Estamos sempre em busca daquelas produções que estão na boca do povo, que nossos amigos nos indicam, que vemos constantemente notícias e que viram assuntos nas redes sociais. Claro que é sempre bom estar atualizado das novidades e dos sucessos que surgem nas plataformas de streaming, mas outras atrações de igual ou maior qualidade podem estar passando despercebidas. A Revista Bula traz aqui uma seleção de grandes títulos que ganharam o coração dos críticos por suas histórias de ativismo, qualidades técnicas, alguns pelas atuações, mas, principalmente, por sua originalidade. Confira agora essas obras do cinema que possuem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, um dos mais respeitados sites de crítica especializada. Entre eles, “Crip Camp: Revolução pela Inclusão”, de 2020, de James Lebrecht; “Host”, de 2020, de Rob Savage; e “Secreto e Proibido”, de 2020, de Chris Bolan. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Camp Jened foi um centro para jovens com deficiência que funcionou por cerca de um quarto de século em Catskill, Nova York. O documentário acompanha vários ex-alunos importantes, dando maior ênfase à Judy Heumann, que liderou a causa dos direitos das pessoas com deficiência na cidade de Nova York, nos anos 1970. Judy depois se tornou ainda mais pública durante a manifestação 504, de 1977, na qual dezenas de pessoas com deficiência exigiram direitos que garantissem equidade.
Seis amigos se conectam para uma reunião mediúnica de vídeo no Zoom, liderada por Seylan, um espiritualista. Ninguém além dele próprio leva o ritual a sério, embora Haley tente fazer com que seus amigos se comportem de maneira respeitosa. Em apenas alguns minutos, o grupo está rindo e zombando de Seylan. Mas as piadas não duram muito tempo, porque um espírito sinistro está prestes a invadir as casas desses jovens e tornar sua noite aterrorizante.
Terry Donahue é uma ex-jogadora da Liga Profissional de Beisebol da All-American Girl. Em 1947, ela se apaixonou por sua companheira de vida Pat Henschel. Por aproximadamente 65 anos, elas esconderam seu relacionamento de suas famílias. Agora, que elas devem se decidir sobre como passarão suas aposentadorias, decidem revelar toda a verdade. Durante a maior parte de seu relacionamento, Terry temeu contar a verdade para sua família sobre quem amava. O documentário mostra como sair do armário transcende os avanços da comunidade LGBT pelas gerações e, ainda hoje, invoca medos, preocupações e lutas.
Um curta-metragem com 15 minutos de duração que não possui uma narrativa tradicional, Anima é dividido em três atos, cada um com uma música conduzindo uma parte da história. Os atos são intitulados “Not The News”, “Traffic”, e “Down Chorus”, com visuais oníricos e monocromáticos. O filme faz referências a Jung e embute críticas sociais e políticas em meio às coreografias e encenações musicais abstratas.
No começo do rock’n’roll, Sam Cooke era uma estrela em ascensão no circuito gospel. Após gravar músicas seculares, alcançou sucesso meteórico e conquistou uma base de fãs que abrangia afro-americanos e brancos, apesar da segregação da sociedade de 1950. Um empresário experiente e um artista incrível, Cooke abriu sua própria gravadora e lançou artistas negros, em uma época que os músicos afro-americanos eram constantemente passados para trás por gravadoras de brancos. Após se tornar amigo de Malcolm X e Muhammad Ali e se tornar ativista pelos direitos civis, Cooke se tornou alvo de vigilância do FBI. Até que em 1964, o músico foi misteriosamente assassinado em um hotel decadente de Los Angeles, em 1964.
Ao percorrer entre dois hospitais de cuidados paliativos da Baía de São Francisco, o filme mostra pessoas de diferentes idades, etnias e gêneros, todos nos últimos dias de suas vidas. Embora o filme possa parecer mórbido, ele é, em sua maior parte, sobre a aceitação, tanto por parte dos indivíduos doentes quanto por parte de seus entes queridos. O curta-metragem intercala momentos dolorosos e difíceis de assistir com cenas de humor e leveza.
Janne é uma jovem que trabalha em uma editora de livros. Um dia decide ir a uma festa sem a companhia de seu namorado. Na ocasião, ela bebe, dança e se diverte com o cunhado de seu chefe, que acaba interpretando a situação de maneira equivocada. Após rejeitá-lo, Janne é forçada a ter relações sexuais com o homem e tenta encarar sua situação sem transformá-la em um grande drama. Seguindo sem dar queixa do agressor e sem revelar o ocorrido com ninguém, Janne é surpreendida ao descobrir que seu estuprador trabalhará no mesmo escritório que ela. Lentamente, ela vê seu autocontrole escorregando por entre os dedos, enquanto tenta manter a aparência de que tudo está bem.
