Sabe aquele olhar opaco e a postura encurvada que só maiores de 18 anos com boletos e obrigações têm? Pois é, não deixe isso te dominar. Uma vez adulto e o tempo não volta para você reviver momentos completamente despreocupados e felizes, mas isso não quer dizer que tudo está perdido. A Revista Bula trouxe essa seleção de produções cinematográficas que trazem personagens e histórias que vão te fazer entender e encarar melhor seus problemas. Acabou de se formar na faculdade e se sente perdido? Tem mais faturas que dinheiro na conta? Está doente, triste ou solitário? Ver um filme pode não fazer os problemas desaparecerem permanentemente, mas os farão sumir por alguns instantes. Nessa lista, “Meu Ano em Nova York”, de 2020, de Philippe Falardeau; “Você Nem Imagina”, de 2020, de Alice Wu; e “Um Banho de Vida”, de 2019, de Gilles Lellouche. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Joanna é uma ex-estudante de pós-graduação que se muda para Nova York na década de 1990. Poeta em ascensão, ela consegue um emprego como assistente de uma agente literária antiquada. Designada a lidar com a correspondência de fãs efusivos do cliente mais famoso e recluso da agência, J.D. Salinger, Joanna é instruída a usar uma resposta padrão para todas as cartas. Irritada, ela desrespeita as regras e personaliza suas respostas enquanto se imagina conversando frente a frente com cada um dos fãs do autor.

Ellie Chu é estudiosa e tímida, mas elabora um negócio próspero escrevendo trabalhos para outros alunos por dinheiro. O bico permite que ela ajude a sustentar o pequeno apartamento que divide com seu pai viúvo. Um dia, Paul Munsky, do time de futebol da escola, pede a Ellie para ajudá-lo a escrever uma carta de amor para Aster Flores. Ellie também se sente atraída por Aster e sabe exatamente o que dizer para ela. Por outro lado, o rapaz que gosta de Aster por sua beleza, passa a enxergar em Ellie algo muito mais substantivo.

Bertrand, um pai de família desempregado, sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro e se junta à equipe masculina de nado sincronizado. Durante os treinos, os atletas amadores compartilham suas frustrações e alegrias, tornando-se grandes amigos. Sob o comando da ex-atleta olímpica Delphine, eles decidem participar de um campeonato mundial.

Motti é o filho mais novo da família judia ortodoxa Wolkenbruch. Todos os seus irmãos já estão casados, mas ele rejeita todos os casamentos arranjados por seus pais. Quando ele se apaixona por Laura, uma garota da faculdade, ela o apresenta um mundo de bebidas, sexo e diversão. Em pânico, os pais o enviam para Israel para encontrar uma boa menina judaica, mas a rebeldia de Motti o segue onde quer que seja.

A família Tanner mal consegue sobreviver em sua modesta casa próxima aos trilhos de uma ferrovia. A mãe, Marigold, trabalha em um emprego sem futuro, enquanto o pai, Chet, vive de calotes. A filha mais velha, Deidra é um dínamo de estudante e consegue juntar alguns dólares fazendo trabalhos para os colegas de classe. Rachel também é esperta, mas se sente solitária e insegura. Quando Marigold é presa por terrorismo, depois de ter um colapso nervoso e quebrar uma televisão em um estacionamento, Deidra assume a responsabilidade de colocar comida na mesa e pagar uma quantia ultrajante pela fiança de sua mãe. Desesperadas para salvar a família, Deidra e Laney decidem virar ladras de trem. Armadas com algumas ferramentas e um ursinho de pelúcias, elas usam toda sua coragem para juntar alguns trocados.

Após quase 50 anos de casamento, John e Ella sofrem os infortúnios da velhice. Ele está com demência, enquanto ela tem uma doença não revelada abertamente, mas vive engolindo cápsulas empurradas garganta abaixo com uísque. John é um intelectual introspectivo, já Ella é enérgica e faladeira. A fim de aproveitarem a velhice da melhor maneira, a esposa o convence a embarcarem em uma viagem de trailer pelos Estados Unidos.

Bill esperava receber um beijo de sua namorada, Molly, na virada do ano, mas acaba levando um fora. Em uma espiral de depressão pós-término e autopiedade, Bill arrasta seu irmão, John, e o melhor amigo, Travis, para uma jornada rumo à Mustang Island, no Texas, onde Molly passaria as férias com a família. Após uma longa e difícil viagem, eles não a encontram, mas novas aventuras irão mudar os rumos dessa história.

Kaira é uma cineasta promissora que deseja dirigir seus próprios filmes. Sua vida começa a desandar quando Raghuvendra, um produtor de cinema que foi pivô do término de seu namoro de longa data, fica noivo de outra pessoa. Ela é expulsa de seu apartamento, porque a imobiliária só aceita casais. Além disso, Kaira se sente insatisfeita com sua evolução profissional. Então decide se mudar de Mumbai para Goa, onde irá morar novamente com os pais, com quem não se relaciona bem.

Léo é um adolescente cego que está farto de sua mãe superprotetora e dos adolescentes que praticam bullying com ele na escola. Procurando afirmar sua independência, ele decide estudar no exterior para o desgosto de sua melhor amiga, Giovana. Quando Gabriel, o novo garoto na cidade, desperta novos sentimentos em Léo, ele passa a reconsiderar seus planos. Enquanto Gabriel e Léo se aproximam, Giovana fica cada vez mais enciumada.

Pat Solitano é um ex-professor do ensino médio que tem um surto de violência ao flagrar sua esposa com outro homem no chuveiro. Depois de ser liberado de uma ala psiquiátrica de Baltimore, onde passou oito meses, ele retorna para a casa de seus pais, banido de sua vida anterior. Na vizinhança, ele desenvolve uma amizade improvável com Tiffany, uma viúva que luta contra a depressão e que está obcecada em vencer o concurso de dança local. Os dois se tornam parceiros na competição, enquanto se ajudam mutuamente a superar seus traumas e reconstruir suas vidas.