecida que sentiam um pelo outro.
Edward Ambramovitz é um jovem de origem humilde que se apaixona pela princesa Sophie. Ciente de que o romance é proibido, ele se afasta da amada para que ela siga seu destino. Anos mais tarde, Edward, que sempre se interessou por mágica, se torna um famoso ilusionista sob o pseudônimo Eisenheim. Em um de seus espetáculos, Sophie, que está na plateia, o reconhece e eles se reaproximam. Ela, no entanto, está noiva do príncipe Leopold, que está convencido de que Einsenheim é um farsante. O membro da realeza está disposto a qualquer coisa para provar que os truques do mágico não passam de fraude.
Baseado no romance de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito” conta a história de Elizabeth Bennet e suas irmãs, que vivem na Inglaterra rural, do século 19. A família das garotas passa por problemas financeiros e a mãe está decidida a casar suas filhas com homens da alta sociedade. Quando o senhor Bingley se muda para a cidade, a senhora Bennet tenta casar sua filha mais bela, Jane, com o ricaço. Enquanto isso, Elizabeth se apaixona pelo melhor amigo de Bingley, o senhor Darcy, um arrogante e pouco sociável aristocrata.
Dan é um romancista frustrado que se apaixona pela stripper Alice após um encontro inusitado em uma rua de Londres. Larry é um dermatologista grosseiro que se apaixona pela fotógrafa Anna, depois de se conhecerem em um aquário. Por forças do acaso, essas quatro pessoas conseguem intercalar romances complicados umas com as outras e sem a certeza se estão realmente sendo felizes nesses relacionamentos.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
Após a morte do pai, as irmãs Elinor e Marianne ficam empobrecidas, porque a lei concede todos os bens a um meio-irmão. Elas se refugiam em uma pequena cabana à beira-mar e esperam se casar com homens ricos para retomar o padrão de vida. Elinor se apaixona por um jovem que já foi noivo e Marianne se sente atraída por um canalha. Enquanto vivem os altos e baixos do amor, as irmãs são atormentadas por vizinhos fofoqueiros e parentes egoístas, mas, apesar de tudo, lidam com todos os desafios com graça e humor.
Após sair de um teatro, o banqueiro Sam Wheat morre na frente de sua amada, Molly Jensen, em um suposto assalto. Mas o espírito perturbado de Sam não consegue ir para o mundo dos mortos, quando descobre que seu assassinato foi proposital e que Molly também corre perigo. Para conseguir se comunicar com ela, Sam precisa da ajuda de uma médium charlatã, chamada Oda Mae.