Alguns filmes são tão leves e divertidos que você se sente como um paciente que acabou de deixar uma sessão de fisioterapia, quase flutuando. Outros são angustiantes, colocam sua adrenalina a mil e são ótimos para quebrar a rotina e trazer uma enxurrada de emoção para sua vida. Essa lista se enquadra nesta segunda opção. Essas produções podem até aumentar seus níveis de estresse, te deixar mais ligado e mais efusivo, mas você não irá se arrepender, porque a qualidade dessas obras é surpreendente. Prepare-se para se segurar no sofá como se estivesse dentro de um carro de fórmula 1, porque você vai ficar zonzo. Entre os filmes, “Chamada Explosiva”, de 2021, de Ram Madhvani; “Oxigênio”, de 2021, de Alexandre Aja; e “A Ligação”, de 2020, de Lee Chung-yeon. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Arjun Pathak é um grande jornalista sempre em busca da verdade ou, ao menos, fingindo fazê-lo. Sua vida e carreira começam a despencar quando ele é acusado de corrupção e seu casamento fica à beira de um divórcio. Sua principal perda foi ser demitido de seu emprego como âncora do horário nobre de um canal prestigiado. Agora, ele apresenta um programa de rádio da mesma emissora. Quando Pathak recebe uma ligação em que o interlocutor ameaça explodir uma ponte em Mumbai, e o faz, ele tenta descobrir a identidade e o paradeiro do autor, enquanto usa a história para se promover profissionalmente e reacender seu romance com sua ex-mulher.
O filme acompanha uma mulher que, ao acordar, percebe que está presa dentro de uma câmara criogênica. Ela não se lembra de quem é e nem de como foi parar ali. O nível de oxigênio está diminuindo aos poucos e ela sabe que precisa encontrar uma forma de se libertar. Para isso, ela precisa agir com calma, tentando reconstruir as memórias de seu passado.
Seo Yeon muda de casa para ficar próxima de sua mãe doente. Um dia recebe uma ligação de Young Sook, que afirma que sua mãe deseja matá-la. No desenrolar, é revelado que, enquanto Seo Yeon está em 2019, Young Sook está em 1999. Em suas conversas, também se descobre que ambas vivem na mesma casa, apesar de ser em tempos diferentes. A ligação irá interferir em acontecimentos da vida de Seo Yeon.
Um joalheiro de Nova York, popular em sua região, é viciado em apostas. Ambicioso e disposto a enriquecer a qualquer custo, troca temporariamente uma pedra preciosa por um anel da NBA com um jogador profissional de basquete. No entanto, ele trapaceia e vende o anel. Mesmo sem a pedra, ele tenta leiloar a joia para quitar dívidas com mafiosos.
David Kim é um viúvo que cria sozinho a filha de 16 anos, Margot, no subúrbio de San Jose, na California. Com rotinas muito agitadas, David e Margot se comunicam, principalmente, por meio de mensagens de texto e ligações do Face Time. Quando a adolescente não volta para casa após um encontro com o grupo de estudos e não responde as mensagens de David, ele liga para o professor de piano, que diz que a jovem deixou de frequentar as aulas há seis meses. Então, David aciona a polícia e acessa as redes sociais da filha para investigar seu paradeiro e descobre que ela não é exatamente quem ele pensava.
O filme é ambientando em Seul, no ano de 1997. A família de Jun e Yoo-seok é bem estruturada e eles acabam de se mudar para uma nova casa. Quando ele e o irmão, Jin, saem para uma caminhada, Yoo é sequestrado. Ele fica sob a mira de seus algozes por 19 dias até conseguir retornar. Com um comportamento diferente, Jin passa a desconfiar que o Yoo que voltou para a família não é realmente seu irmão.
Depois de um grave acidente de carro, uma jovem acorda no porão de um desconhecido. O homem diz tê-la salvado de um ataque químico que arrasou todo o mundo, o que a obriga a ficar isolada com ele. A garota não acredita na história e tenta se libertar, mas isso implicaria em experimentar situação muito mais perigosa do que permanecer refém de quem a teria ajudado a escapar da morte. Cada vez mais confusa, ela tem de decidir se sua liberdade vale tamanho risco.
Adrián é um empresário bem-sucedido, que desperta de um golpe na cabeça em um quarto de hotel, com sua amante morta. Todos os depoimentos e evidências da cena do crime o apontam como culpado, mas ele não tem lembranças do que realmente aconteceu. Adrián contrata uma especialista em preparação de testemunhas para ajudá-lo a apresentar sua defesa no caso.
Baseado em fatos reais ocorridos em 1928, o filme narra a história de Christine Collins, uma mãe que perdeu seu filho de 9 anos, Walter, desaparecido sem vestígios. Cinco meses depois, a polícia encontra um garoto e pressiona Christine a levá-lo para casa. Por alguns instantes, ela é convencida pelo capitão de polícia que está em choque e incapaz de reconhecer seu próprio filho. Após levar a criança para casa, ela se arrepende e insiste para que as buscas por Walter continuem. As autoridades a jogam em uma ala psiquiátrica, até que Christine consegue o apoio de um pregador local obstinado a desmascarar as falhas da polícia.
Vítimas de um ataque brutal, uma mulher morre e seu marido, Leonard, fica com ferimentos graves. Ele consegue sobreviver, mas a violência dos golpes lhe provoca um distúrbio neurológico. Seu cérebro não registra mais fatos recentes e ele esquece por completo de coisas que acabaram de acontecer. Mesmo assim, ele desafia suas limitações e se prontifica a encontrar o assassino de sua mulher e, finalmente, vingá-la. O filme se bifurca em duas narrativas: uma em cores, que expõe os fatos de modo reverso, e outra em preto e branco, sob a forma cronológica comum, explorando a amnésia do protagonista para, no desfecho, ligar as duas e, esclarecer se Leonard matou o homem certo.