Não é à toa que o cinema é considerado a sétima arte. Alguns filmes são feitos com tanta alma, maestria e criatividade, que dá vontade de printar cena por cena e emoldurar na parede. E não é algo que tem a ver apenas com a estética, os cenários e figurinos impressionantes ou a fotografia perfeita, muitas histórias são tão bem narradas e belamente interpretadas por seus atores e atrizes, outros filmes conseguem expressar e emocionar profundamente por meio de suas trilhas sonoras. São tantos os motivos que nos deixam hipnotizados por essas produções, que seria necessário escrever um livro para esmiuçar cada uma de suas qualidades. Nesta lista, filmes que são verdadeiras obras de arte. Destaques para “A Garota Dinamarquesa”, de 2015, de Tom Hopper; “Mad Max: Estrada da Fúria”, de 2015, de George Miller; e “O Regresso”, de 2015, de Alejandro G. Iñárritu. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Em Copenhagen, na década de 1920, Einar Wegener e sua esposa, Gerda, vivem e trabalham como artistas. Após posar usando vestido para que sua esposa o retratasse, ele se vê mexido com a experiência. Einar decide ir a uma festa com roupas femininas e, ao tentar beijar um homem, percebe que o sentimento vai além do visual. Ele passa a se sentir preso ao corpo errado. Einar se transforma em Lili e descobre um cirurgião que desenvolveu um procedimento experimental para mudar o sexo de uma pessoa.
Reboot da trilogia de “Mad Max”, estrelada por Mel Gibson. No título mais recente da franquia, os caminhos do andarilho Max se cruzam com o de Imperator Furiosa, que lidera um grupo de mulheres contra um governante tirânico. Juntas, elas lutam por sua liberdade e buscam sua terra natal. Tudo ocorre no já conhecido deserto pós-apocalítico, em que água é um dos bens mais valiosos.
Na fronteira americana, durante o início do século 19, o caçador Hugh Glass guia uma expedição de captura de peles, liderada pelo Capitão Andrew Henry. Depois de testemunhar o assassinato de grande parte de seu grupo por indígenas, Glass se vê brutalmente atacado por um urso enquanto explorava a floresta. Abandonado para morrer por seus companheiros remanescentes, Glass luta para sobreviver e se vingar.
No fim da década de 1850, um ex-dentista que se tornou um caçador de recompensas, dr. King Schultz, compra um escravo e lhe dá liberdade para que ele o ajude a caçar homens procurados pela justiça. Django, o ex-escravo, está disposto a ajudar Schultz para que depois corra ao resgate de sua esposa, Broomhilda, vendida para um fazendeiro. O destino conduz Schultz e Django até Candieland, uma propriedade em que o dono é um homem terrível e implacável, que pratica as maiores atrocidades contra negros com ajuda de seu escravo Stephen.
Walt Kowalski é um veterano de guerra, que vive solitário desde a morte de sua esposa há algumas décadas. Negando-se a se mudar de sua antiga casa, Walt vê seu bairro se transformar em um local perigoso, tomado pela violência entre gangues de imigrantes. Quando o jovem Thao, que quer entrar para uma perigosa quadrilha coreana, tenta roubar o carro de Walt e é pego, acaba forçado por sua mãe a trabalhar para o veterano como forma de se desculpar. Conforme os dois convivem e trocam suas experiências de vida, criam uma conexão capaz de fazer o jovem desistir da vida no crime. O problema é que a gangue não irá desistir tão facilmente de Thao.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
Leonard Shelby tem perda de memória de curto prazo após sua casa ser invadida, ocasião em que sua esposa foi estuprada e assassinada. Leonard busca o responsável pelo crime, mas sua impossibilidade de construir novas memórias desde o ocorrido dificulta sua missão. Enquanto luta em busca de vingança, acredita que fotos de Polaroid e tatuagens marcadas em seu corpo são evidências e pistas que o ajudarão a encontrar o que procura.
Depois de obter um green card em troca do assassinato de um funcionário do governo cubano, Tony Montana reivindica o direito ao tráfico de drogas em Miami. Assassinando cruelmente qualquer um que atravesse seu caminho, Tony se torna o maior traficante do estado, controlando quase toda a cocaína que passa por Miami. Mas o aumento da pressão da polícia, as guerras com os cartéis de drogas colombianos e sua própria paranoia munida pelo uso excessivo de drogas servem para aumentar a crise que desembocará em sua queda.
Quando parte do corpo de uma mulher aparece na praia de uma cidade litorânea, a polícia tem certeza de que foi um ataque de tubarão. Para não afastar os turistas e prejudicar a economia local, o prefeito divulga que a morte foi causada por um acidente de barco. Outra vítima surge, desta vez um menino, cuja mãe oferece recompensa pelo animal que o matou. Vários pescadores se lançam ao mar para capturar a fera, sem consciência do terror implacável que os espera nas águas.