Dizem que essa é a geração mimimi. Que todo mundo reclama de algo, sofre de algum transtorno, que não aceita nada, nem uma piadinha, coisa e tal. A verdade é que os tempos mudaram. Sim, mudaram para melhor. Finalmente se dá nome e definição aos problemas que antes era proibido (por alguma convenção social) comentar. Gerações passadas não podiam expressar o que estavam sentindo, porque ter emoções simbolizava não ter equilíbrio emocional. Ainda bem que tudo está bem diferente. Agora, podemos nos permitir ter sentimentos, medos, cansaços, feridas internas, estresses. Podemos dizer quando um comentário é inadequado ou desagradável. Podemos falar que não aceitamos ser tratados de tal forma. Inclusive, podemos reconhecer que estamos cansados de 2021 ser uma extensão horrorosa de 2020, anos que trouxeram perdas e danos para muitas pessoas e famílias. A Revista Bula trouxe uma seleção de filmes encantadores com belas reflexões sobre a vida que farão você descansar dos problemas. Entre eles, “Ali no Queens”, de 2021, de Lucky Kuswandi; “Paternidade”, de 2021, de Paul Weitz; e “Uma Skatista Radical”, de 2021, de Manjari Makijany. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Ali é um adolescente de 17 anos que, após a morte de seu pai, decide ir para Nova York a procura de sua mãe, Mia. Ela partiu quando Ali tinha 5 anos em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Quando Ali bate no endereço de uma carta enviada há décadas por sua mãe, se depara com Party, uma faxineira que divide apartamento com algumas amigas. Elas prometem ajudá-lo a procurar Mia em troca de algum dinheiro.
Matt Logelin perdeu a esposa durante o parto de sua filha, Maddy. Ele recebe a inesperada incumbência de criar uma criança sozinho. Enquanto Matt enfrenta os desafios de ser um pai solo, os colegas de trabalho, a sogra e outras pessoas passam a questionar sua capacidade de criar a filha fora de um modelo considerado socialmente “adequado”. Ele está determinado a provar que todos estão errados. Em alguns momentos, contará com a ajuda de amigos e familiares, mas a maior parte do tempo, Matt terá de confrontar os problemas da paternidade sozinho.
Lilly e Jack Maynard estão passando por um momento difícil depois de sofrerem uma grande perda. Jack tem de enfrentar os problemas da família sozinho, enquanto Lilly lida com sua culpa. As dificuldades de Lilly ficam ainda piores quando um passarinho, que fez um ninho em seu quintal, começa a assediá-la e atacá-la. Comicamente obcecada em se livrar do pássaro, Lilly procura ajuda de Larry, um psicólogo peculiar que se tornou veterinário. Ele irá ajudá-la a explorar, reconhecer e enfrentar seus próprios problemas.
Ellie Chu é estudiosa e tímida, mas elabora um negócio próspero escrevendo trabalhos para outros alunos por dinheiro. O bico permite que ela ajude a sustentar o pequeno apartamento que divide com seu pai viúvo. Um dia, Paul Munsky, do time de futebol da escola, pede a Ellie para ajudá-lo a escrever uma carta de amor para Aster Flores. Ellie também se sente atraída por Aster e sabe exatamente o que dizer para ela. Por outro lado, o rapaz que gosta de Aster por sua beleza, passa a enxergar em Ellie algo muito mais substantivo.
Hector é um adolescente problemático de 17 anos, condenado à detenção após roubar um aquecedor. No centro para menores infratores, ele é incumbido de cuidar de um cãozinho de rua, a quem batiza de Ovelha. Com o tempo, Hector e Ovelha se tornam grandes amigos, mas o animal é adotado por uma família, deixando o adolescente desolado. Hector foge da instituição e parte em uma viagem pelo país para recuperar seu cachorro com ajuda do irmão e da avó moribunda.
Buddy é um cachorro que vive alegremente em uma fazenda idílica no Michigan com o casal Ethan e Hannah. Na residência, também vivem Gloria, a nora viúva e alcoólatra, e sua filha, CJ. Buddy e a menina são extremamente apegados, mas quando a nora decide partir com CJ para o subúrbio de Chicago, logo o cachorro é diagnosticado com um câncer e morre. Após um breve interlúdio, ele reencarna em uma filhote, chamada Mollie, e procura por CJ. No entanto, essa não será a última vez que o animal realizará suas jornadas entre a vida e a morte para reencontrá-la.