Por muito tempo a cultura ficou limitada para aqueles que possuíam dinheiro. Ainda hoje, nem todo mundo tem acesso a filmes, livros, teatros, concertos. Mas a internet conseguiu abranger e levar um pouco mais longe e adiante conteúdos que antes eram extremamente restritos. Com a chegada do streaming, ficou ainda mais fácil, ainda que o problema não tenha sido solucionado definitivamente. Um exemplo disso é o catálogo da Netflix, que contém inúmeras produções que jamais saberíamos que existem se não fosse pela plataforma. Nessa lista, a Revista Bula quer exaltar produções premiadas e espetaculares oriundas de muitos países e que vão te mostrar que cinema de qualidade não é só feito em Hollywood. Entre os filmes, “O Diário do Pescador”, de 2020, de Enah Johnscott; “Selva Trágica”, de 2020, de Yulene Olaizola; e “Silenciadas”, de 2020, de Pablo Agüero. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Ekah, de 12 anos, tem vontade de frequentar a escola como os meninos da ilha em que mora, onde a educação feminina ainda é um tabu. Ao saber da história da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, Ekah fica ainda mais determinada. No entanto, o amargo pai pescador de Ekah, Solomon, se opõe veementemente que sua filha talentosa receba educação escolar. Apoiada apenas por sua professora, Bihbih, Ekah se defronta com o desafio de enfrentar seu pai ou um futuro sombrio e frustrante.
Ambientado nos anos de 1900, Agnes é uma escrava africana que foge acompanhada de sua irmã mais velha, Florence, e um homem, Norm, para escapar de um casamento forçado com um brutal proprietário de terras britânico, Cacique. Eles adentram as florestas ao longo do Rio Hondo, que separa o México das Honduras Britânicas. Durante a fuga, Agnes é capturada por um grupo de chicleros, que decidirão se irão ou não a proteger.
Em 1609, no País Basco, uma delegação de padres e soldados espanhóis, chefiada pelo clérigo da Inquisição, Rostegui, vasculha o campo em busca de bruxas. Quando seis garotas são encontradas cantando e dançando nos bosques, são levadas presas para uma cela e interrogadas uma a uma por Rostegui e seu escrivão-conselheiro, Salazar. As garotas tentam várias táticas para se manterem vivas, incluindo dizer aos inquisidores o que eles querem ouvir. Mesmo quando as prisioneiras são forçadas a assinar confissões e acusar umas às outras, a mais resiliente delas, Ana, usa sua astúcia para entrar na mente de Rostegui.
Siyabonga é um menino de 12 anos, de Joanesburgo, que é enviado a uma aldeia em KwaZulu-Natal para morar com sua avó enquanto seus pais resolvem problemas conjugais. Ao passar o tempo lendo cartas para os aldeões, descobre que as palavras têm o poder de colocar sorriso no rosto das pessoas. No entanto, ele descobre que as palavras também podem trazer tristeza, quando uma carta com más notícias pousa em suas mãos.
Baby é um jovem coagido por Doc, um chefe do crime, a ser motorista de fuga em grandes assaltos. Suas duas grandes paixões são direção e música, que faz com que ele não escute um zumbido no ouvido, que surgiu após um acidente na infância. A música também o ajuda a ser um melhor condutor de fugas. Ao conhecer a garçonete Debora, Baby deseja sair do crime e viver sua vida ao lado da garota que ama e livre das ameaças de Doc.
Neste filme, um funcionário de aeroporto, que também trabalha como ator de teatro, se apaixona por uma jovem influencer na internet e que também atende na loja de sua mãe. Ele, de origem humilde, enquanto ela, foi adotada por um casal de classe alta. Eles terão de lutar contra as convenções sociais de seu país, a Arábia Saudita, para poderem ficar juntos.
Dounia mora com a mãe em um gueto na periferia de Paris. Cansada de roubar refrigerantes em supermercado para vendê-los na escola para sobreviver, Dounia quer ficar rica o mais rápido possível. Na companhia da melhor amiga, Maimouna, ela decide contatar Rebecca, uma traficante que acredita ser confiável o bastante para ajudá-la a entrar no negócio das drogas. Quando a adolescente está prestes a decolar como traficante, ela conhece um jovem dançarino, chamado Djigui.
Pari tem um grande desejo em sua vida. Ela quer que seu irmão, Chotu, volte a enxergar antes dele completar nove anos de idade. Depois que sua tia se recusa a pagar pela cirurgia do menino, Pari embarca em uma viagem para Jaisalmer, onde pretende encontrar seu ídolo de Bollywood, Shah Rukh Khan, que está filmando um filme, para pedi-lo que arque com os custos da operação.
No documentário, Hernán Zin conta as histórias de dez crianças de 6 anos de idade. Entre elas, Mohamed, que procura por coisas para vender em montes de lixo; Mahmud, filho de um fazendeiro cujas terras foram danificadas pela guerra e os camelos e cordeiros foram vítimas dos bombardeios; Rajado, que teve o pai, motorista de ambulância, morto enquanto tentava salvar vida; e Sonados, uma menina que foi ferida no estômago. As crianças falam de maneira clara e comovente sobre suas experiências, relatando os efeitos da guerra em suas vidas, mas incapazes de explicar suas razões.
Johann é um alemão que viaja de uma vila a outra, no semiárido brasileiro, vendendo aspirinas e promovendo exibições de filmes. Na estrada, dá carona ao aldeão Ranulpho, que se torna seu assistente. Logo os dois viajantes com personalidades e histórias completamente diferentes desenvolvem uma amizade incomum. Quando o Brasil decide entrar na Segunda Guerra Mundial, os alemães se tornam inimigos e Johann vê sua permanência no país ameaçada.