Quatro diretores exploram de maneiras muito diferentes os tons de luxúria, embora o terreno comum em cada uma das histórias seja o desejo feminino, que tenta cortar as camisas-de-força da moralidade, do patriarcado e das classes sociais. No primeiro enredo, Kalindi está prestes a tirar a virgindade do jovem Tejas, visivelmente nervoso. O rapaz é facilmente dominado na cama e intelectualmente pela amante. No segundo enredo, Sudha é uma empregada doméstica de uma família rica, que mantém um fervoroso romance com o filho de seus patrões, Ajit. No terceiro, Reena é casada com Salman, ma tem um caso com o melhor amigo do marido, Sudhir, há mais de um ano. Quando eles viajam para a casa de praia de Sudhir e o affair é descoberto, eles são forçados a enfrentar a encruzilhada em que se encontram.
Jaime é um médico em Sevilla excluído da vida de sua filha, Sara, enquanto sua esposa, Carmen, é uma presença distante em sua vida. Sua única conexão real com sua família é o filho Marcos, um adolescente corredor que, para o pai, é o menino de ouro. Um dia, Jaime recebe a notícia de que Marcos está internado em coma, após ser brutalmente espancado. Jaime não medirá esforços ou limites para rastrear os agressores e descobrir o que ocorreu naquela noite fatídica.
Sara é uma youtuber contratada pelo serial killer Mark Duplass para gravar um documentário sobre ele. Acreditando ter encontrado a oportunidade que procurava para transformar seu canal em viral, ela acaba se envolvendo em uma situação perigosa na qual poderá não sobreviver.
O documentarista Jon Alpert viaja pela primeira vez a Cuba em 1970, nos primeiros anos da Revolução Cubana. Ao longo de quatro décadas, ele retorna ao país e reencontra seus personagens, amigos com quem se conecta pela curiosidade por suas vidas, retratadas no filme. O documentário delineia os ideais da revolução, desde seu começo glorioso até o primeiro rubor do regime dar lugar a uma pálida crônica de fracassos e dificuldades. Em cenas exclusivas, Jon ainda interage com um carismático e informal Fidel Castro.
O executivo de publicidade Richard Vevers abandonou há vários anos a profissão para dedicar sua vida à conservação dos oceanos, porque já estava farto do mundo corporativo e porque se deu conta de que a catástrofe marinha era um problema da publicidade. Vevers, então, uniu uma equipe de pesquisadores e fotógrafos subaquáticos para documentar o processo de branqueamento do coral, a epidemia em massa do oceano onde os pólipos de coral liberam muito de suas algas e passam fome, perdendo sua cor e, por fim, sua vida. A causa do branqueamento, segundo cientistas, é porque nossos oceanos estão esquentando e absorvendo cada vez mais gases do efeito estufa à medida que os humanos liberam quantidades maciças e prejudiciais de carbono na atmosfera.
O documentário não linear conta a história do assassinato de William Ford Jr, de 24 anos, irmão do diretor, Yance Ford, ocorrido há 20 anos e que resultou na dissolução de sua família. Simultaneamente uma autobiografia e uma investigação factual das circunstâncias do crime, aparentemente a sangue frio, pelas mãos de um mecânico de automóveis branco, Yance relembra a chegada de sua família em Nova York e toda sua trajetória até a tragédia. Ainda mostra como o autor do crime acabou sendo inocentado.
O documentário acompanha uma equipe de socorristas, denominada Capacetes Brancos, um grupo de voluntários com filiais em toda a Síria. Eles arriscam sua própria segurança para realizar o resgate de cidadãos em meio aos destroços de bombas da guerra civil. Enquanto os ataques têm como alvos os populares, os Capacetes Brancos aceleram pelas ruas, com sua van, apontando para cada nuvem de fumaça que se forma no horizonte.
Após um ataque de gás no metrô de Calcutá que deixa centenas de mortos, Vidya Bagchi é uma mulher grávida de sete meses, que chega de Londres em busca de seu marido, Arnab, que estaria no local da tragédia. Sem nenhum registro do desembarque de Arnal na Índia, Vidya recebe a ajuda de um policial recém-recrutado, Styoki, em sua busca.